Ciência e Tecnologia

MANAUS SEDIA FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE INTERNACIONAL COM AL GORE E JAMES CAMERON

 

 

Fórum Internacional será realizado nos dias 26 e 27 de março

 

O Fórum Internacional de Sustentabilidade realizado pela SEMINARS e promovido pelo LIDE, com apoio do Governo do Amazonas, nos dias 26 e 27 de março 2010, no Hotel Tropical, em Manaus (AM), discutirá Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social para a Amazônia. O evento contará com as palestras do líder mundial e prêmio Nobel da Paz, AL GORE, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, do cineasta JAMES CAMERON, diretor de blockbusters como “Avatar” e “Titanic” e com a participação do cientista e ecólogo norte-americano, pioneiro na pesquisa da Amazônia, Thomas Lovejoy. O anfitrião do Fórum será o governador do Amazonas, EDUARDO BRAGA.

 

A abertura do Fórum Internacional de Sustentabilidade será realizada em 26 de março pelo governador do Amazonas, EDUARDO BRAGA, seguido pela exposição de Thomas Lovejoy, que falará sobre “A importância da Amazônia no contexto das mudanças climáticas globais”. Na sequência, AL GORE explanará a propósito da “A importância da conservação da Amazônia para deter o aquecimento global e as mudanças climáticas”.

 

As discussões do segundo dia de evento serão abertas por EDUARDO BRAGA, governador do Amazonas, que apresentará o tema “Conservação e sustentabilidade na prática: a experiência do Amazonas”. JAMES CAMERON será o último palestrante do Fórum e abordará o assunto “Como e porque sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta”.

 

O Fórum de Sustentabilidade deve reunir aproximadamente 300 dos principais empresários, executivos e lideranças políticas do Brasil. Os dois dias de seminário terão como objetivo difundir a prática e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia, assim como demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta em pé e suas implicações para a região e o mundo. Os organizadores do encontro desejam criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

Participarão CEO’s das maiores empresas do País, tendo como base os empresários que integram o LIDE- Grupo de Líderes Empresariais, lideranças de ONG´s ambientais e personalidades engajadas no movimento de sustentabilidade.

 

Após o evento, James Cameron estenderá sua estada em Manaus para conferir os projetos de sustentabilidade e preservação da Floresta Amazônica, conhecendo de perto a diversidade da floresta amazônica e as comunidades locais.

 

A Seminars montou um plano de gestão sustentável para o evento, que inclui a priorização de consumo de produtos e alimentos da região, o emprego de materiais de baixo impacto, e a gestão de resíduos sólidos com o reaproveitamento dos insumos usados na produção através de parcerias com cooperativas locais.  O Fórum Internacional de Sustentabilidade realizará também o inventário e neu
tralização de emissões de gases do efeito estufa através da aquisição de créditos de carbono provenientes do projeto Juma, da Fundação Amazonas Sustentável.

 

No encerramento do Fórum, as luzes – internas e externas – do Teatro Amazonas serão desligadas em uma ação mundial da WWF, organização não-governamental voltada para a conservação da natureza.  A iniciativa – intitulada Hora do Planeta – acontecerá às 20h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário