Related Articles
Resoluções de ano novo
Daniel Medeiros* O filósofo alemão Martin Heidegger afirmou que somos “seres aí”, entes largados neste mundo, sem uma precedência conhecida ou mesmo possível. Mas, ao contrário de outros entes, seríamos os únicos capazes de perceber nossa existência e, por causa disso, de fazermos algo em relação a ela. Graças a essa capacidade de nos perceber, […]
Da árvore ao rizoma: possibilidades para o campo educacional
Daniela da Cruz Schneider[1] Resumo: o presente artigo tem por finalidade apresentar o conceito de rizoma – tal como é proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari – apontando potências para repensar o território educacional. Propõe esta discussão tensionando as concepções de sistema arbóreo e rizoma, fazendo uma interlocução com uma pretensa educação […]
Carta à tecnologia, com amor
*Por Wanessa Moriyama Há alguns anos, li um artigo no jornal americano The New York Times, intitulado ‘Para Siri, Com Amor’, sobre o relato de uma mãe acerca da relação de Gus, seu filho autista, de 13 anos, com a assistente pessoal eletrônica da Apple. Judith Newman, jornalista por formação, explicava que, ao direcionar à inteligência […]