Igrejas Igrejas de São Paulo

Igreja de Santo Antonio

A igreja de Santo Antônio fica no mesmíssimo lugar onde ergueu-se a sua primitiva capela no quinhentismo. Na Praça do Patriarca, ao lado do Viaduto do Chá,

Lincoln Secco, membro do grupo de estudos D’O Capital, é autor desta série sobre as mais antigas igrejas da cidade de São Paulo, segundo Lincoln, os santos são muitos e há para todos os dias e os estudos da variação regional e histórica de suas devoções contribuiriam muito para se conhecer a história popular do Brasil.

defronte a rua Libero Badaró, colada a um grande hotel. O nome dessa praça, como já acentuou mais de um historiador, devia mudar para Praça Santo Antônio, pois já se provou que o patriarca da independência, José Bonifácio, morou um pouco afastado daquele sítio. Além disso, já tem rua que o homenageia. Mas…deixemos esse desassossego para lá. Muito velha é a devoção desse Santo Antonio na cidade de São Paulo. Ainda hoje, com todo o progresso e o espírito laico que predomina, é o casamenteiro preferido de muitas devotas desiludidas do amor. Por isso, a Igreja de Santo Antonio foi uma das primeiras erguidas em São Paulo. Houve antes Capela de Santo Antonio nos lados da Mooca, mas desapareceu (Camargo, A Igreja na história de São Paulo, vol. II, p.17).
Em 1592 fez referência à Igreja de Santo Antonio, já na atual Praça do Patriarca, o testamento de Afonso Sardinha, escrito numa linguagem tão simples e afetuosa que vale a pena transcrever-lhe um trecho: “Em nome de Deus, amen. – Saibam quantos esta cedula de testamento e mando cerrado virem, como no anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1592, aos 13 dias do mez de novembro, n’esta villa de S. Paulo do Campo, Capitania de S. Vicente do Brasil etc. Eu Afonso Sardinha, na dita villa morador e capitão da gente de guerra, pelo governador Lopo de Souza etc., estando de caminho para uma guerra, e sendo mortal e não sabendo o que Deus Nosso Senhor de mim fará, estando de saude e em todo o meu juízo e entendimento, ordeno esta cedula e mando em maneira seguinte: primeiro encommendo minha alma a Deus Nosso Senhor, que do nada a fez e com seu sangue precioso a remio e resgatou na arvore da vera-cruz, para que elle haja misericordia quando d’esta vida partir, e a virgem gloriosa N.S. sua mãi e a S. João Baptista, e a S. Gabriel Archanjo e a todos os santos e santas da côrte do céo a aos córos angelicos, os quais invoco para que sejam em minha ajuda e favor ante o consisterio divino”. (In: Azevedo Marques, Apontamentos históricos etc, pp.348-9). Nesse mesmo testamento Afonso Sardinha refere-se “à ermida de Santo Antonio”, para a qual deixa dois cruzados. Foi essa ermida também a sede da pouco conhecida, e sem grande influência, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, esquecida nos tempos coloniais e muito menos significativa que a dos homens pretos.
A Igreja foi reedificada em 1717, em 1747 e ainda em 1899. No atual templo, uma placa sem data indica o agradecimento à família Prates, que ajudou a última reconstrução: “Na pessoa de Eduardo Prates Nogueira o povo de São Paulo agradece à benemérita família Prates o zelo na preservação desse monumento”. Ora, sabe-se que moraram ali nas imediações da Igreja, a Baronesa de tatuí e o conde e a condessa Prates. Isso antes do início da construção do Viaduto do Chá, no final do século XIX. Tanto é que, atualmente, um dos prédios da rua Libero Badaró rende homenagens aos Prates (também homenageados lá do outro lado, nas bandas do Bom Retiro). A igreja de Santo Antônio passa, nos dias que correm, por uma nova reforma. Seu interior é apertado. Para quem entra, há à direita, o confessionário, a secretaria da igreja e um quintalzinho ao fundo, único lugar onde o terreno sagrado pode receber a luz do sol e algumas gotas de chuva.

Endereço:
Praça do Patriarca, 49 – 01002-010 – Centro – SP

(11) 3242-2414
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira – das 06:30 as 18:30
Sábado – das 06:30 as 09:30
Sábado – das 17:30 as 18:30
Domingo – das 08:00 as 09:30
Domingo – das 17:30 as 18:30

 

Missas

De segunda a sexta-feira
07:30
De segunda a sexta-feira
09:00
De segunda a sexta-feira
12:00
De segunda a sexta-feira
18:00
Terça-feira
16:00
Sábado
07:30
Sábado
09:00
Sábado
18:00
Domingo
09:00
Domingo
18:00

Deixe um comentário