Colunistas Crônicas Gilda E. Kluppel Gilda E. Kluppel

As Mentiras do dia

As Mentiras do dia

Gilda E. Kluppel

Dizem que ela tem perna curta e quanto mais longa a explicação, maior a mentira. Durante anos, os esquecidos ou distraídos do dia 1º de abril são alvos fáceis para as inúmeras brincadeiras. Nesta data, temos que ouvir as tradicionais pegadinhas e até participar da fantasia e rir da situação. Afinal, salvo as desabonadoras exceções, não passa de uma brincadeira inofensiva. Os aniversariantes do dia podem passar por um embaraço para marcar comemorações com os amigos, pela possibilidade da desconfiança de mais uma lorota.

As histórias inventadas no 1º de abril se tornaram atração na internet e muitos aguardam este dia para se divertirem com o lançamento de produtos absurdos criados pelas grandes empresas. Todos os anos são inventadas novidades e muitos internautas aderem às brincadeiras. A Google, tradicional autora de brincadeiras para o Dia da Mentira, divulgou a criação de uma empresa em Marte e um aplicativo tradutor para encorajar uma maior interação e entendimento entre animais e humanos. O Orkut chegou a mudar temporariamente o nome para Yogurt e anunciou uma ferramenta para prever o futuro.

Entretanto, nem tudo é brincadeira inofensiva, as mentiras divulgadas por e-mails, algumas vezes tão bem elaboradas, citam fontes supostamente confiáveis. Os boatos circulam rapidamente, mas na internet a velocidade da circulação aumenta consideravelmente e para esta conduta não existem limites para a imaginação. São promessas de dinheiro fácil, produtos milagrosos capazes de curar qualquer tipo de doença e fotomontagens. Arquivos com fotos ou vídeos, recebidos por desconhecidos, com alguma informação sensacionalista sobre uma personalidade famosa. Despertam a curiosidade e podem trazer uma surpresa indesejável, a transmissão de vírus. Inclusive fotos comprobatórias de que você está sendo traído são usadas como isca para atrair os arquivos maliciosos.

Quem nunca recebeu uma corrente? Algumas ameaçadoras: “se você não repassar a mensagem para um número mínimo de dez pessoas pode acontecer uma desgraça”. Outras mais otimistas: “envie esta prece para quinze pessoas e o seu desejo será realizado”. É também comum a solicitação para passar o e-mail e receber um produto grátis, as empresas afirmam que não fazem este tipo de promoção.

Entre tantas fraldes e golpes, depara-se com a herança da Malásia. Esta desatinada mensagem parte de uma suposta viúva milionária, portadora de uma doença incurável. Promete doar a herança para pessoas “bem-intencionadas” visando promover a caridade. Basta entrar em contato com o seu advogado para ter acesso e redistribuir a fortuna entre os menos privilegiados. O e-mail é longo e cheio de detalhes, mas já circulou com esta história mudando apenas o país de origem.   

Por favor, ajude…Muitos ficam sensibilizados com os pedidos de ajuda para alguém, geralmente crianças, reforçado por uma fotografia comovente. Percebe-se que a foto circula anos a fio com a mesma mensagem; as crianças mencionadas já estão em outra etapa da vida. Casos que podem ser desmascarados por uma pesquisa pela internet.

Mensagens solicitando, encarecidamente, o imediato repasse para o maior número possível de pessoas. Apelam para o lado emocional, neste exemplo: “Se você apagar isto sinceramente você não tem coração.” Informa que o repasse garante o recebimento de R$ 0,32 para a família, oferecido pelo provedor do e-mail. Desmentido pelos provedores que asseguram não participar de qualquer tipo de corrente. Contudo, esporadicamente retorna, em nossa caixa de entrada, o mesmo caso com fotos diferentes.

O pior acontece quando a mentira está relacionada às questões da área de saúde, no caso da gripe H1N1 ou gripe suína. Despejaram uma enxurrada de e-mails alarmantes provocando muita confusão, num momento em que se necessitava de informação. Uma suposta conversa entre dois médicos num chat declarava que a situação era desesperadora. Até assumem ares de verdade quando sugerem partir de alguém próximo: “tenho um amigo que trabalha no Hospital de Clínicas, estão ocultando a gravidade da situação”. As pessoas, pensando em ajudar, repassavam estas mensagens e contribuíam para espalhar o pânico. A boataria tomou uma proporção tão grande que as autoridades se obrigaram a refutar publicamente as falsas informações, devido ao temor gerado na população.

Mensagens já desmentidas recebem nova roupagem e parece que o tempo apaga da lembrança, vez por outra retornam e espalham mais mentiras. Uma mentira pode ter a feição de verdade absoluta quando não sofre contestação. E até que seja elucidada, talvez não atinja os mesmos destinatários. Os desmentidos dificilmente obtêm a abrangência avassaladora de um boato, por estes possuírem uma vertente sensacionalista.

Nas situações do cotidiano, frente a frente com as pessoas somos passíveis de tantos enganos, infelizmente o nariz do mentiroso não cresce como deveria. Imagine por e-mail, onde sequer vemos o nariz e nem a assinatura do mentiroso, visto que são anônimos ou de remetente falso; assim a possibilidade de embarcar em histórias fantasiosas se tornam maiores. Algumas são consideradas brincadeiras, mas o perigo está em mensagens engendradas por pessoas mal-intencionadas, visando tirar vantagem de uma circunstância. Caso todas as pessoas pudessem checar a veracidade dos e-mails recebidos, muita desinformação seria evitada pelo simples ato de jogar a mensagem no seu devido lugar: a lixeira. 

Deixe um comentário