Related Articles
Gestão democrática da educação: um desafio na formação teórico-prática dos educadores
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS EDUCADORES Vanuza Aparecida de Souza[1] Vilma Aparecida de Souza[2] Resumo O presente trabalho procura analisar as transformações políticas e os impactos do processo de implantação da gestão democrática nas escolas públicas e os desafios para a formação teórico-prática dos educadores. As novas demandas educacionais […]
O problema crítico: o racionalismo versus o empirismo, a síntese à priori e o seu fundamento
Leandro Freitas Menezes[*] publicado em 06/06/2011 como www.partes.com.br/reflexao/racionalismoempirismo.asp Resumo: Pretende-se apresentar o embate filosófico divergente entre os racionalistas, os quais defendem que todo o conhecimento é racional, e os empiristas, que todo o conhecimento é oriundo da experiência. Defende-se, no entanto, que em se tratando da construção de conhecimento, tais pontos de vista não divergem, […]
Artigo: Sonhos de um profissional
Artigo: Sonhos de um profissional * Washington Kusabara O profissional pode ser entendido como uma pessoa em constante aperfeiçoamento. Em um fluxo de fabricação, onde há matéria-prima e produto acabado, o profissional deve ser como o material em processo, já que sempre há o que melhorar ou algum componente a ser acrescentado. Estipular objetivos significa […]