Colunistas Cultura Espiritualidade Livros nair lucia de britto Resenha

Alma de mulher em corpo de homem

Nair Lúcia de Britto

publicado em 27/09/2009 como www.partes.com.br//cultura/livros/almademulher.asp

 

Título: Alma de mulher em corpo de homem

Autor: Afonso Moreira Jr.

Número de páginas: 248

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 28,90

ISBN: 978-85-88477-86-5


Nair Lúcia de Britto é jornalista e poeta.
Eu, Nair Lúcia de Britto nasci em Joanópolis (SP). Meu primeiro contato com as letras foi através do meu pai, que também era poeta, Arthur José dos Reis Britto.
Passei toda minha infância em Santos(SP), o que talvez explique minha paixão pelo mar… Em vez de me contar histórias, meu pai declamava versos dos poetas clássicos, e eu adorava…
Quando cursei o Clássico, eu me sobressaía em Literatura e aprendi muito com a minha professora: Sara Capellari.
Formei-me em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em 1977, em São Paulo (SP.) E meu primeiro emprego foi na revisão da Folha de São Paulo. Posteriormente trabalhei na Editora Nova Cultural, preparando textos de livros e revistas.
Escrevi vários textos infantis, publicados na Folhinha de S. Paulo; comentários de livros e filmes para a revista “Contigo”; e crônicas, publicadas na Folha da Tarde (SP) na coluna do jornalista Mário de Morais.
Ao escrever meu primeiro conto “A Virgem Marina”, fui muito incentivada pelo jornalista e escritor Wladir Duppont, que na década de 80 era o editor da revista “Nova”. Escrevi então outros contos de amor, publicados em várias revistas da Editora Abril.
Em São Vicente(SP) fui repórter e cronista do jornal “Primeira Cidade”, onde recebi o estímulo do ex-prefeito da cidade, Antonio Fernando dos Reis, dono do jornal. A partir daí eu fui em frente… Além de prosas, passei a escrever também comentários de filmes de arte; publicados, atualmente, na revista virtual Partes.
Quanto às poesias… eu as escrevo desde a adolescência, mas somente agora comecei a divulgá-las em sites de literatura. Não tenho nenhum livro publicado… mas ainda chego lá!

Para escrever esse livro, lançado recentemente pela Butterfly Editora, Afonso Moreira Jr. inspirou-se na obra de Honoré de Balzac “Cristo Espera por ti”, psicografada por Waldo Vieira. A leitura feita, tempos atrás, deixou-o tão sensibilizado que jamais a esqueceu. Mas foi somente em 2008, que resolveu basear-se nessa obra para escrever ALMA DE MULHER em corpo de homem; numa linguagem mais fluente, fácil e acessível. E, assim, retransmitir a valiosa mensagem do espírito do grande escritor francês para leitores de todas as camadas sociais.

O autor baseou-se também no “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec; segundo o qual, todos os espíritos têm a oportunidade de retornar à Terra a fim de trabalhar pelo seu progresso espiritual. As imperfeições do corpo que o espírito assume são provas que o ajudarão a progredir. Se o espírito vencer os obstáculos que terá pela frente, em razão dessas imperfeições, obterá o progresso necessário. Ainda segundo seus ensinamentos, em cada jornada, um mesmo espírito assume um corpo diferente; dependendo das provas a serem superadas. O fato de um mesmo espírito voltar ao nosso planeta, ora como homem… ora como mulher, ocorre em razão da necessidade da diversidade de experiências, para a amplitude do aprendizado, no caminho da evolução.

A personagem principal do romance é Carlota, que em sua existência passada era uma bela mulher; mas que deverá retornar à Terra conservando a alma feminina num corpo de homem. Carlota se desespera na expectativa de tal experiência e pede por clemência… Quais os motivos que a levarão ser uma prisioneira de si mesma? Um espírito de luz vem acalmá-la; mostra-lhe os abusos que cometeu usando de sua beleza feminina, na existência anterior; e explica que, agora, está diante de uma oportunidade de repará-los…

Afonso ressaltou no lançamento deste seu romance, que somos todos filhos de Deus e, independentemente do corpo físico e da situação em que nos encontramos neste planeta, aqui viemos para aprender e aprimorar a nossa alma. Não importam as nossas diferenças; pois, como filhos do mesmo Pai, devemos nos tratar com o mesmo amor fraterno dos irmãos.

ALMA DE MULHER em corpo de homem é um sonho realizado do autor, com o qual o ele espera poder contribuir, junto à sociedade, para pôr um fim ao preconceito.

Perfil do Autor:

Afonso Moreira Jr. iniciou seus estudos espíritas em 1979, com o livro “Evangelho, Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.

Em seguida, fez vários cursos na Federação Espírita do Estado de São Paulo; onde começou a trabalhar como médium e orador.

Atualmente é diretor-fundador do Grupo Espírita Geam, no bairro de Santana (São Paulo/SP). É apresentador do programa “Consciência Espírita”, da rádio Boa Nova (1450-AM); em Guarulhos/SP.

Profissionalmente, atua na área editorial.

NAIR LÚCIA DE BRITTO

Comentarista de Cinema e Literatura

Deixe um comentário