Uncategorized

Atividade turística e meio ambiente

Daniella Rodrigues, Kaíse Canuto, Régis Costa, Síria Marques, Thiago Carvalho

 

publicado em 19/10/2009 como www.partes.com.br/turismo/turismoemeioambiente.asp

Com o advento do capitalismo, o turismo passou a ser visto como uma atividade geradora de lucros e divisas para as comunidades envolvidas.

Como toda atividade econômica, o turismo é também um dos grandes responsáveis pelos impactos gerados à sociedade. Os impactos econômicos provocados pelo turismo podem ir desde a geração de emprego e renda assim como ocasionar uma má distribuição da renda adquirida com a comunidade local, já os impactos sociais dessa atividade podem proporcionar a integração turista e comunidade local.

Nos impactos culturais podemos observar a presença de uma forte identidade cultural que apesar disso pode perceber a influência de outras culturas (aculturação).

Os impactos ambientais do turismo são responsáveis pela preservação do meio ambiente quando for trabalhado respeitando a idéia de turismo sustentável, mas caso isso não ocorra, acontece o inverso, vemos a poluição e a degradação do meio ambiente.

Sendo o turismo uma atividade que explora o atrativo local como também o espaço natural do mesmo, a questão do meio ambiente em torno dos impactos causados pela atividade, deve ser algo que possa ser pertinente ao turismo, que está estreitamente ligado às questões ambientais, principalmente no que diz respeito à preservação e conservação dos espaços naturais.

Garantir a preservação da fauna e flora endêmicas, assim como incentivar a criação de áreas de conservação, também são pontos que se tornam importantes para a qualidade e gestão da atividade turística.

Sobre as unidades de conservação podemos destacar as APAS (Áreas de Proteção Ambientais), Reservas biológicas, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nacional), Refúgios de vida silvestre e Parques Nacionais.

Portanto, o turismo na base do seu planejamento, deve incluir planos, projetos, programas e políticas públicas voltados para as questões relacionados ao meio ambiente natural. Por fim, essas ações garantirão a sustentabilidade turística junto ao espaço natural.

Daniella Rodrigues, Kaíse Canuto, Régis Costa, Síria Marques, Thiago Carvalho são Acadêmicos do 6º período de Bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, 2009/2.

Deixe um comentário