Ciência e Tecnologia

Programa Cidades Sustentáveis será apresentado em Contagem e Lagoa Santa


Cidades mineiras se engajam no Programa. Em Contagem a apresentação será no próximo dia 25. Em Lagoa Santa, o programa será apresentado no dia 28 de abril (sábado).

No próximo dia 25 de abril (quarta-feira) será realizada a Conferência “Contagem: Cidade Sustentável”, que visa debater sugestões para o desenvolvimento sustentável do município mineiro. O evento está sendo organizado pela prefeitura municipal, câmara dos vereadores, Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Convidado como palestrante da conferência, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, fará a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis.

Elaborado pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Nossa São Paulo e Instituto Ethos, o programa oferece um conjunto de ferramentas – que inclui indicadores e exemplos de boas práticas – para o desenvolvimento sustentável das cidades. A plataforma inclui, ainda, uma carta compromisso para que os pré-candidatos a prefeito e representantes de partidos políticos se comprometam em implantar o programa nos municípios em que atuam.

A abertura do evento será feita pela prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e pelos presidentes do Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Olavo Machado Junior, e do Ciemg, José Agostinho da Silveira Neto.

Nabil Bonduki, ex-secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, e Jairo Jorge da Silva, prefeito de Canoas (RS), também partic iparão da conferência.

Para se inscrever para o evento, os interessados devem acessar o link: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=14101

Lagoa Santa apresenta o Programa no dia 28

A ONG Prevenir e Preservar é a organizadora do evento de apresentação do Programa Cidades Sustentáveis na cidade de Lagoa Santa. George Winnik, membro da equipe do Programa, fará uma palestra sobre o tema e os pré-candidatos da cidade serão convidados a assinarem a carta compromisso.

O evento será realizado na Sede da ACE – Rua Conde Dolabela, 183 – Centro, a partir das 9h30 da manhã e contará com a participação especial do músico Maurício Tizumba. Não é necessário confirmar presença.

Maiores informações pelo telefone:             (31) 8671-9113       ou             (31) 8803-2272      

Programa Cidades Sustentáveis

Uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos. Neste sentido foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, enriquecida por casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos.

Realizado pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Nossa São Paulo e Instituto Ethos, com apoio da Fundação Avina e Instituto Arapyaú, o programa está disponível no endereço: www.cidadessustentaveis.org.br 

O Movimento Nossa BH, membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, apresentou o programa no dia do lançamento do Sistema de Indicadores Nossa BH, contando com o apoio de diversos pré-candidatos e partidos políticos presentes.


Deixe um comentário