Saúde

SUS – as ameaças, as oportunidades e a potência do sistema único de saúde

Na terça-feira (26/09), às 20h, pesquisadores do NECC (Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade} e convidados se reúnem na Vitrine do Giba para discutir e debater a questão do SUS – Sistema Único de Saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. O SUS passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Hoje, o SUS é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.

Entretanto apesar da democratização da saúde (antes acessível apenas para alguns grupos da sociedade) os desafios do sistema são muitos, cabendo ao Governo e à sociedade civil a atenção para estratégias de solução de problemas diversos, identificados, por exemplo, na gestão do sistema e no subfinancimento da saúde (falta de recursos).

São muitos os desafios, e a defesa do SUS passa pela luta contra as constantes ameaças, pelas oportunidades no planejamento das políticas públicas e pelo desenvolvimento da plena potência do sistema único de saúde.

A transmissão será feita através do link:

Conheça os participantes:

Dra Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo. Farmacêutica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e do curso de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atualmente Diretora Técnica do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração HCFMUSP, atua também como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP.

Carlos Raíces – Mestre em Ciências Sociais pelo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1986), especialista em Mídia, Política e Sociedade (FESPSP), e em Globalização e Cultura (FESPSP). Foi bolsista CAPES. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Artes, Mídia e Política (NEAMP)/PUCSP e do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade (NEEC). Pesquisa o campo de mídia e saúde, saúde e desinformação. Co autor dos livro Fake News e desinformação nas eleições municipais de 2020; Sleeping Giants Brasil e o ativismo contra desinformação e a extrema direita..

Moderador: Vanderlei de Castro Ezequiel – Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; Membro do Núcleo de Estudos Críticos da Contemporaneidade. Profissional de TI na empresa PRODESP.

Mediação: Cláudio Novaes Pinto Coelho é Doutor em Sociologia pela USP e Mestre em Antropologia pela Unicamp. Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Publicou, dentre outros, os livros “Os movimentos libertários em questão” e “Teoria crítica e sociedade do espetáculo”

 O programa será conduzido por • Gilberto da Silva: Jornalista e sociólogo, Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Editor da revista Partes e do Canal Vitrine do Giba.

Deixe um comentário