Educação Educação educação infantil

Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas

Publicado originalmente como  www.partes.com.br/educacao/relatos/identidade.asp

Relato de experiência – Projeto de trabalho 

 

Título: “Construindo minha identidade com minha família e minha escola: Buscando descobertas e construindo aprendizagens significativas ”

 

Turma Pré-escola

Professora Querti Guedes-*

 

 

Pensamento: “…a esperança é ver o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitária, que encontra na educação não apenas um meio para o letramento, mas sim uma forma de alfabetização para a vida, diante da qual, um dia, seremos todos agentes políticos, verdadeiros cidadãos entendedores de nossas realidades e participantes ativos do processo de (re) construção social.”

Paulo Freire (1993)

 

Justificativa:

Pensamos neste tema buscando contemplar as dimensões lúdicas da educação infantil.

Valorizando descobertas da nossa turma neste período inicial à escola, onde estão explorando o mundo e ao mesmo tempo trazendo suas vivências para a escola.

O tema do projeto se relacionou no momento em que todos estavam se conhecendo, e valorizando as descobertas e a exploração. Criamos um ambiente acolhedor e propício a aprendizagens significativas no ambiente escolar através da interação trazendo atividades contextualizadas com o tema trabalhado e possibilitando que as crianças construam seus pensamentos, suas concepções acerca do que os rodeia.

Objetivo geral:

 

Sentimos a necessidade de desenvolver esse projeto devido as novas relações estabelecidas na sala, devido a realidade de crianças especiais e de todas necessitarem de compreensão umas com as outras e construir que através das relações com as  famílias  possibilidades de novas construções  em sala de aula, através da afetividade. Oportunizando que se apropriem de valores e conceitos de respeito, de amizade, de cooperação, de cuidado com as pessoas do seu convívio.

          As crianças estavam em um contexto de novas vivências e busca de aprendizagens para seu desenvolvimento e precisam de auxílio para lidar com todas essas mudanças, por isso a necessidade de busca de referências, assim nosso projeto permitiu que eles se encontrassem nesse ambiente e principalmente valorizassem suas descobertas que oportunizaram aprendizagens significativas.

 

Objetivos específicos:

  • Proporcionar tempos e espaços para que as crianças se adaptem na escola, que nos tomem como referência e que não somente os pais, buscando um ambiente acolhedor e afetivo que estimule a linguagem e a escuta da criança e promova o seu crescimento e desenvolvimento pleno;
  • Oralidade;
  • Explorar diferentes materiais;
  • Incentivar o brincar livre e dirigido;
  • A linguagem verbal e corporal;
  • Estimular momentos de descoberta e investigação;
  • Viabilizar trocas de experiências e conhecimento enquanto se descobrem como ser único e social;
  • Proporcionar momentos de movimento valorizando a expressividade, a coordenação, o equilíbrio bem como estimular a fantasia e a imaginação;
  • Construir diferentes conhecimentos de mundo e de si através da interação e do brincar;
  • Promover a importância e importante participação da família neste processo de adaptação, de modo a transmitir segurança para a criança;
  • Propiciar a criança a descoberta de mundo através das diversas sensações, percepções, experiências e descobertas vivenciadas a cada dia na escola;
  • Perceber o que instiga o que desperta o interesse nas crianças;
  • Incentivar noções de letramento;
  • Desenvolver o gosto pela literatura Infantil;
  • Oportunizar trocas afetivas.

Atividade motivadora e etapas:

         O que motivou a construção do projeto de trabalho do pré A tarde foi  a percepção que as crianças demonstraram ter pela diferença entre eles em sala de aula, o que me fez como professora interferir com questionamentos durante nossas conversas na roda sobre essas diferenças:  Somos todos iguais? Pensamos da mesma forma? Nossas atitudes são totalmente iguais?  Nossas casas são iguais as outras?Porque somos diferentes? É importante ouvir os outros? Como podemos agir com as pessoas? Como ter respeito com os outros?

         E esses questionamentos foram se ampliando de maneira que surgiram interesses diferentes na sala e então começamos a pesquisar livros que contemplassem o que eles iam questionando. Trabalhamos o livro Caillou cuida de Rose(irmã do personagem), trabalhamos “ Meu amigo Down”, “ Amigos, mas nem tanto” e por ultimo estamos desenvolvendo em partes o livro “Se ligue em você” de Luis Antônio Gasparetto que problematiza justamente essas questões que estamos conversando em sala de aula e que com uma linguagem muito próxima das crianças consegue esclarecer esses conflitos e aponta sugestões que discutimos sempre e registramos através dos trabalhos na sala e em casa.

Metodologia:

            A metodologia utilizada de projetos é um trabalho ordenado, uma idéia que possui grandes possibilidades e flexibilidade de organização e nos permite criar. Trabalhamos com projetos que é um modo de organizar as práticas educativas, que indicam uma ação intencional e planejada, a qual cada atividade desenvolvida terá a intenção pedagógica de desenvolver este projeto e serão norteadas por ele.

“ O planejamento   desenvolvida través de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por  fundamento  uma aprendizagem significativa para as crianças…

Hoffmann,1999, pág. 43

         O tema partiu da necessidade do grupo e foram percebidas diariamente quando é desenvolvido o trabalho e através das observações compreendeu-se o que está despertando ou instigando o interesse das crianças.

         E  partindo desses interesses  buscamos as aprendizagens significativas.

Para o autor Ausubel uma aprendizagem é significativa quando o novo conceito se liga, interliga com outros conceitos já aprendidos, já vivenciados pelo aprendiz, ou seja, que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados  para que possam descobrir e redescobrir outros conhecimentos, tornando a aprendizagem prazerosa e eficaz.

“ O conhecimento é significativo por definição. É produto significaTivo de um processo psicológico cognitivo (saber) que envolve a interação entre idéias significativas, idéias anteriores relevantes do cognitivo do  aprendiz e o “mecanismo” mental do mesmo para aprender de forma significativa ou para adquirir e reter conhecimentos”.

Ausubel, 2003

Conteúdos:

           Considerando que os conteúdos são algumas metas que temos a intenção de que as crianças aprendam ou desenvolvam no decorrer do nosso trabalho então,  voltamos as atividades do projeto visando uma intenção pedagógica que desenvolvesse pequenas tarefas que estimulassem a aprendizagem, como:

“ Concebe conteúdos como um meio para que as crianças desenvolvam  mais capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir, ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem…

Referencial Curricular da Educação Infantil

         Então, voltamos às atividades do nosso projeto visando uma intenção pedagógica:

  • Estimular a higiene orientando momentos como lanche e escovação;
  • O respeito e cuidado com colegas e professoras;
  • Estimular a linguagem oral e escrita através dos registros;
  • Despertar o gosto pela leitura através de livros da literatura infantil, representações e encenações ao contar histórias;
  • Incentivar a musicalidade;
  • Propiciar momentos de brincadeira, estimular a fantasia e o faz de conta; Trabalhar a expressão corporal através da dança e atividades no pátio;
  • Explorar noções de espaço; seriação e classificação através de organização da sala organizando noções da área lógico – matemática;
  • Estimular a percepção buscando organização de pensamento e atitudes;
  • Chamar a atenção para as diferenças na sala de aula, estimulando a percepção entre nos todos na sala.

 

Referencial

 

 

O trabalho pedagógico com crianças de 4 anos.

         Este trabalho com crianças de quatro anos por muito tempo foi centrado no cuidar, porém hoje já se tem uma visão pedagógica diferenciada, pois as instituições de educação infantil incorporam as funções de educar e cuidar voltando o trabalho para o  pedagógico.

         O trabalho com projetos visa estimular a exploração, a construção de relações, a socialização, a corporeidade, a linguagem, noções de letramento.

         É importante considerar que as crianças são singulares, considerar suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, e cognitivas, assim valorizamos suas diferenças e suas potencialidades.

“ considerar   que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagens que respeitem suas necessidades…

Referencial curricular para a educ. inf.

         Tornamos todas as atividades desenvolvidas em sala de aula pedagógicas a partir do momento em que não as realizamos mecanicamente, mas sim voltadas para a aprendizagem, o cuidado com a higiene, a qual a criança percebe através da interação com a professora porque é importante ficar limpo, e que não devemos  colocar a comida no chão porque trabalhamos em aula que o cuidado com o ambiente onde permanecemos é muito importante,ou que escovamos os dentes porque  preservamos a nossa saúde.

         Ou seja, todos esses conceitos vão sendo construídos diariamente e as crianças criam e recriam , constroem e reconstroem esses conceitos enquanto aprendem.

         Como quando utilizamos o recurso do livro “ Se ligue em você” do autor Luis Antônio Gaspareto.

Desta forma, qualificamos um trabalho pedagógico no pré A, oportunizando o conhecimento e formando cidadãos autônomos.

Desenvolvemos atividades que contemplem áreas de conhecimento e que buscam o desenvolvimento das crianças, estimulando, o brincar, a fantasia e o faz de conta.

Segundo Negrine (1994) o brincar é uma necessidade básica da criança, assim como é a nutrição e a saúde.

O brincar ajuda a criança no desenvolvimento físico, intelectual e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

“…a criança traz consigo toda uma pré-história construída a partir

de suas vivencias, grande parte delas através da atividade

lúdica…”

Negrine, 1994

         Brincando a criança desenvolve potencialidades, compara, nomeia, associa, calcula, classifica, conceitua e cria.

         A brincadeira traduz o mundo para a realidade infantil.

         Por essa razão, utilizamos recursos de mídia, livros, atividades gráficas, e de construção para expor e pesquisar o projeto explorado.

Atividade avaliativa:

 

            A avaliação do projeto ocorreu de forma progressiva e diária buscando sempre atender às necessidades das crianças e suas inquietações.

         Conforme as curiosidades e questionamentos forma surgindo, as pesquisas foram sendo realizadas junto com as crianças.

         Construímos conceitos de amizade, cooperação, respeito às diferenças e o exercício do diálogo constante em nossa sala de aula.

 

Referencial Bibliográfico

– AUSUBELl, D.P.A.  Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. SP:  Moraes, 2003.

– BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil.POA: Artmed, 2008.

– BONAMIGO, Elza Maria de Rezende. Como ajudar a criança no seu Desenvolvimento , POA: edt. Universidade UFRGS, 2001.

– Coleção Buriti Mirim – Educação infantil. SP, edty moderna, 2009.

– FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. 1993.

 – GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever.SP. edt. Cultural

 – HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito e desafio. POA 1991.

– NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil.POA.

 Prodil, 1994

 – Referencial Curricular para a educação Infantil.

 

Deixe um comentário