PRÊMIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AMIGOS DO MAR TERÁ 20 ESCOLAS PREMIADAS NO NORDESTE, SUL E SUDESTE

 
 

        A Sexta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2009, terá 20 escolas premiadas, contemplando dois grandes grupos, um relativo à Região Nordeste e outro, às regiões Sul e Sudeste do Brasil. O Prêmio Amigos do Mar é iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

      O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download. No mesmo site encontra-se disponível o regulamento da Sexta Edição do Prêmio Amigos do Mar.

      A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos. A premiação das escolas finalistas e vencedoras acontece sempre no final de cada ano. As escolas vencedoras em cada categoria recebem a visita de biólogos do Projeto Tamar e ganham kits biológicos, aprofundando o conhecimento dos alunos e comunidade educativa sobre a conservação das águas e das espécies marinhas.

     São duas categorias em disputa: Categoria A -alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental (regulamentação atual) ou alunos do 2º e 3º anos do novo Ensino Fundamental (regulamentação nova). Categoria B -alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental (regulamentação atual) ou alunos do 4º e 5º anos do novo Ensino Fundamental (regulamentação nova). Em cada categoria são escolhidas cinco escolas finalistas. Considerando que na Sexta Edição haverá dois grupos em disputa, em 2009 o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar terá, portanto, 20 escolas públicas premiadas.

      A escola municipal credenciada deve realizar a sua inscrição no período de 30 de março a 31 de maio de 2009. Os trabalhos podem ser enviados entre 15 de maio e 20 de agosto. O julgamento acontecerá entre 31 de agosto e 4 de setembro. A divulgação dos finalistas e vencedores está prevista para o dia 15 de setembro. A premiação dos finalistas e vencedores será realizada de 19 de outubro a 30 de novembro.

      Desde 2003 o Programa Amigos do Mar já atingiu mais de 1,5 milhão de alunos de quase 6 mil escolas públicas e privadas de 15 estados. Na Sexta Edição, de 2009, será incluído o Espírito Santo. Com isso o Instituto Arcor Brasil, que completa cinco anos de atividades em maio, projeta uma atuação cada vez maior em várias regiões brasileiras.

 

 
Mais informações:
www.institutoarcor.org.br

 

Post Author: revistapartes