Uncategorized

Algumas pessoas são tão pessimistas!

Algumas pessoas são tão pessimistas! Constantemente demonstram imensa irritabilidade e insatisfação com variadas situações de vida. Se habituam a reclamarem de quase tudo! A facilmente se esquecerem dos momentos bons, das fases positivas que todos temos na vida.

Até que ocasionalmente (raramente) conseguem ser bem humoradas e um pouco felizes. Pouquinho! Mas condicionam o bem estar a tantas coisas, que realmente fica quase impossível se sentirem bem
!
Basta algum plano que fizeram não ter o desfecho exatamente que desejaram, uma leve e pequena derrapagem no percurso, um pequenino, quase inexistente obstáculo, para que entrem em profundo desespero, em um imenso mau humor, e uma terrível sensação de infelicidade, de descontentamento. 

Muitas vezes, conseguem até mesmo transformarem pequenos desvios no caminho, em precipícios imensos, bastante íngremes e profundos. E aí sim, sair deles fica realmente complicado, muito mais difícil! Mesmo assim, acredito que sempre existe uma saída, uma solução sempre é possível. Mas elas não! Nestas ocasiões, ficam exasperadas, extremamente irritadas, pessimistas. Se sentem completamente derrotadas, totalmente fracassadas, injustiçadas, e despejam uma série de xingamentos em tudo e em todos. Inclusive nelas! Perdem facilmente o entusiasmo, apagam o sorriso. Desanimam e mergulham numa tristeza tão profunda, tão sem motivo real! Sofrem um sofrimento tão doído!! Passam a enxergar a vida de maneira nebulosa, apagam da mente todos os momentos felizes que já viveram (todos nós, enquanto vivos, sempre temos) ignoram todas as conquistas e sucessos que obtiveram.

E resumem a vida numa derrota total, num fracasso imenso, numa completa e profunda infelicidade! Ficam amargas, tristes, rancorosas. 
O limiar de frustração e tolerabilidade delas é bastante baixo, e a capacidade de acreditar, de ter fé, de dar a volta por cima, também.

Se habituam a olhar os problemas e os contratempos com uma lupa, e assim, conseguem enxergá-los de um tamanho infinitamente maior do que eles realmente são. Dessa maneira, conseguem realmente tornar a vida difícil, os obstáculos quase intransponíveis, e as frustrações insuportáveis, pois se habituam a se sentirem menores que eles, não porque sempre são grandes, mas porque se diminuem diante deles. 

Muitas destas pessoas, por medo do fracasso, desistem de tentar. Se acovardam diante da vida, se encolhem diante dos desafios e não os enfrentam. Preferem abrir mão das possibilidades. Passam a vida simplesmente vendo a vida passar. Menosprezam a capacidade que têm, ignoram as possibilidades de sucesso. 

Escolhem a frustração do “será que eu teria conseguido?”, por medo, por ilógica proteção, pois acreditam que agindo assim (ou deixando de agir), estão se protegendo de possíveis frustrações, de derrotas, de sofrimentos. 

Mas, só para lembrar, optando pela não opção, pela não tentativa, abrimos mão da possibilidade da conquista e corremos um grande risco de sempre termos que nos contentar com um sentimento profundo de frustração! De desesperança! De fracassos contínuos também!!

E a vida tem muito mais para nos oferecer do que só isso!

Deixe um comentário