Ciência e Tecnologia

Seminário MAPA inaugura Espaço de Consumo Responsável

 Iniciativa de organizações civis e subprefeitura da Lapa, inaugura Espaço da Cultura de Consumo Responsável
  • Abrindo as atividades do Espaço, será realizado, na quarta-feira, seminário sobre acesso a sementes crioulas e orgânicas, com a presença da Comissão de Produção Orgânica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Idec apóia o projeto e participa com oficinas sobre a relação entre consumo e mudanças climáticas


São Paulo, 26 de abril de 2010 – Na próxima semana, dia 28 de abril, será inaugurado o Espaço da Cultura de Consumo Responsável, no Tendal da Lapa, fruto da parceira com o Instituto Kairós; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (USP); Projeto Nacional de Comercialização Solidária (Instituto Marista de Solidariedade e SENAES-MTE); apoio do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Vitae Civilis, entre outras, e realização da Rede Semeando – Comercialização Justa Solidária,Tendal da Lapa e Subprefeitura da Lapa.
O objetivo do espaço é favorecer a educação para o consumo responsável, por meio de oficinas semanais, além de criar a oportunidade para o movimento agroecológico e da economia solidária, abrindo o espaço para pequenos produtores de produtos orgânicos e empreendimentos da economia solidária, que tem a sua produção pautada pelo comércio justo e sustentabilidade socioambiental.
A cada semana, todas às quartas-feiras, (a partir de 28/04, das 8h às 13h), temas relacionados ao consumo responsável serão abordados, por diversas organizações, em oficinas sobre: segurança alimentar e nutricional, trocas solidárias, educomunicação, entre outros. O Idec, Instituto Kairós e Vitae Civilis irão atuar na discussão que orienta a campanha Mude o Consumo para Não Mudar o Clima (www.climaeconsumo.org.br).
Para Adriana Charoux, pesquisadora do Idec, a importância do espaço se justifica pela escassez de incentivos aos produtores familiares e para a conscientização sobre a saúde da população e do Planeta. “Não basta tornar a produção “verde”, é preciso repensar o modo de produção e consumo, para que ele viabilize a permanência da população no campo, garanta a proteção da biodiversidade, a fertilidade da terra, e aproxime mais a produção do consumidor”.
SEMINÁRIO: “Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas”
Abrindo as atividades do espaço, será realizado no mesmo dia (28 de abril), das 8h às 13h, o seminário “Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas”, promovido pela Rede Semeando – Comercialização Justa e Solidária, Tendal da Lapa/Subprefeitura da Lapa, com apoio do CPORG-SP (Comissão da Produção Orgânica de São Paulo), Instituto Kairós e Instituto Marista de Solidariedade (IMS).
O Seminário contará com a presença das principais redes de produção de sementes crioulas e orgânicas no Brasil como: a Bionatur (SC); UNAIC (RS); Associação Biodinâmica (SP); e Santuário de sementes (sul de MG). Para o debate, Marcelo Laurino, do MAPA/CPORG- SP, falará sobre Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas.
Data: 28 de abril ( quarta-feira) Horário: 8h30 – 13h00 Local: Teatro do Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100 – Lapa, São Paulo (ao lado da Subprefeitura da Lapa e prox. Estação de trem da Lapa e do Metrô Barra Funda)
Inscrição: Não é necessário fazer inscrição antecipada.
Programação
8h30-9h30 – Inscrição e Abertura 9h30-10h00- Objetivos do Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa 10h00-11h00- Desafios do acesso a sementes crioulas e orgânicas no Brasil Representante da Associação de Agricultores Orgânicos – AAO: O avanço da produção e comercialização de sementes híbridas e transgênicas
estemunho de Agricultor: desafios do acesso, atendimento ao mercado e de montagem de uma Casa de sementes crioulas.
11h00-11h30 – Visita ao “Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa – produtos Agroecológicos e da Economia Solidária”
11h30-12h30- Oportunidades de acesso a sementes crioulas e orgânicas
Depoimento de representantes de Redes de produtores de Sementes crioulas e orgânicas do Brasil: Bionatur- Rodrigo Dutra (SC), UNAIC- André F. dos Santos (RS), Associação Biodinâmica (SP)
12h00-12h30- Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas – Marcelo Laurino (MAPA / CPOrg – SP)
12h30- 13h00- Encerramento

0 Replies to “Seminário MAPA inaugura Espaço de Consumo Responsável

Deixe um comentário