spacer

 

ISSN 1678-8419         última atualização em: quinta-feira, 06 de setembro de 2012 20:44:32                                               

 
  Principal
 Agenda
 Artes e Artesanato
 Colunistas
 Cultura
 Crônicas
 Econotas
 Editorial
 Educação
 Em Questão
 Em Rhede
 Entrevistas
 Humor
 Política e Cidadania
 Reportagens
 Mirim
 Notícias
 Outras edições
 Poesia e Contos
 Reflexão
 Expediente
 Sócio Ambiental
 Terceira Idade
 Terceiro Setor
 Turismo
   Participe
 Cartas
 Blog
 Fale Conosco
   Especiais
 Igrejas
 Meio Ambiente
 SP 450 anos
 Memória Sindical
 Assédio Moral
 Vitrine do Giba
 Nosso Dáimon
 O Grito do Ipiranga
 Mirim
 Feiras e Mercados
 Em RHede
 Econotas
 Ambientais
 Agenda
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDUCAÇÃO

A importância da qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de funcionários nas instituições de ensino superior: o PCCTAE e a UNIFAP

   

Emanuelle Silva Barbosa[*]

publicado em 08/09/2010

 

 

 

Resumo: Este artigo objetiva analisar a importância da qualificação e capacitação continuada dos servidores das Instituições Federais de Ensino Superior, ilustrando com o caso da Universidade Federal do Amapá. A implantação de um Programa de Capacitação de Técnico-Administrativos proporciona aos servidores ganhos financeiros e a satisfação profissional de uma nova aprendizagem. Para as instituições, o PCCTAE reforçou o entendimento de que melhorar os serviços públicos prestados à sociedade encontra-se vinculado à qualidade do atendimento e à compreensão por parte do servidor da relevância de sua atuação nas mais diversas atividades.

Palavras-Chave: Capacitação. Qualificação. Educação continuada. Motivação.

 

Abstract: This article aims to analyze the importance of qualification and ongoing training of servers of Federal Institutions of Higher Education, illustrating with the case of the Federal University of Amapá. The implementation of a Training Program for Technical and Administrative servers provides financial gain and job satisfaction of new learning. For institutions, the PCCTAE reinforced the view that improving the public services provided to society is linked to the quality of care and understanding by the server of the strength of its performance in various activities..

Keywords: Training. Qualification. Continuing education. Motivation.

 

Introdução

As mudanças decorrentes dos novos paradigmas do mundo do trabalho obrigaram o setor público a promover qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de seus funcionários, objetivando a formação de quadros profissionais para servir com mais qualidade aos setores da sociedade.

Por meio da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, o Governo Federal, atendendo antigas reivindicações dos servidores das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES, implantou o Plano de Cargos e Carreira dos Técnico-Administrativos da Educação – PCCTAE.

A implantação deste Plano ensejou a realização diversas ações de formação profissional técnico-científico para os servidores das IFES, proporcionando ganhos institucionais e satisfação profissional que uma nova aprendizagem proporciona aos seus trabalhadores.

Estudos revelam que nas organizações em que ocorreu a implantação de uma política de capacitação e reconhecimento ao mérito funcional, o nível educacional avançou. Quando uma organização não considera o know-how de seus servidores, ela simplesmente deixa de estimular os potenciais talentos, contribuindo para que os mesmos se transformem em profissionais estagnados.

Para que uma instituição se torne mais competitiva, é primordial a criação de um ambiente mais desafiador e estimulante, em que os trabalhadores se sintam responsáveis pelos resultados que a organização possa atingir. E isso se torna possível de ser alcançado com a capacitação e valorização dos servidores.

A legitimação da qualificação profissional originou um novo olhar sobre a concepção e percepção do servidor público, fazendo com que ele se destaque para a sua instituição, bem como reafirme a assertiva de que melhorar os serviços prestados à sociedade está totalmente atrelada à contínua qualidade do atendimento prestado e do entendimento do papel dos agentes públicos.

 

1 Gestão de pessoas como recurso estratégico

Na visão de Chiavenato (2008), a qualificação, a capacitação e o aperfeiçoamento é um entrelaçamento de ações de caráter pedagógico, devidamente vinculadas ao planejamento da instituição, que visa promover continuadamente, o desenvolvimento dos servidores, para que desempenhem suas atividades com mais qualidade e eficiência.  

Contemporaneamente, pelo menos nas grandes organizações, existe o predomínio do modelo sistêmico, que tem a vantagem de incorporar as mais diversas contribuições científicas ao processo de treinamento que também considera, entre outros itens, as necessidades e aspirações do servidor, suas motivações e dificuldades de aprendizagem.

A importância da gestão de pessoal como recurso estratégico passa a ser considerada como objeto de estudos por parte dos gestores. Considerando especificamente as universidades federais, a cada quatro anos pode ser eleito um novo reitor com posturas que podem alterar o corpo diretivo. Neste contexto, é imperativo que a nova gerência deixe claro suas expectativas com relação aos servidores, numa perspectiva de promover e assegurar um perfeito alinhamento entre os servidores e as novas estratégias da organização.

A Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal foi instituída pelo Decreto n.º 5.797, de 23 de fevereiro de 2006. Esclarece que ela deve ser implementada pelos órgãos e entidades pertencentes à Administração Pública Federal de natureza direta, autárquica e fundacional, contendo a definição das diretrizes para a capacitação dos seus servidores, na tentativa de alcançar a melhoria da eficiência e qualidade do serviço público e a valorização do servidor público, por meio de capacitação permanente e contínua.

As ações de capacitação devem ser estruturadas de modo a contribuir para o desenvolvimento e a atualização profissional do servidor, estando em consonância com as demandas institucionais de órgãos e entidades federais.

Neste sentido, as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) estão de acordo com o PCCTAE, conforme exigência da legislação vigente sobre a gestão e desenvolvimento de pessoas da administração pública federal. A proposta concebida pela UNIFAP tem como objetivos primordiais promover o desenvolvimento institucional, a política de gestão de pessoas e o aperfeiçoamento dos serviços prestados a comunidade e garantir:

- o desenvolvimento do servidor, propiciando ampla reflexão acerca da missão da Instituição e do seu papel enquanto profissional, da sociedade em que vive e atua e sobre os caminhos de construção da cidadania;

- a capacitação do servidor para o exercício das atividades de forma convergente com a missão da Instituição;

- o aprimoramento e inovação dos processos de trabalho e assimilação de novas linguagens e tecnologia;

- o desenvolvimento dos servidores visando a melhoria dos serviços prestados e ao cumprimento de seus compromissos sociais, fundamentados em sólidos valores morais e democráticos.

O treinamento dos servidores nunca foi um item prioritário da agenda dos dirigentes das IFES, que acabavam negligenciando essa questão, ressalvado alguns pouquíssimos casos. Mas eles estão se conscientizando de que há ganhos enormes a serem obtidos por meio da qualificação técnica e científica dos funcionários das IFES.

 

2 Incentivos à qualificação e capacitação na UNIFAP

A UNIFAP, instituição pública de ensino superior, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada pela Lei Federal nº 7.530, de 29 de agosto de 1986 e instalada pelo Decreto nº. 98.997, de 02 de março de 1990. Oferece ensino público, gratuito e busca garantir qualidade aos seus alunos, servidores e demais colaboradores.

Desde a sua fundação, a UNIFAP desempenha um papel muito importante como catalisadora do processo de formação de recursos humanos qualificados para o Amapá e, por conseguinte para o Brasil. Vive uma fase dinâmica de crescimento e consolidação de seus grupos de pesquisas e programas de investigação científica e tecnológica.

A implantação do PCCTAE na Universidade Federal do Amapá teve como principal objetivo o despertar do talento e aprimoramento das competências pessoais dos servidores, através da promoção da capacitação permanente do servidor como requisito de sua valorização; contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento e aquisição de novas competências pelo servidor e a elevação dos níveis de qualidade sempre visando a eficiência e eficácia em busca da excelência dos serviços prestados à sociedade.

A experiência da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento da UNIFAP, na condução do processo de capacitação dos servidores, apresentou dificuldades financeiras para a sua implantação, assim como problemas de comunicação aliados à necessidade de ser trabalhada a auto-estima dos servidores.

A proposta de adoção de uma política de recursos humanos deve ser pautada na modernização e melhoria da base organizacional do sistema de recursos humanos, bem como adotar os princípios da educação continuada nos programas de capacitação e qualificação dos servidores; recompor e manter o quadro de pessoal docente e técnico-administrativo em adequadas condições de formação e atualização profissional, como suporte essencial aos objetivos de melhoria contínua da vida acadêmico-administrativa da UNIFAP.

A capacitação dos servidores técnico-administrativos da UNIFAP acontece anualmente desde 2008, em que o Departamento de Gestão de Pessoas promove o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Técnico-Administrativos da UNIFAP, com uma diversidade de cursos os quais objetivam garantir a aquisição de conhecimentos e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos.

Segundo o Relatório de Gestão de 2010 da UNIFAP, a previsão inicial era capacitar 60 (sessenta) servidores técnico-administrativos, mas que se obteve como resultado a participação de 574 (quinhentos e setenta e quatro) funcionários, um número bastante significativo. A programação dos cursos de capacitação tem periodicidade anual.

Também são ações do Programa de Capacitação a oferta do Curso de Especialização em Gestão Pública, no período de 2009-2010, em que 31 funcionários participaram, além de um processo seletivo com vagas exclusivas para o Curso de Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP, ocorrido no ano de 2009, com aproveitamento de três servidores da instituição.

 

Considerações finais

Na busca de oferecer uma prestação de serviços mais adequada, os órgãos públicos passaram a promover a qualificação, capacitação e o aperfeiçoamento de seus servidores, inclusive normatizando este assunto, com o objetivo de formar quadros de profissionais mais eficientes na realização de suas atividades profissionais. 

Assim, ações de treinamentos proporcionam aos servidores envolvidos qualidade e competência técnica para melhor executarem suas tarefas, enfatizando o desempenho individual e coletivo visando melhoras no desenvolvimento humano, funcional e institucional. A importância da capacitação profissional para a vida das pessoas está atrelada a possibilidade de melhorar o acesso às oportunidades de trabalho, que também têm as suas características modificadas periodicamente. 

Este trabalho visou criar subsídios para que a discussão e a prática da capacitação funcional, nas instituições universitárias federais, sejam estimuladas e ampliadas. O PCCTAE é de extrema relevância para a UNIFAP, podendo se tornar um ponto de partida com preciosas informações para a implementação definitiva e derradeira de processos de capacitação continuada na IFES.

 

Referências bibliográficas

BRASIL. Lei nº 7.530, de 29 de agosto de 1986. Cria a Universidade Federal do Amapá. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato1986/lei/l7530.htm>. Acesso em: 28 mar. 2010.

______. Decreto nº 98.997, de 02 de março de 1990. Autoriza o funcionamento da Universidade Federal do Amapá. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato1990/decreto/D98997.htm>. Acesso em: 28 mar. 2010.

______. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em: 28 mar. 2010.

______. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm#art14>. Acesso em: 28 mar. 2010.

CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: Elsevier, 2008.

UNIFAP. Relatório de gestão do exercício de 2009. Macapá: UNIFAP, 2010.

UNIFAP. Programa de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores técnico-administrativos da UNIFAP. Macapá: UNIFAP, 2008.

 

Como citar este artigo: BARBOSA, Emanuelle Silva. A importância da qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de funcionários nas instituições de ensino superior: o PCCTAE e UNIFAP. P@rtes, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.partes.com.br>. Acesso em:


 

[*] Graduada em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá e cursa Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Amapá, onde exerce suas atividades profissionais. E-mail: emanuelle@unifap.br

 

Como ser citado:
BARBOSA, Emanuelle Silva. A importância da qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de funcionários nas instituições de ensino superior: o PCCTAE e UNIFAP.  P@rtes, São Paulo V.00 p.eletrônica. Agosto 2010. Disponível em <www.partes.com.br/educacao/eja.asp>. Acesso em _/_/_.

 

Pesquisa personalizada
 
  

spacer
::sobre o autor::
 
::contato com o autor::

Fale com o autor clicando aqui.

 
::uma foto::


 
   ::participe::
 Cartas
 Blog
 
::outros artigos::

Sobre o filme “Um homem bom”  e as decisões que tomamos em nossa história de vida
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 07/05/2009

Para entender o filme “Linha de Passe”
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 08/04/2009

 

O Curioso Caso de Benjamin Button: o esvaziar da ampulheta
Décio Luciano Squarcieri de Oliveira; Fernanda Gabriela Soares Santos
publicado em 04/04/2009
 

Um outro olhar sobre Avaliação: Alternativas Didáticas – Metodológicas entre História e Filosofia
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 02/03/2009
 

A dor no filme “Última Parada 174”
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira

publicado em 15/01/2009

 

Nota sobre o filme “Um Ensaio Sobre a Cegueira”
Fernanda Gabriela Soares dos Santos e Décio Luciano Squarcieri de Oliveira
publicado em 06/01/2009

 

 

Normas para publicar artigosRevista Virtual Partes

::apoiadores::






© copyright Revista P@rtes 2000-2008
Editor: Gilberto da Silva (Mtb 16.278)
São Paulo - Brasil
spacer
© copyright Revista P@rtes 2000-2010
Editor: Gilberto da Silva (Mtb 16.278)
São Paulo - Brasil