Uncategorized

O EVANGELHO NO LAR É PRECISO ENTENDER

Trecho do Evangelho “O que é preciso entender por pobres de espírito”, Capítulo VII.

“Primeiro: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. (São Mateus)

Segundo: A incredulidade se divertiu com esta máxima, como com outras, sem a compreender. Por pobres de espírito Jesus não se refere aos homens desprovidos de inteligência. O que Ele quer dizer é que o reino dos céus será dos humildes e não dos orgulhosos.

Os homens da Ciência e de Espírito, segundo o mundo, têm geralmente tão alta consideração de si mesmos e de sua superioridade que olham as coisas divinas como se não merecessem atenção. Seus olhares concentram-se na sua própria pessoa, não se elevam até a Deus. Essa tendência de se crer acima de tudo não os leva senão, muito frequentemente, a negar o que, estando-lhes acima, poderia rebaixá-los, e a negar mesmo a Divindade; ou, se consentem em admiti-la, contestam-lhe um dos seus mais belos atributos: sua ação providencial sobre as coisas deste mundo, persuadidos de que só eles bastam para bem governá-lo. Tomando sua inteligência por medida da inteligência universal, e se julgando aptos a tudo compreender, não podem crer na possibilidade daquilo que não compreendem; quando pronunciaram seu julgamento, têm-no por inapelável. Se se recusar a admitir um mundo invisível e um poder extra-humano, não é, entretanto,porque isso está acima da sua capacidade, mas porque seu orgulho se revolta com a ideia de uma coisa acima da qual não podem se colocar, os que o faria descer de su pedestal. Por isso eles não têm senão sorrisos de desdém por tudo o que não é do mundo visível e tangível; eles se atribuem muito de espírito e de ciência para crerem nessas coisas, segundo eles, boas para as pessoas simples, tendo aqueles que as levam a sério como pobres de espírito.

Entretanto o que quer que digam, lhes será preciso entrar como os outros nesse mundo invisível que ridicularizam, quando seus olhos serão abertos e reconhecerão seu erro. Mas Deus, que é justo, não pode receber na mesma categoria aquele que menosprezou seu poder e aquele que se submeteu humildemente às suas Leis, nem os igualar.”

Comentário: Deus reconhece a humildade como uma das maiores virtudes do homem. E o orgulho um vício que distancia o homem orgulhoso de Deus.

No mundo moderno muitas pessoas sentem vergonha de falar de Deus. Que Pai da Terra não ficaria entristecido ao constatar que seu filho se envergonha dele. Quanto mais o nosso Pai que está no Céu! Com que cara você poderá pedir a ajuda de Deus nos momentos  difíceis da vida que acontecem com todos?

Daí porque quando alguém alcança um milagre vale lembrar daquela famosa frase: “Tua fé te salvou!”

Nair Lúcia de Britto  

Deixe um comentário