Related Articles
O espaço dado à Educação Ambiental nos Livros Didáticos e as Mudanças Didáticas no Ensino de Ciências: perspectivas inovadoras rumo ao desenvolvimento da reflexão socioambiental e da consciência ecológico-preventiva
Silvio Profirio da Silva 10/12/2011 como www.partes.com.br/educacao/artigos/eaemensinodeciencias.asp RESUMO: Durante muito tempo, o ensino de Ciências foi orientado por uma concepção puramente tradicional, que centrava-se em conceitos e definições. O que excluía a possibilidade de o aluno refletir acerca de questões de cunho social. Nas últimas décadas, a temática ambiental tem sido objeto de inúmeros estudos. […]
Um panorama sobre as contribuições para educação infantil no Brasil: quais nossas expectativa a respeito delas?
publicado em 27/09/2011 como www.partes.com.br/educacao/resenhas/panoramaeducacaoinfantil.asp Leandro Freitas Menezes[1] Resenha Crítica HEIDRICH, G. Educação Infantil no Brasil: cem anos de espera. Revista Nova Escola. São Paulo, Mar. 2010. Disponível em: revistaescola.abril.com.br/educação infantil/educacao-infantil-no-brasil/educacao-infantil-brasil-cemanosesperas540838.shtml. Acesso em: 26/11/2010. Gustavo Heidrich, em seu artigo, faz um breve panorama a respeito da Educação Infantil no Brasil, ressaltando desde […]
O Gênero Notícia: um olhar sobre a organização estrutural
O Gênero Notícia: um olhar sobre a organização estrutural Silvio Profirio da Silva* RESUMO: Neste trabalho, colocamos em discussão a estruturação organizacional do Gênero Notícia, primando pela abordagem do papel/ função que cada um dos seus componentes exerce na construção/ elaboração de efeitos de sentido. Para isso, recorremos, teoricamente, aos trabalhos de autores que […]