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A mídia na construção de sociedades sustentáveis

Num mundo em que a devastação e a degradação ambiental provoca a cada dia que passa efeitos desastrosos para a humanidade é importante destacar o papel da mídia como ator efetivo da educação ambiental.
Devemos considerar que a falta de informações sobre meio ambiente e educação ambiental é um dos três principais problemas ambientais brasileiros. São dados de uma pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto de Estudos da Religião (ISER). Vale a pena ficar ligado.

No caso do Brasil, destaca-se a problemática do desmatamento e dos recursos hídricos, e também, a questão dos resíduos sólidos.

É de suma importância que os meio de comunicação – aqui digo da mídia das grandes corporações- abram seus espaços para o debate e o esclarecimento das questões ambientais.

Os jornalistas devem estar atentos a esta temática desde a sua formação. As universidades precisam preparar os futuros profissionais de comunicação para serem atores na construção de sociedades sustentáveis. A falta de visão sistêmica, ou seja, da percepção do movimento integrado entre o meio ambiente e o homem, distancia o jornalismo do seu compromisso com a cidadania.

 

Não é uma questão de ter ou não uma editoria específica de meio ambiente nos veículos de comunicação, mas sim de tratar, de forma sistêmica, o tema ambiental em todas as editorias.

Devemos ter em mente que em muitos aspectos os meios de comunicação assumiram os papéis antes reservados às escolas.

 

Há muito espaço na mídia para catástrofes e tragédias, mas nenhum bom trabalho de diagnóstico das crises e nem um mapeamento das causas.

 

Esperamos com este espaço contribuir para a mobilização da comunidade em torno da construção de sociedades sustentáveis.

0 Replies to “A mídia na construção de sociedades sustentáveis

  1. OI!!
     
    "AH, ESTE MUNDO… ESTA VIDA DE ESCRITORA E DE POETA!!!ENQUANTO AS PESSOAS SABOREIAM O NOSSO PRATO PREDILETO, NÓS É QUE NOS DELICIAMOS!" NINA ROCHA.BEIJOS,
     
    NINA.

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