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ISSN 1678-8419         última atualização em: quinta-feira, 06 de setembro de 2012 20:00:25                                               

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AGENDA

Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009

 

Feira das Indústrias e Fornecedores de Produtos, Serviços e Tecnologias da Educação

Fórum de Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem

Seminários de Tecnologia Educacional

 

Melhorar a qualidade da educação do brasileiro é um compromisso que envolve toda a sociedade. E neste contexto está a valorização e a motivação que o professor deve ter para ensinar no espaço sala de aula.

 

Segundo o Ministério da Educação, 10% da população brasileira são analfabetos, uma média de 14 milhões de pessoas. E para diminuir esses números os investimentos na área da educação estão cada vez mais altos, abrindo espaço para a tecnologia educacional, com métodos de ensino que apresentam impactos positivos. Esses impactos terão seus objetivos alcançados se houver constantemente uma formação continuada de professores, estimulando as instituições de ensino a elevarem a qualidade da educação.

 

Seguindo essas diretrizes, a Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009, que acontece de 1 a 3 de abril, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, promete ser o principal evento de Educação do Brasil, dedicado ao debate de tendências e perspectivas do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por meio da Inclusão Digital.

 

A Interdidática 2009 integra a Feira das Indústrias e Fornecedores de Produtos, Serviços e Tecnologia da Educação, o Fórum de Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem e os Seminários de Tecnologia Educacional, com Conferencistas Nacionais e Internacionais de grande destaque, que apresentarão experiências de sucesso na utilização das TICs na escola e na sala de aula. A expectativa desta segunda edição gira em torno de 20 mil visitantes e um volume de negócios de 70 a 100 milhões de Reais.

 

No espaço destinado à exposição dezenas de empresas demonstrarão novidades na área tecnológica, como softwares, serviços e equipamentos voltados para a Educação.

 

Nesta mesma área os visitantes terão livre acesso ao ESPATEC – Espaço de Tecnologia Educacional, onde poderão interagir, conhecer e vivenciar diversas atividades e tecnologias para aplicação em sala de aula, apresentadas por monitores especializados.

 

Outras atrações da Interdidática 2009 são as sessões dedicadas à apresentação de produtos e tecnologias para a Educação, realizadas especialmente pelos Expositores, nas Áreas de Treinamento, espaço desenvolvido para estas atividades.

 

Promovida e Realizada pela Profer Empreendimentos Comerciais, a Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009 tem o apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI.

 

 

Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009

Data: de 01 a 03 de abril de 2009

Horário: das 09 às 18h

Local:   Palácio das Convenções do Anhembi

            Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo

Perfil da Feira: feira profissional, com acesso mediante apresentação de convite ou documento que comprove vínculo com o setor de educação.

Perfil do Fórum e Seminários: dirigidos aos profissionais da educação, com acesso mediante pagamento das palestras, cuja inscrição é feita pelo site www.interdidatica.com.br

 

 

Visitantes da Interdidática 2009 terão espaço exclusivo para oficinas práticas

 

Professores e alunos poderão aproveitar gratuitamente um espaço onde acontecerão diversas oficinas de curta duração, sempre relacionadas ao uso inovador das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional. Este é o ESPATEC, idealizado pela Interdidática, que contará com o auxílio de monitores especializados que farão demonstrações e darão orientações sobre o uso das novas tecnologias.

 

Cada oficina terá 50 minutos de duração, e priorizará atividades que tenham como objetivo valorizar a criatividade, integração curricular e aprendizagem dos alunos. Os melhores momentos serão filmados e postados no nosso blog.

 

·        Produção colaborativa de vídeo na educação – esta oficina abordará a produção de vídeos utilizando massinhas, brinquedos e outros recursos por meio da técnica de Stop Motion.

·        Criação de Hagaquês via Web – os participantes conhecerão como criar personagens, cenários e histórias em quadrinho utilizando recursos disponíveis na web e depois inserindo suas produções em um blog ou site.

 

·        Você é o repórter: criação de avatar animado – apresentará possibilidades para criação de avatar multimídia por meio  da criação e personalização de personagem, imagem de fundo e gravação de voz.

 

·        Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa – criação de mapas utilizando o software Cmap Tools e o uso de estratégias colaborativas para que os alunos saibam aprimorar os próprios mapas e contribuir com os mapas de outros participantes.

 

·        Criação de podcasts – elaboração de roteiro, gravação, edição e publicação de podcasts, discutindo sua aplicação no contexto educacional.

 

·        Blogs na educação – os participantes aprenderão como localizar, acompanhar e participar da blogsfera educacional, bem como estratégias para aprender, produzir e manter o próprio blog educacional podendo também utilizá-lo com os alunos.

 

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para a definição das metas de qualidade

O IDEB avalia o ensino por escola, município ou estado, com nbotas de 0 a 10 e leva em conta o desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil, bem como as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar;  

A meta estabelecida das séries iniciais do ensino fundamental para o Brasil até 2022 é a de um IDEB igual ou superior a 6,0, que é a média entre os países mais desenvolvidos do mundo

Hoje, a média da nota nas séries do ensino fundamental do Brasil é 3,8.

 
 

O Fórum de Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem abordará a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as tendências futuras, a inclusão digital no Brasil e no Exterior, entre outros assuntos. As Conferências são ministradas pelos melhores especialistas, pesquisadores e diretores do setor educacional, diretamente para os agentes multiplicadores do ensino público e privado.  

 

Destaques da programação do Fórum de Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem

 

Dia 01 de abril

Currículo e Tecnologias Digitais: Convergências, Impasses e Possibilidades

Buscando articular a teoria com a prática a fim de identificar as convergências, impasses e possibilidades evidenciados na integração das tecnologias digitais com o currículo, a conferência da Profa. Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, pretende abrir novas perspectivas sobre as contribuições dessas tecnologias ao desenvolvimento do currículo.

 

As TICs na Educação Escolar Básica

A Profa. Dra. Guiomar Namo de Mello, Diretora da EBRAP - Escola Brasileira de Professores - e ex Secretária de Educação do Município de São Paulo, vai propor a reflexão e debate dos participantes do Fórum, os princípios educacionais que deveriam orientar a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da educação escolar básica.

 

Ensino por Projetos & Aprendizagem por Projetos: O Papel das TICs

Ministrada pela Profa. Dra. Lea Fagundes, titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente no Mestrado em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, docente no Programa de Pós-Graduação Informática na Educação/UFRGS, coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos(LEC/UFRGS) e assessora do Ministério da Educação.

 

A Tecnologia na Gestão da Aprendizagem Escolar

Apresentada pelo Prof. Dr. Eduardo Chaves, Presidente do Instituto Lumiar, e membro do Conselho Consultivo Internacional do programa "Partners in Learning", da Microsoft Corporation e pela Profa. Paloma Epprecht, Diretora pedagógica do Instituto Lumiar e da Escola Lumiar de São Paulo, esta conferência vai discutir as funcionalidades que os Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) devem conter para fazer jus ao nome; os serviços que podem prestar aos gestores de unidades, aos profissionais pedagógicos, aos pais dos alunos, e aos próprios alunos; e a contribuição que podem trazer para a personalização da educação e para a melhoria de sua qualidade.

 

 

Dia 02 de abril

Tecnologias Educacionais e a Produtividade dos Processos de Ensino e Aprendizagem

Conferência internacional com o Prof. Dr. Roberto Carneiro (Portugal), formado em Engenharia Química e Planejamento da Educação, ex-Ministro da Educação de Portugal, mediada pelo Prof. Dr. Roberto Algarte, Assessor da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

Uso da Tecnologia no Ensino de Ciências

Apresentada pela Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, professora Livre-Docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Diretora da Estação Ciência da USP. Faz parte do grupo de Trabalho de assessoria pedagógica do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, promovido pela Secretaria de Educação à Distância SEED/MEC.

 

Web 2.0: Novos Rumos para Aprendizagem

Conferência Internacional ministrada pela Profa. Dra. Clara Pereira Coutinho (Portugal), Professora Auxiliar de Nomeação do Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho (Braga, Portugal), Mestre e Doutorada em Educação, vai apresentar algumas ferramentas da Web 2.0, tendo como base as experiências desenvolvidas na formação inicial e contínua de professores na Universidade do Minho. 

 

Dia 03 de abril

Inclusão Digital no Reino Unido

Apresentada pela inglesa Lizbeth Goodman, esta conferência aborda o tema da inclusão digital numa escala global. Com base na experiência do Reino Unido como centro de excelência, apresenta estudos de caso com fortes evidências sobre como as tecnologias digitais podem promover a igualdade educacional ao trabalhar entre diferentes setores para construir valores sociais e educacionais que são compartilhados por todos, estabelecendo assim, novos métodos e ferramentas cujo impacto real está aferido e que podem ser apropriadas pelo mundo em desenvolvimento. A conferência inclui a discussão de estudos de caso realizados em profundidade, começando com a apresentação do estudo principal que examinou o impacto de um pacote de TIC oferecido por sete anos a um grande número 5.4 milhões de jovens em situação de risco nos setores economicamente mais carentes da America do Norte: o Programa Clube Tecnológico CSR e BGCA da Microsoft.  A Profa. Dra. Lizbeth Goodman atualmente Gerencia a Equipe de Pesquisa e Projetos do Futurelab (Reino Unido) e tem ampla experiência internacional em tecnologia educacional.

 

Como ser Um Líder na Educação Digital

A Liderança nos Usos da Tecnologia nas Salas de Aula como fator de mudança e melhora dos Sistemas de Ensino e Aprendizagem será o tema abordado na conferência do Prof. Ms. Javier Firpo (Argentina), Gerente de Programas de Educação da Intel América Latina, formado em Direito pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e mestrado pela Escola de Direito da Duke University.

 

Pensando a Mudança: a Aprendizagem nos Próximos 50 anos

Conferência Internacional ministrada pelo Prof. George Siemens (Canadá), Professor e Diretor do Centro de Tecnologias e Aprendizado da Universidade de Manitoba (Canadá), Fundador e Presidente da Complexive Systems Inc e Autor de diversos Livros de Tecnologia Educacional entre eles : - Conectivismo: Uma teoria de Aprendizagem para idade Digital e Ciclo de Desenvolvimento da Aprendizagem. Ele vai explorar as mudanças impostas dia a dia à educação tradicional e quais seriam as características de um modelo de aprendizagem capaz de servir às necessidades humanas no futuro próximo.

 

 

Promovida e Realizada pela Profer Empreendimentos Comerciais, a Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009 tem o apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI.

 

 

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FEIRA+FÓRUM+SEMINÁRIOS INTERDIDÁTICA 2009 

Feira das Indústrias e Fornecedores de Produtos, Serviços e Tecnologias da Educação

Fórum de Inclusão Digital Comprometida com Aprendizagem

Seminários de Tecnologia Educacional 

 

Melhorar a qualidade da educação do brasileiro é um compromisso que envolve toda a sociedade. E neste contexto está a valorização e a motivação que o professor deve ter para ensinar no espaço sala de aula. 

Qual é o futuro da educação brasileira? Quais são as novas diretrizes internacionais para o ensino? Quais são as novas tecnologias que estão surgindo para serem aplicadas em sala de aula? Esses e muitos outros temas serão abordados na Feira+Fórum+Seminários Interdidática 2009 pelos melhores especialistas da área do Brasil, Canadá, Argentina, Portugal e Inglaterra, que acontece de 1 a 3 de abril, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. 

Nos Seminários de Tecnologia Educacional os palestrantes apresentarão experiências práticas de sucesso, recursos e técnicas, do educador para o próprio educador. Um momento mais interativo e lúdico para os participantes. 

 

Destaques da programação dos Seminários de Tecnologia Educacional 

Dia 01 de abril

O Uso de Recursos da Web na Prática da Leitura e Escrita

No workshop das Profas. Marli Lenir Dagnese Fiorentin e Gládis Leal dos Santos serão apresentadas algumas reflexões e exemplos de utilização de ferramentas web na prática da leitura e da escrita no contexto educativo. A Profa. Marli Lenir Dagnese Fiorentin é Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-RJ) e tutora em EAD em cursos de formação docente. a Profa. Gládis Leal dos Santos é Professora Coordenadora de informática educacional na rede municipal de ensino de Joinville (SC) há oito anos e especialista em Língua Portuguesa.

 

O Potencial de Aprendizagem em Comunidades Virtuais

Neste Seminário ministrado pela Profa. Dra. Lilian Starobinas serão apresentados e analisados diferentes espaços de interação de educadores existentes na internet, seu potencial e suas limitações. A palestrante apresenta em seu currículo títulos de Educadora, Doutora em Educação pela FE-USP e Mestre em História pela FFLCH-USP.

 

Uso dos Recursos Digitais de Aprendizagem sem Mistérios

Este seminário abordará o uso dos recursos digitais de aprendizagem, tais como, animações, simulações, vídeos, dentre outros. Será mostrado onde estes recursos podem ser integrados nas aulas e onde podem ser encontrados, para atender aos objetivos pedagógicos do professor. Os participantes poderão constatar que muito do que existe pronto e gratuito pode ser utilizado em contextos diferentes. Conduzindo esta palestra teremos a Profa. Ms. Teresa Jordão, Psicóloga, doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e a Profa. Claudia Stippe, Educadora, atuante na área de tecnologia educacional, Diretora de Tecnologia Educacional do Portal Klickeducação.  

 

Dia 02 de abril

Novas Tecnologias, novos modos de ensinar e aprender: web 2.0 e redes sociais no ensino

Nessa palestra serão abordados os conceitos de web 2.0 e de Redes Sociais, bem como sua relação com a educação e possibilidades de aplicação pedagógica desses recursos. Como palestrante teremos a Profa. Ms. Sonia Bertochi, Máster em Gestão e Produção em e-learning pela Universidade Carlos III de Madri.Coordenadora de Interatividade, de Projetos Colaborativos em Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Cursos on line.  

Criando uma Agência de Notícias na sua Escola

Este seminário ministrado pelo Prof. Eziquiel Menta e pela Profa. Suelen Fernanda Machado apresentará algumas alternativas que permitirão tornar a escola uma verdadeira agência de notícias: rádio automatizada, canal de TV online e uma rede social própria. Serão demonstrados, de forma prática, a utilização de alguns destes recursos. Prof. Eziquiel Menta é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo, Assessor técnico-pedagógico na Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e fundador do site EscolaBR.com. Profa. Suelen Fernanda Machado é mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM-, Pedagoga da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

 

Tecnologias, Currículo e Inclusão Escolar

 A Profa. Mary Grace Martins abordará o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como um recurso facilitador para contemplar a diversidade e as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos. Serão discutidas diferentes formas de organizar as atividades, agrupamentos dos alunos e seleção de recursos para garantir a participação de todos, a construção e a socialização de conhecimentos não apenas no contexto da sala de aula, mas também via Web. Dentre estas adaptações também serão abordados os recursos de acessibilidade as TICs para alunos com deficiência e os princípios do design universal que podem ser aplicados ao ambiente educacional. Graduada em Pedagogia pela USP, a Profa. Mary Grace é especialista em Educação à Distância (UFJF) e idealizadora do blog Vivência Pedagógica. 

 

Dia 03 de abril

RPG (Role Play Game) como Estratégia de Ensino-aprendizagem

Os principais conceitos e estruturas de um Role Play Game, com objetivos educacionais, serão abordados pela Profa. Dra. Paula Carolei. Com a apresentação de cases será possível mostrar como esse tipo de jogo pode transformar-se em uma poderosa estratégia pedagógica, tanto em cursos presenciais utilizando softwares e jogos específicos, quanto em cursos on-line utilizando as próprias ferramentas dos AVAs, e as mudanças da relação com espaço proporcionadas pelos dispositivos móveis. Doutora e Mestre em Educação pela FEUSP e UNICAMP a palestrante é Especialista em Multimídia em Negócios e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi e Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Coordenadora o curso de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem do SENAC-SP.

 

Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais

Os professores José Carlos Antonio e Eliane C. Pereira vão discutir neste seminário os caminhos possíveis para a inserção das Tecnologias Digitais no cotidiano dos projetos da escola. José Carlos Antonio é Físico, professor, autor de material didático, formador de professores para o uso pedagógico das TICs, formador de dinamizadores no projeto Aulas Fundação Telefônica, mediador do fórum Internet na Escola, consultor técnico-pedagógico para o uso da plataforma Moodle no projeto de EAD do programa Formare da Fundação Iochpe. Eliane C. Pereira é Pedagoga e Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia, coordena a Seção de Programas Educacionais da Rede Municipal de São Bernardo do Campo, além de atuar em formações para professores, ministrando oficinas e elaborando conteúdos para cursos on-line. 

Vídeo Digital Educativo: Transformando Consumidores em Produtores

Ministrada pelo Prof. Dr. Tel Amiel e pela Profa. Mônica Cristina Garbin, esta palestra abordará o conceito de vídeo como um recurso educacional aberto, que pode ser criado, compartilhado e modificado por professores e alunos. Será discutida também a relação do vídeo educativo com as competências e interesses dos alunos atuais, utilizando exemplos de cursos e pesquisas conduzidas pelo LANTEC/UNICAMP em parceria com escolas e professores de Campinas, além de sistemas de publicação de vídeo como (MSN Vídeo, YouTube, DotSub). O Prof. Dr. Tel Amiel possui graduação e mestrado em Comunicações, além de doutorado pela University of Georgia em Tecnologia Educacional. a Profa. Mônica Cristina Garbin, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, é mestranda e pesquisadora do LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação da UNICAMP.

 

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