Ciência e Tecnologia

Estréia do Documentário ECOHABITAT

Documentário ECOHABITAT – SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO mostra soluções e tecnologias sustentáveis para o dia a dia

 

** Lançamento em 11 de dezembro

 

 

Enfrentamos diariamente um vasto número de problemas ambientais que ameaçam o equilíbrio ecológico do planeta, a sua biodiversidade e principalmente a qualidade de vida humana.

 

O documentário ECOHABITAT – SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO, que foi feito especialmente para os jovens com uma linguagem moderna, mostra como podemos agir para melhorar as condições de vida no mundo e preservar o meio ambiente. O filme será lançado no dia 11 de dezembro, num evento só para convidados.

 

Com a produção da Associação Cultural Simbora em parceria com a Brazucah Produções, o filme – que foi feito inicialmente para TV mas também será exibido no site do programa (www.ecohabitat.tv.br) e distribuído para 2.000 escolas de São Paulo – é dividido em 2 episódios de 56 minutos de duração cada. 

 

Durante o programa a apresentadora Gabriela Veiga (ex integrante do Teatro Mágico) interage com os repórteres Guilherme Folco e Thiago Tognozzi,  que saem a campo para buscar informações através de entrevistas realizadas com pesquisadores, ativistas e pessoas no meio urbano e rural do estado de São Paulo. Esses entrevistados dão dicas sobre soluções e tecnologias sustentáveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

No quadro “Faça você mesmo” os entrevistados ensinarão aos espectadores soluções práticas e sustentáveis possíveis de serem feitas em casa com materiais e montagens simples.

 

Nesses dois primeiros episódios o documentário contou com a participação de oito instituições que visam diferentes ações sustentáveis. São elas:

CASA DOS HÓLONS – laboratório de permacultura urbana, que experimenta técnicas de bioconstrução e apresenta soluções para ambientes residenciais, como plantio em pequenos espaços;

SITIO DUAS CACHOEIRAS, em Amparo (SP) – a instituição recebe estudantes de todas as idades e pesquisadores interessados em Meio Ambiente;

ESTÂNCIA DEMÉTRIA – experimenta uma nova forma de habitar e produzir comercialmente na zona rural;

SOCIEDADE DO SOL – ensinam como as pessoas podem fazer seu próprio aquecedor solar; 

SABOR NATURAL – comercializa produtos orgânicos e oferece cursos aos clientes para que aprendam a consumir de forma ética;

MORADA DA FLORESTA – moradia comunitária que fica no meio da cidade de SP e difunde técnicas de sustentabilidade doméstica;

CENTRO DE CULTURA E SUSTENTABILIDADE MAX FEFFER, em Pardinho (SP) – o local foi todo construído através de técnicas de bioconstrução.

3M – No programa, a multinacional apresenta as ferramentas que utiliza para praticar a sustentabilidade em larga escala

NENA ALAVA E SUA EQUIPE – Transformando o lixo e materiais orgânicos como terra, a bioconstrutora Nena e sua equipe fazem a cenografia de grandes eventos.

 

 

 

 

Sobre o Diretor  – Paulo Perez

Diretor de vídeo há 4 anos, iniciou sua carreira em 1995 como cinegrafista. Em 2000 foi editor do Programa Jornalístico Caminhos e Parcerias – TV Cultura ganhador do VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo.  Durante 9 anos foi morador de Ecovilas, desenvolvendo trabalhos de sustentabilidade e nutrição, onde se especializou em cozinha natural (chef naturalista), ministrando cursos e palestras sobre alimentação.

 

Sobre a Apresentadora – Gabriela Veiga

Ex-integrante do grupo O Teatro Mágico, a apresentadora do ECOhabitat foi escolhida por ser uma ativista ambiental e bacharel em biologia. Trabalhou no Instituto de Botânica de São Paulo, estudou técnicas de desenvolvimento sustentável no Amazonas, na comunidade ABRA 144. Com o grupo O Teatro Mágico, desenvolveu a militância no vegetarianismo e seu projeto Hábitos e Habitat, dando palestras e workshops sobre o assunto. Atualmente desenvolve sua carreira como atriz.

 

Conheça toda equipe em www.ecohabitat.tv.br 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Título original: ECOhabitat – Sustentabilidade em Ação 

País: Brasil 

Idioma: Português

Ano: 2011

Duraçao: 2 episódios de 56 minutos

Realização: Associação Cultural Simbora

Direção: Paulo Perez

Roteiro: Thiago Tognozzi

Produção: Cynthia Alario

Música original: Guilherme Folco Multisambofônico

Apresentação: Gabriela Veiga

Repórteres: Guilherme Folco e Thiago Tognozzi 

Direção de fotografia: Eduardo Marchesan

Edição: Fabio Eufrazio

Arte 3D: Alexandre Alves

Maquiagem: Guilherme Coradello

Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura/ PROAC Programa de Ação Cultural – 2010

Patrocínio: 3M e Claro

Assessoria de Imprensa

ATTi Comunicação – 

Deixe um comentário