Crônicas Humor Johnny Notariano

Sugestão para aposentandos tendo em vista o novo pacote previdenciário

SUGESTÃO PARA OS APOSENTANDOS

Tendo em vista o novo pacote previdenciário

(Johnny Notariano)

notarian@usp.brjnotariano@bol.com.br

 

        Com características de brincadeira e, assim deve ser encarado, em qualquer lugar que se ande, o assunto é aposentadoria. Logo no meu primeiro dia de trabalho, jovem, os colegas da área, como é costume, fizeram-me um verdadeiro inquérito policial. Curiosidades querem saber tudo, casa própria ou aluguel, automóvel e marca; casado ou solteiro; filhos; salário proposto e a mais importante pergunta: – \Quanto tempo falto para sua aposentadoria\. Imagine com 25 anos de idade viver esse clima todos os dias. Isso já é \Obsessão aposentadomacabroria\ e hoje está exatamente assim.

        É realmente preocupante o tema aposentadoria, de um lado atende às mínimas necessidades de outro é deprimente. Do lado dos servidores públicos ainda se aposentam perto da realidade, salário integral, mas pela Lei maior, \CLT\, diverge muito daquilo que seria digno depois de mais de trinta e cinco anos de trabalho. E olha que a Carta Maior, Constituição Federal, prega a dignidade com os salários de todos os trabalhadores de qualquer esfera. Não consigo entender por que não equacionaram ainda esses regimes de previdência. Para alguns o mel, para outros o fel. Quem sabe se repensassem esses regimes previdenciários em uma só proposta, todos sairiam satisfeitos.

        Diante dessa corrida para a aposentadoria que se tem percebido todos os dias, verdadeira maratona e com as novidades como fator previdenciário; expectativa de vida; tempo de contribuição entre outras que poderão surgir de surpresa, senti-me estimulado a fazer um \Simuladão\. Abri o site da Previdência, imaginei-me em tempos de aposentadoria e tive a resposta. P%@#*. Só não chorei por que tive vergonha, que decepção!

        Estabeleceram idade mínima, compulsória aos 70 anos e tem quem apoie 75 anos. Foi pensando na possibilidade de se aumentar ainda mais, para 80 anos, que ouvi algumas sugestões brilhantes para se adequar às empresas privadas e públicas à nova realidade. Com isso espera-se reduzir as indenizações por acidente de trabalho e conceder um ambiente digno e seguro a todo trabalhador que teimar em permanecer na empresa.

PROVIDÊNCIAS SUGERIDAS:

– Relógio despertador no local de trabalho com som de sino para caso de sono diurno.

– Aumento do tempo de espera \time-out\ no fechamento das portas dos elevadores. Pode provocar um grave acidente.

– Construir rampas com corrimão não escorregadio.

– Colocar porta-bengala em todas as salas e babadores nos refeitórios.

– Aumentar todas as fontes de impressão de documentos, local de marcação de pontos e autoatendimento, pensando no futuro.

– Substituir os terminais de vídeo para 42 polegadas.

– Colocar suporte de apoio em todos os banheiros e lugar para possível cadeira de rodas.

– Remodelar os aparelhos telefônicos com aumento do volume ou adaptar com um aparelho de surdez.

– Aquisição de lentes de aumento, lupas, para os mais antigos.

– Colocar armários para suportar o estoque de fraldões geriátricos.

– Proibir e coibir qualquer provocação por parte dos mais novos, não permitir que ninguém manuseie as vestimentas perto dos mais antigos, evita-se com isso uma tragédia, como ataque cardíaco e outras complicações com quem tem marca-passo.

– Importante, criar cursos e treinamento para a terceira, quarta e quinta idade.

– Aquisição de \Andador\ para um possível condicionamento físico e locomoção \intersalas\.

– Avaliação de desempenho dos funcionários, diferenciada, incluir o item \Lembrança da Senha\. Aquele que perto da aposentadoria se lembrar da senha será premiado com nota máxima e uma caixa de \bombom diet\.

Departamento de Pessoal. Alterar o sistema de faltas para quando acontecer o que segue: – Esquecimento do local do trabalho; perdoar quando justificar ao dizer que o bonde atrasou; comparecimento a funeral de colegas íntimos; incontinência urinária; falta de ar; dor nas costas, esquecimento do nome e do número funcional no momento do ponto.

– Alterar as instruções de pedido de aposentadoria, incluir possível atestado de óbito.

Johnny Notariano – USP.

Deixe um comentário