Ciência e Tecnologia Educação Educação Educação Em questão Geografia Trabalho

Relações de trabalho no circuito espacial da produção de papel reciclado

RELAÇÕES DE TRABALHO NO CIRCUITO ESPACIAL DA PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO

 

Taís de Oliveira*

Luis Felipe Carvalho**

 

INTRODUÇÃO 

O presente trabalho analisa o circuito espacial produtivo de uma fabrica que produz papel reciclado inserida na cidade de Irati – PR. O termo papel é dado a uma folha composta por fibras vegetais, as quais foram desintegradas, refinadas e depuradas e tiveram ou não a adição de outros ingredientes, para se obter o produto final.

Com a produção de bens o homem passa de uma existência meramente biológica a uma existência social, ou seja, passa a ter um meio de gerar lucro para sua vida.  Para produzir os homens não podem permanecer isolados, é preciso a força humana em conjunto, o trabalho em equipe.  Essa vida social não é apenas existência em conjunto, é comporta também por relações necessárias, definidas pelos homens pela posição que ocupam na produção e nos demais tipos de atividades dentro da empresa. Estas relações vão se multiplicando quantitativa e qualitativamente.

Serão apontadas as relações de trabalho, bem como a organização social e espacial da empresa de papel, descrevendo as fases do processo de fabricação do papel até o produto final e sua comercialização.

 

2. DESENVOLVIMENTO 

Nas últimas décadas, a sociedade contemporânea vem passando por profundas transformações, tanto nas formas de materialidade quanto na esfera da subjetividade, dadas as complexas relações entre essas formas de ser e existir da sociabilidade humana. A crise experimentada pelo capital, bem como suas respostas, das quais o neoliberalismo e a reestruturação produtiva da era da acumulação flexível são expressão, têm acarretado, entre tantas consequências, profundas mutações no interior do mundo do trabalho. Dentre elas, podemos mencionar o enorme desemprego estrutural, um crescente contingente de trabalhadores em péssimas condições, além de uma degradação que se amplia, na relação metabólica entre homem e natureza, conduzida pela lógica societal voltada para a produção de mercadorias e para a valorização do capital.

Para Leo Huberman (1981 p. 156) “O dinheiro só se torna capital quando é usado para adquirir mercadorias ou trabalho com a finalidade de vendê-los novamente, com lucro”. Toda e qualquer empresa primeiramente visa o lucro, mesmo que para isso não ofereça para seus trabalhadores salários dignos e boas condições, segundo Leo Huberman (1981 p. 141) ”O lucro vem do fato de receber o trabalhador um salário menor do que o valor da coisa produzida”, para sobreviver o homem acaba se sujeitando a esse tipo de emprego.

A seguir são apontadas as etapas para a produção do papel reciclado de uma empresa instalada em Irati – PR: Etapa 1: Entrega das aparas (fardo) na fábrica recicladora de papel, em seguida passa pelo controle de qualidade e é classificado, depois vai para o estoque de aparas. O lote do estoque mais antigo vai para as esteiras transportadoras. O papel é descarregado juntamente com água industrial em máquinas especiais, depois de desagregado, a bomba puxa a massa de papel para outras etapas. Etapa 2 : Turbo tiraplástico (retirada de plástico). Etapa 3: Processo de centrifugação para retirada de impurezas (areia, prego, etc). Etapa 4: Processo de refino da massa, depois aditivos são adicionados à massa: sulfato de alumínio, amido de mandioca, etc. Etapa 5: Caixa de entrada da máquina de papel. Etapa 6: Mesa formadora (vácuo retira umidade excedente). Etapa 7: Prensa acerta gramatura do papel. Etapa 8: O papel passa pelos rolos secadores. Etapa 9: Chega até a enroladora. Etapa 10: Forma-se o rolo de papel. Etapa 11: O rolo é transportado por ponte rolante até a rebobinadeira. Etapa 12: O papel é rebobinado conforme formato da bobina. Etapa 13: A bobina de papel acabada vai para o controle de qualidade. Etapa 14: Vai para o estoque, podendo ser vendida ou vai para a cartonagem, transformando-se em chapa de papelão, a fim de ser industrializada como caixas de papelão. Etapa 15: Transporte – Venda.

No circuito espacial todas as etapas para a fabricação de papel citadas exigem mão de obra qualificada, seja ela braçal ou mecanizada. Para obter o produto final, precisamos de trabalhadores qualificados em dadas funções e que trabalhem em equipe, afinal todo o processo necessita de um circuito que esteja interligado, isso vai desde o catador de papel, o operador da máquina dentro da empresa até o motorista que irá transportar esse produto até a comercialização. Vale ressaltar que cada trabalhador precisa de uma qualificação especifica para realizar suas atividades, consequentemente seu salário também é de acordo com sua produção e qualificação.

O processo de produção compõe-se de três elementos associados: trabalho, matéria-prima, e instrumentos de produção. Na lógica de produzir mercadorias, o capital busca intensificar a produtividade do trabalhador. Essa intensificação consiste na redução do tempo de trabalho necessário e prolongamento do tempo de trabalho não pago, em que o trabalhador continua a produzir (MARX, 1982). Segundo Marx “Modo de Produção”, é a maneira como se organiza o processo pelo qual o homem age sobre a natureza material para satisfazer as suas necessidades. “Produzir é (…) trabalhar” pondo “em movimento forças” que ajam sobre a natureza (p.67). Os trabalhadores vendem sua força de trabalho, ou seja, vendem a energia física e mental gasta durante o processo de trabalho.

O homem precisa sobreviver sustentar sua família e acaba se sujeitando a péssimas condições de trabalho, muitas vezes é a única opção que ele tem, o único meio de tirar o seu sustento.

Segundo Antunes (2001, p. 16) “a lógica do sistema produtor de mercadorias vem convertendo a concorrência e a busca da produtividade num processo destrutivo que tem gerado uma imensa precarização do trabalho e aumento monumental do exército industrial de reserva, do número de desempregado”. O trabalho na empresa é precário, trabalhadores e moradores têm de conviver com a poluição do ar atmosférico causada pela fábrica na produção do papel, sem as mínimas condições de trabalho, funcionários são obrigados a fazer suas refeições em meio a poeira, bactérias e a sujeira. A empresa não esta situada no centro da cidade de Irati, mas teve sua sede instalada na saída da cidade, facilitando assim o transporte para a região, tendo em vista questões econômicas  e sociais.

 “A economia capitalista moderna era vista como um sistema industrial com padrões e trajetórias de localização industrial e desenvolvimento regional que parecia ser, e certamente era, bem comportado e previsível”. Ron Martin (1996 p. 32).

Martin (1996) também aponta sobre a terceirização do trabalho, a tecnologia da informação e da comunicação, o que acaba prejudicando e exigindo muito mais do trabalhador. Quanto a essa especialização, o trabalhador é um trabalhador parcial, mutilado, e o seu saber padece de um conhecimento único adquirido.  Segundo Marx (1982, p. 413) “a divisão manufatureira do trabalho opõe-lhes as forças intelectuais do processo material de produção como propriedade de outrem e como poder que os domina”.

A perspectiva sobre o modo de produção Toyotista ou Era da Acumulação flexível teve impacto no mundo ocidental a partir dos anos 70.  Esse novo modo de produção com suas mudanças se fundamentam num padrão produtivo organizacional e tecnologicamente avançado resultado de novas técnicas de gestão da força de trabalho e da introdução de computadores no processo produtivo e de serviços.

Com relação à caracterização da força de trabalho ao longo do tempo, Marx (1982) denominou de cooperação, manufatura e maquinaria, nos quais a propriedade, uso e significado do saber do trabalhador sofreram mudanças em razão da relação social historicamente desenvolvida entre trabalhadores e capitalistas. O saber do trabalhador ainda era de seu domínio na etapa caracterizada pela cooperação, apesar da divisão do trabalho já existente.

O autor David Harvey nos aponta que ocorreram algumas transformações no capitalismo do século XX, passando do modernismo para o pós-modernismo, que do ponto de vista econômico cria a flexibilização, o financiamento, muda-se a maneira de produzir, o campo se organiza, a urbanização se estende e começa a integração mundial através da informação.
A década de 1970, foi marcada pela grande expansão industrial e teve forte impacto no início nos anos de 1990, no governo Fernando Collor de Mello. O movimento operário e sindical reaparece na década de 1980 em função do processo de abertura política e cada um desses fatores alimenta e é alimentado pelos demais.

Por fim, passando por todas as etapas de produção, o produto final esta pronto para o transporte e sua comercialização. Segundo Leo Huberman, (1986 p.157) “É a força de trabalho do operário que o capitalista compra para vender com lucro, mas é evidente que o capitalista não vende a força de trabalho de seu operário. O que ele realmente vende com lucro são as mercadorias”.

  1. 3.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A reinserção no mundo do trabalho de trabalhadores excluídos do processo produtivo é dificultada pelo fato que ao longo do tempo a mão de obra operacional obteve qualificação somente para exercer funções específicas e não para a vida operária que abrange vários cargos e funções. Outra questão que vale ressaltar é a falta de condição que o trabalhador tem, a falta de ajustes na realização de suas atividades, prejudicando assim sua vida laboral e muitas vezes não é protegido pelas leis trabalhistas.

Além das exigências de polivalência, a qual significa a capacidade que a força de trabalho tem para desempenhar as várias atividades, tudo fica ligado aos interesses das indústrias, o que aumenta ainda mais a precarização do sentido de qualificação do trabalho e enfraquecimento a autonomia dessa classe. Contudo, a relação entre avanço tecnológico industrial e qualificação para o posto de trabalho está ligada diretamente à dinâmica do gerenciamento e controle pelo capital.

 

  1. 4.  REFERÊNCIAS

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho, ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5 edição. São Paulo, Boitempo, 2001. Cap 4.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. ed. 21º. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

MARTIN, Ron. Teoria econômica e geografia humana.  In: Gregory, D.; Martin, R. e Smith, G. (Orgs.). Geografia Humana: sociedade, espaço e ciência social. R.J. Zahar, 1996.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 7. ed., v. 1. São Paulo: DIFEL, 1982.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1994.

* Formada em Técnico em Segurança do Trabalho (2008) e Técnico em Meio Ambiente (2010) pelo Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva. Graduada em Licenciatura em Geografia (2015) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Irati. Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava, linha de Pesquisa: Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental (2016-2018).

E-mail: thizoliver@hotmail.com

** Graduado em Licenciatura em Geografia (2015) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Irati. Durante a graduação desenvolveu estudos voltados para a área da Geografia Humana com ênfase nas questões de gênero, sexualidade, segregação sócio-espacial e políticas públicas.

E-mail: luisfelipecarvalho21@hotmail.com

Deixe um comentário