Assédio Moral: entre sonhos e pesadelos

Gilberto da Silva

publicado em 12/09/2007

“Que trágica ironia! As pessoas da minha instituição que, na pior das hipóteses, deveriam me proteger foram elas as responsáveis com ou sem intenção da minha dor” Página 201

 

Obra: Entre sonhos e pesadelos: uma história real de assédio moral

Autora: Ednete Franca Passos Oliveira

Editora: Gráfica Editora J. Andrade

Local: Aracaju, 2005

Preço:s/i

Contatos com a autora:
ednetefrancaf@bol.com.br

 

Gilberto da Silva Jornalista e sociólogo

Quando recebi o primeiro e-mail da Ednete, logo identifiquei uma pessoa angustiada. Mais uma entre centenas de cartas de pessoas desesperadas pela opressão no trabalho. Mas a funcionária pública federal foi muito adiante na sua luta. Como sempre nestes casos não fugi a atendê-la e inclusive transmiti seus questionamentos para a nossa colaboradora doutora Carolina de Aguiar Teixeira Mendes, jovem e brilhante advogada, sempre prestes a nos auxiliar.

Ednete transformou suas angústias e seu histórico de perseguições e humilhações em um relato simples, didático que nos ajuda a compreender ainda mais este fenômeno do mundo do trabalho. Aos nos relatar os meandros de uma instituição federal e suas intrigas de poder, qualquer servidor público de qualquer esfera sentirá em casa. Foi o que senti, como servidor público municipal.

A ironia da história é que a lei do assédio moral pela primeira vez no Brasil foi implantada em gestões petistas e Entre sonhos e pesadelos: uma história real denuncia justamente uma administração petista, apesar da autora não citar o nome da instituição, nem partido, nem citar nomes de pessoas. E nem precisava…

Fiquei por horas admirando a capa do livro, tentando decifrar a dor e angústia de servidores que em qualquer nível ou governo passa de eleição em eleição. O assédio moral pode acontecer com qualquer um e “as pessoas reagem de formas diferentes, de acordo com seu estado de espírito” p.102.

Ednete foi honesta com ela – ao perseguir firme em sua luta – com sua carreira, com seus amigos e conosco também: mesmo não precisando remeteu e-mail de agradecimento, assim como este volume do seu livro.

Post Author: partes