Peça infantil ensina lições de meio ambiente no ‘Super Férias’


Chega a Sorocaba, para quatro únicas apresentações, o espetáculo infantil “As Histórias de Alva Gaia – Aventuras em Educação Ambiental”, que com o objetivo de conscientizar as novas gerações sobre importância da conservação ambiental, sensibiliza crianças para os cuidados ambientais cotidianos.

Com estas apresentações, a autora da peça espera estimular as crianças a cuidarem e valorizarem a cidade de Sorocaba “As Histórias de Alva Gaia mostra que, ao compartilhar idéias com amigos e ao enfrentar o desperdício, a poluição e a irresponsabilidade, cada criança pode contribuir para que sua geração e gerações futuras desenvolvam uma forma de vida em parceria – e não contra – a natureza”, explica Karin Thrall.

Indicada para crianças acima de cinco anos, a peça destaca assuntos como arborização urbana, poluição do ar e da água, e reciclagem de lixo. Motivando o planejamento responsável do futuro do planeta, a atividade lúdica, com linguagem apropriada para o público infantil, dura 45 minutos.

Abordando temas ligados à sustentabilidade, a inteligente fada Alva Gaia atiça o interesse das crianças pelo meio ambiente ao contar histórias sobre suas divertidas aventuras para proteger sua cidade dos terríveis planos da Bruxa Tula e de seu atrapalhado ajudante Moscão, sempre prontos a destruir a natureza.

O espetáculo com condições narrativas e técnicas que favorecem a montagem e a apresentação em teatros e espaços alternativos, agrada educadores e alunos não só pelo dinamismo, mas por sua atualíssima trama, em que a Bruxa se candidata a prefeitura, tendo planos de acabar com todas as árvores da cidade, soltar poluentes através da fumaça de caminhões e espalhar sujeira por todos os cantos.

Buscando sempre criar situações com forte conexão com o cotidiano da criançada, mostrando que a preservação do meio deve acontecer não só em cenário natural, mas também no urbano, a peça estimula a imaginação e ação. Através de soluções geniais como o “Ziribidum” – o carro que não solta pum – e a ajuda das cores, que ensinam uma divertida canção sobre reciclagem, a esperta fada estimula as crianças a tornarem-se heróis ao simplesmente cuidar e valorizar o que está ao seu redor: calçadas, ruas, escolas, parques, jardins e animais de estimação.


Post Author: revistapartes