Meio Ambiente

A INFLUÊNCIA DE CRISTO

LANÇAMENTO MOSTRA A INFLUÊNCIA DE CRISTO NA FILOSOFIA DO SÉCULO PASSADO Não é necessário afirmar o que todos já sabem: Jesus Cristo, ao dividir a história e marcar profundamente os passos da humanidade, influenciou a história da Filosofia e de vários pensadores posteriores a ele. Cristo na Filosofia Contemporânea – Vol. II: O Séc. XX é a continuação do valioso estudo organizado pelo professor italiano Silvano Zucal e chega às livrarias de todo Brasil.
No primeiro livro Cristo na Filosofia Contemporânea – Vol. I: de Kant a Nietzsche, o organizador reuniu, como o próprio título afirma, ensaios a respeito dos protagonistas do pensamento humano do século XIX e a influência da menagem cristã na filosofia de cada autor.
Nesse segundo volume é traçada, ao longo dos trinta e sete capítulos, uma topografia exata e completa, a qual, graças aos ensaios e ao precioso complemento antológico, introduz o leitor na galáxia cristológica do século passado.
Tem-se, assim, a cristologia fenomenológica (Husserl, Scheler e, em parte, Edith Stein), a cristologia dialógica (Buber, Ebner, Guardini, Rosenzweig, Marcel, Mounier, Levinas), a cristologia vitalista (Bergson, Blondel, Henry), a cristologia existencial (Unamuno, Haecker, Jaspers, Sartre), a cristologia lingüístico-hermenêutica (Wiener Kreis – “Círculo de Viena” -, Gadamer, Ricoeur), a cristologia neomarxista (Garaudy, Bloch, Sölle, Machovec, Lochmann) e a de Frankfurt (Horkheimer, Adorno), a neotomista (Jacques Maritain)… a cristologia dos grandes clássicos do século XX, como Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Enfim, a cristologia que abrange e intermedeia orientações religiosas diferentes: cristã, hebraica, agnóstica ou atéia.
Ao contrário do primeiro volume, este traz os pensadores em seqüência cronológica e não colocou subtítulo melhor do que aquele, aparentemente banal e meramente indicativo, que alude ao próprio século como protagonista. Porém, segundo Silvano Zucal, quem lê sua obra pode encontrar uma bússula, ao menos parcial, mas não um pensador que marcasse a decolagem da problemática cristológica, influenciando todo arco de tempo do século XX e outro que o encerrasse.
Essa bússula é, segundo ele, o paradoxal silêncio cristológico de Martin Heidegger e de Emmanuel Levinas. “Não são dois silêncios totais, porque de suas filosofias emerge algum fragmento cristológico,mas são silêncios surpreendentes”, afirma Zucal no prefácio.
Cristo na Filosofia Contemporânea – Vol. II: O Séc. XX pode parecer, a princípio, uma obra apenas para docentes ou para estudiosos mais familiarizados ao assunto. Além do uso didático, o livro facilita a reflexão de quem deseja investigar em profundidade as relações entre o pensamento filosófico dos últimos tempos e o mistério que sempre rondou a figura de Cristo, que não cessa de surpreender até mesmo a quem se declara ateu.

Silvano Zucal nasceu em Romeno (Trento), Itália, em 1956. Atualmente, ensina Filosofia Moral na Universidade de Trento.

Serviço
Cristo na filosofia contemporânea – Vol. II: O Séc. XX

Autor: Silvano Zucal
Formato: 16 x 23 cm; 928 páginas; R$ 139,00
Áreas de interesse: Filosofia, Cristologia, Teologia.
Público-alvo: professores, estudantes e interessados no assunto.
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.paulus.com.br

Informações
Ricardo Aretini (11) 5087-3742 – assessor.imprensa@paulus.com.br

0 Replies to “A INFLUÊNCIA DE CRISTO

  1. OI!
     
    ONDE ANDA VOCÊ?
    POR ONDE CAMINHAS?
    E LÁ SE ÍA…
    DONA MARICOTA DOS TAMANCOS,
    EQUILIBRANDO SUAS ANCAS,
    GEMENDO SEM SENTIR DOR!
    NOSSA, QUE MULATA PERVERSA!
    AGITANDO A MACHOLÂNDIA…
    SEM OLHAR PARA OS LADOS!
    ESBANJANDO CHARME E GRAÇA,
    ERA DONA DA VERDADE!
    POUCOS SABIAM QUE
    MARICOTA DOS TAMANCOS,
    PASSAVA TODOS OS DIAS,
    NAS VEREDAS DOS CAMINHOS,
    NÃO PARA PASSEAR…
    MULHER GUERREIRA,
    PROCURAVA OS MENINOS DE RUA,
    PARA UM OFÍCIO LHES DAR…
    NA  LOJA DO ZÉ – DONO DA SAPATARIA.
     
    .. ()""().("( ‘o’ ),-(____)|’–."=(o)==(o)=’CURTIU?
    BEIJINHOS,
    NINA ROCHA.

  2. Olá estou aqui pela primeira vez e espero voltar outras vezes seu spaces é muito interesante tem muitas informações e alma. Te convido a passar em meu spaces será um prazer recebe-lo. Aceite um abraço dessa nova amiga, Flor do Maracujá.

Deixe um comentário