Related Articles
Ensino e aprendizagem ciências: desafios tangentes aos saberes, fazeres e conheceres pedagógicos com a Universidade, Escola Básica e os outros aí (multi)situados
Igor Helal, Celso Sánchez 10/12/2011 www.partes.com.br/educacao/artigos/ensinodeciencias.asp Resumo Este trabalho discute os desafios presentes na articulação entre universidade e escola básica, tendo como foco o ensino de ciências e o contexto de formação do pedagogo em uma perspectiva crítica, reflexiva e autopoiética. Versa sobre um processo experienciado por professores e estudantes da Universidade Federal […]
Concepções e práticas para uma coordenação pedagogia democrática
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PARA UMA COORDENAÇÃO PEDAGOGIA DEMOCRÁTICA Vanessa dos Santos Nogueira Licenciada em Pedagogia (URCAMP) – Pós-Graduanda em Gestão Educacional (UFSM) snvanessa@gmail.com Introdução Considerando que a coordenação pedagógica é um elemento fundamental para o andamento de uma gestão escolar democrática, sendo responsável por diversas atividades administrativas que norteiam a prática pedagógica, […]
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
Palestrante: Heliana Kátia Tavares Campos, Consultora da Área de Saneamento Ambiental 11/11/2011 14h00 Auditório Novo 2, Instituto de Física da USP, Ala Central do Prédio Principal – Rua do Matão, Travessa R, 187 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo não haverá inscrição prévia Heliana Kátia Tavares Campos, nome que é referência no cenário nacional e […]