Cultura Livros

Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes

 

Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes

Autor: João Aparecido da Luz

Este livro é um relato de experiências realizadas, sentidas e vividas pelo autor em países e cidades nos quatro continentes, objetivando passar um breve relato do cotidiano dos habitantes dos lugares.

A sintaxe simples e descomplicada utilizada nos textos permite que leitores, de qualquer idade, incluindo estudantes de nona série e Ensino Médio, possam ter a informação fiel das descobertas do cotidiano de pessoas, cidades e países, seus costumes e tradições, um pouco da história, geografia e divisão administrativa de cada região. Com textos claros, concisos e atraentes, as crônicas têm um desenvolvimento literário que satisfaz de forma prazerosa o mais exigente leitor. São pormenores que devem nortear não somente as aspirações de viajantes experimentados, mas também aquelas pessoas que planejam, muitas vezes há anos, um experimento extraterritorial junto a povos de diferentes etnias.

Além da leitura sadia, o leitor, sem que se dê conta, participa dos fatos descritos tendo a sensação de vivenciar os locais inteirando-se dos acontecimentos, como se lá estivesse. Isto aguça o interesse em levar a efeito uma viagem por esses lugares, e pode contribuir para construção de um projeto para realização de seus sonhos culturais, muitas vezes relegados a um segundo plano pela opção de ter um carro, barco, reserva de dinheiro investido, com muito apego aos bens materiais.

Tendo estado em quarenta países nos quatro continentes, e viajando sempre às suas expensas, o autor transfere para o papel, de maneira prática, objetiva, real e fiel, tudo o que suas lentes fotografaram e ficou gravado em sua memória. Por não estar sujeito a compromissos assumidos com patrocinadores, é livre para descrever o que vê e sente. Através de sua observação crítica descobre em Nova Iorque, por exemplo, a escultura de um leão talhado no Brasil em uma só peça de madeira pesando 8000 libras.

Viagem é um investimento que nós teremos sempre conosco. Nada poderá nos tirar aquilo que vivemos e sentimos através dela. As recordações nos acompanharão para sempre.

Após este período, migrou para o segmento de Equipamentos de Segurança, atuando principalmente na área comercial de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Graduou-se em Técnico de Segurança ministrado sob a orientação técnica do CBAI (Comitê Brasileiro-Americano para Indústria), curso baseado no modelo aplicado aos especialistas de segurança dos Estados Unidos. Ministrou cursos de EPI no IBS e em diferentes empresas que atuam no Brasil nos mais diversos segmentos de mercado. Trabalhou nas empresas James North, MSA do Brasil, Equipamentos Balaska e Marluvas, entre outras. Fez cursos de extensão universitária em Vendas, Marketing, Estratégia de Negócios e outros na área Comercial.

Por força desta nova atividade, viajando por todos os estados brasileiros, o autor redescobre a vocação de conhecer as pessoas, a história, a geografia e a cultura de cada região, trazida da adolescência. Neste momento, inicia a trajetória de visitas ao exterior, sempre acompanhado de sua esposa, incansável incentivadora desse seu talento. A determinação de alçar voo por quatro continentes, rendeu-lhe, até o momento, viagens a quarenta nações como Egito, Israel, Turquia, Rússia, Estados Unidos, Itália, França, Canadá, Portugal entre outras, muitas delas revisitadas várias vezes.

Quem é o autor

 

João Aparecido da Luz é natural de Ribeirão Bonito, Estado de São Paulo. Estudou Ciências Jurídicas e Sociais e formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos, tendo atuado como advogado em São Paulo, capital, ocasião em que fez também diversos cursos extracurriculares e de pós-graduação em Direito Civil, Penal e Trabalhista.

Tem participado, além da Bienal do Livro de São Paulo, onde lançou seu último livro, da Feira do Livro de Lisboa e outras menores pelo interior de Portugal. Realizou seis edições da Feira do Livro do Ipiranga na cidade de São Paulo, evento que, pelo escopo cultural, foi oficializado e consta no calendário de eventos da Prefeitura Municipal de São Paulo, lei 14485 de 2012. É detentor do prêmio “Morador mais viajado do Ipiranga”, São Paulo, concurso ÍCONES DO IPIRANGA, promovido pela Gafisa S/A e jornal Diário de São Paulo. É Membro da UBE – União Brasileira de Escritores.

Escreve crônicas sobre os locais onde esteve que são publicadas em sites e jornais semanais de São Paulo e Montreal, Canadá. Algumas delas e outras, originais, estão no livro “Dicas de Viagem”. São relatos breves de experiências de vida de um cidadão dedicado ao trabalho, à família e ao aperfeiçoamento espiritual. Por devoção, canta e toca salmos em diversas igrejas.

É autor do livro “Diário de Viagem – Uma visão sobre o dia-a-dia das pessoas e dos lugares” Editora Scortecci.

“Dicas de Viagens em crônicas de quatro continentes” JAL Edições.

Contato com o autor: E-mail: joao.daluz@terra.com.br

Deixe um comentário