Ciência e Tecnologia

TIÃO SANTOS É DESTAQUE DO CONGRESSO NACIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Evento acontece a partir de sexta, em Londrina



Principal representante dos catadores de materiais recicláveis do Brasil, Tião Santos será um dos destaques do IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental que acontece neste fim de semana, em Londrina, no Paraná.

Personagem principal do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar deste ano, Tião será homenageado com o prêmio de Personalidade da Sustentabilidade da ABDT/PR e participará do Congresso, com palestra sobre o tema, ao lado da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e José Domingos Migues, Coordenador Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros.

Presidente e fundador da ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), Tião viajará ao lado do Presidente da Coopercamjg, Alexandre Freitas Mariano, que ao seu lado também luta pelos direitos dos catadores.

Um dos grandes focos dos trabalhadores da categoria neste ano tem sido o fechamento de Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário a céu aberto do mundo, marcado para o fim do ano. Tião e seus companheiros lutam para que o fechamento seja feito com planejamento e com garantias de inclusão social para os inúmeros catadores que ficarão sem trabalho em poucos meses.  Junto a outras cooperativas, Tião também está montando uma central para poder fazer uso da nova política nacional de resíduos sólidos, aprovada em 23 de dezembro do ano passado, montando Ecopolos (centrais de valorização) e atendendo grandes empresas, através da logística reversa, que utilizam materiais recicláveis.
 
A palestra de Tião Santos no IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental (http://www.cnrs.com.br ) está marcada para sábado, às 13h30min.
 

 
Foto: Tião Santos –Cynthia Lum

 
 
 

—— End of Forwarded Message

Deixe um comentário