cinema Cultura nair lucia de britto

Alguém que me ame de verdade

Nair Lúcia de Britto

publicado em 02/02/2009

www.partes.com.br/cultura/cinema/alguem.asp

(Arranged – EUA – 2007)

 

Nair Lúcia de Britto é Comentarista de Cinema, jornalista e poeta.

O filme conta a história de duas professoras residentes num bairro simples de New York e vão lecionar numa escola do Brooklyn, destinada a alunos com necessidades especiais: Rochel (Zoe Lister Jones) e Nasira (Francis Benhamou). Sendo a primeira, judia ortodoxa e a outra, muçulmana.


Apesar das nacionalidades e religiões diferentes, o que ambas tinham em comum, além da profissão, eram as tradições rígidas e seculares de suas respectivas famílias; entre elas a do casamento arranjado.

Ambas estavam na idade certa de se casar; e, segundo os princípios em que tinham sido educadas, eram os familiares que se preocupavam em selecionar os melhores pretendentes.


Nasira tem a sorte de sentir-se logo bastante atraída por um de seus pretendentes. A decisão do casamento é rápida. Os futuros noivos aproximam-se um do outro com bastante recato, sob a supervisão da família. O véu sempre cobrindo a cabeça da moça.


Por sua vez, Rochel não tem a mesma sorte; pois nenhum dos seus pretendentes a impressionara. Pelo contrário, só lhe causavam repulsa. Ao se ver pressionada pelos pais, para que escolhesse algum deles, Rochel sai de casa, furiosa e inconformada. Procura uma amiga, sua patrícia, que abandonara a família judia, para viver em liberdade os costumes americanos.

Esta propõe a Rochel conhecer o seu “novo mundo”. Vão a uma balada e Rochel fica surpreendida com o que vê: uso de drogas, por rapazes; e moças que aceitavam “transar” com rapazes que nem sequer conheciam.

Percebe, então, que seria mil vezes preferível a rigidez de costumes, de sua raça, do que a absoluta falta de princípios que acabara de ver…


Sensibilizada com o dilema da amiga, Nasira elabora um plano inocente e eficaz para ajudar Rochel.


A trama bem-humorada, tranquila e romântica; com cenas e fotografias bastante agradáveis mostra que é possível um bom entendimento entre raças de tradições diferentes; e que o amor e a compreensão cabem em qualquer parte… é só querer!


NAIR LÚCIA DE BRITTO

Comentarista de Cinema


::.. Ficha Técnica ..::
Título Original: Arranged.
Origem:
Estados Unidos, 2007.
Direção:
Diane Crespo e Stefan C. Schaefer.
Roteiro:
Stefan C. Shaefer, baseado em história de Stefan C. Shaefer e Yuta Silverman.
Produção:
Diane Crespo e Stefan C. Schaeffer.
Fotografia:
Dan Hersey.
Edição:
Erin Greenwell.
Música:
Sohrab Habibion e Michael Hampton.
::.. Elenco ..::
Zoe Lister Jones, Francis Benhamou, John Rothman, Mimi Lieber, Laith Nakli, Doris Belack, Marcia Jean Kurtz, Trevor Braun, Daniel London, Arian Moayed, Peggy Gormley, Jake Robards, Alysia Reiner, David Castro, Peter Appel, James Arden, Alison Becker, Sanjit De Silva, Lissette Espaillat, Laura Esterman, Emma Lesser, Jason Liebman, Sarah Lord, Larry Mills, Bridget Moloney, Remy K. Selma, Nicole Shalhoub, Gina Shmuckler, Gary Shteyngart, Max Shulman e Alia Catherine Tarraf.
::.. Site Oficial ..::
http://www.arrangedthemovie.com/

Deixe um comentário