Related Articles
Alfabetização Intercultural e apropriação da cultura escrita em áreas indígenas: fragmentos de um debate
Josélia Gomes Neves[1] Publicado em 31/10/2006 como: www.partes.com.br/educacao/alfabetizacaointercultural.asp Resumo: O tema deste estudo refere-se a uma sistematização introdutória de como vem se dando o debate sobre alfabetização intercultural e o processo de apropriação da cultura escrita[2] em áreas indígenas por parte de estudiosos sobre o assunto. Pretende apresentar os argumentos postos, bem como analisar a […]
Contestando territórios: as relações entre a Geografia e o Currículo
Josélia Gomes Neves Publicado originalmente em 05/04/2006 como: http://www.partes.com.br/educacao/contestando.asp Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo a respeito do Currículo e suas relações com o ensino e a aprendizagem da Geografia. Sistematiza as principais tendências na discussão curricular e suas correspondências no percurso da Geografia na escola, considerando as contribuições dos seguintes autores: Tomaz Tadeu […]
Escrevendo a Partir da Memória do Local em que Vivo: um trabalho em sala de aula motivado a partir da literatura infanto-juvenil com temática no lugar
LIMA, Rosimeire Simões de* KLUG, Marlise Buchweitz* Resumo: No trabalho docente com o Ensino Médio desenvolve-se a prática da auto-narrativa dos alunos, ou seja, que escrevam sobre seu inventário pessoal, sobre o lugar onde vivem, através da escrita de memórias que são repletos de enredos, informações, fotos sobre o seu lugar, preciosidades únicas que se […]