ESCREVER E VIVENCIAR O MATERIAL PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS
Claudia Ivanike
A escrita dirigida ao público infantil, tem o seu jeito leve, suas letras grandes e de fácil leitura, que iniciam com a “caixa alta” ou letra de máquina”.
Os pequeninos dividem o tempo da leitura das palavras com a observação do conteúdo das páginas, cores e ilustrações, por isso, algumas vezes até trocam ou pulam algumas palavrinhas.
Também é comum que ao silabar, a leitura pareça extensa, cansativa e apresente “palavras adivinhadas”…
Uma dica para quem escreve para crianças é condensar ao máximo os parágrafos de modo que em poucas linhas seja possível transmitir a ideia principal da historia ou narrativa.
Nem sempre o escritor tem a honra de vivenciar uma exploração pedagógica do que produz, pois a maioria das vezes, o material é distribuído e a finalidade didática fica para outra pessoa: familiares ou um educador/ professor.
No entanto, no momento inicial da divulgação do material pedagógico, pode ser possível uma apresentação em Feiras de Livros, Feira Escolar de Ciências, Atividades Artísticas no Museu, Programas de Incentivo da Leitura e Capacitações Educacionais, que aproximam o autor dos leitores, proporcionando a vivência com estimulação literária do trabalho criado.
Observar junto com o leitor as principais características da obra é mesmo para as ocasiões destacadamente especiais!
Ter a oportunidade de explanar a obra é fato que acontece marcando e enriquecendo um momento, valorizando o tempo gasto com a construção literária, vez que ao longo das descobertas no trabalho do autor, é visível a comunicação aflorar!
Isso, desde os bem pequenos, quando só conseguem olhar as páginas e imaginar a evolução das ilustrações, sem que pudessem exprimir o significado do simbólico ou grafia. Ou seja:
Trabalhando didaticamente o texto escrito, seja com simples leitura ou declamações, a criança entra em sintonia com o mundo da historia.
Ao explorar o livro juntamente com o professor, a criança será capaz de abstrair conteúdos que podem ficar armazenados na memória, o que lhe permitirá o exercício da reprodução textual.
A criança, mesmo que não alfabetizada, será capaz de contar a história e até mesmo desenhar ao seu modo tudo o que vivenciou durante a apresentação didática.
***
“Quem estimula a aprendizagem colabora para o crescimento com inteligência. E é de sabedoria que o homem necessita para cumprir todas as metas ao longo de sua existência. “
A FORMAÇÃO DO LEITOR INFANTIL * Por Cristina Borges Ano III n.42 fevereiro de 2004 www.partes.com.br/ed42/educacao.asp “Como posso agir para incentivar meus alunos a adquirirem o gosto pela leitura?” Minha resposta é muito simples: “Você gosta de ler, professor? Você lê? Lê o quê? Conhece os clássicos da Literatura Infantil? E as coleções novas, que […]
Matheus Toscano “É necessário uma aldeia inteira para educar uma criança”, diz um provérbio africano. Nenhuma criança aprende e se desenvolve somente a partir de valores e conhecimentos oriundos exclusivamente da sua família nuclear. Toda a construção de seu ser é a somatória de todas as experiências de aprendizagem que essa criança terá com o […]
Silvio Profirio da Silva 10/12/2011 como www.partes.com.br/educacao/artigos/eaemensinodeciencias.asp RESUMO: Durante muito tempo, o ensino de Ciências foi orientado por uma concepção puramente tradicional, que centrava-se em conceitos e definições. O que excluía a possibilidade de o aluno refletir acerca de questões de cunho social. Nas últimas décadas, a temática ambiental tem sido objeto de inúmeros estudos. […]