Educação Educação Formação Docente

A Atuação do Pedagogo no Campo Empresarial

A Atuação do Pedagogo no Campo Empresarial

Nalva Pereira Leite

Nalva Leite – Pedagoga e pós-graduada em Atendimento Especial e Inclusivo.
Atuante na Secretaria de Saúde no setor administrativo: Departamento de registros de nascidos vivos e distribuição de vacinas.
Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino Rondonópolis-MT.

Resumo: O presente artigo revela o papel do pedagogo no setor empresarial, e faz uma abordagem nas metodologias e estratégias utilizadas em relação a essa pedagogia. Tal temática mostra a relevância desse profissional e explicita que o mesmo vem ganhando destaque no seu campo de atuação, proporcionando crescimento no âmbito das empresas. Sua função está ligada aos treinamentos dos funcionários ofertando uma formação profissional de forma a melhorar a produção, qualidade de atendimento, visão competitiva e um melhor desempenho da empresa.

Palavras chave: Pedagogo, Empresa, Formação, Atendimento.

Abstract: This article reveals the role of the pedagogue in the business sector, and approaches the methodologies and strategies used in relation to this pedagogy. This theme shows the relevance of this professional and explains that he has been gaining prominence in his field of activity, providing growth within companies. Its function is linked to the training of employees offering professional training in order to improve production, quality of service, competitive vision and better performance of the company.

Keywords: Pedagogue. Company. Formation. Attendance.

Introdução

A Pedagogia Empresarial é uma nomenclatura recente, ainda em crescimento e tem como finalidade uma estruturação do espaço empresarial. Ela busca estratégias com a intenção de aprimorar os conhecimentos dos envolvidos nesse setor. O profissional dessa área assume o papel de promover conceitos envolvendo metodologias e capacitação da equipe.

 O objetivo dessa Pedagogia é ofertar uma educação empresarial tendo como foco o treinamento e incentivo dos profissionais envolvidos para que os mesmos possam superar as dificuldades que o rodeiam em todos os aspectos, tanto pessoais quanto profissionais.

O pedagogo empresarial apresenta a teoria e a prática proporcionando conhecimentos a fim de alcançar as metas estabelecidas. Nesta perspectiva, a Pedagogia Empresarial tem sido descoberta pelas empresas que percebem a importância da metodologia utilizada pela tal e buscam pelo profissional na expectativa de mudanças no âmbito da empresa.

Vale destacar que as mudanças ocorrem por meio de uma gestão com responsabilidade e respeito entre a equipe, tudo na espera de resultados positivos. Esta temática se mostra interessante, pois ela se transforma, em relação ao ensino e aprendizagem, ultrapassando os espaços escolares e atuando no campo empresarial. O presente artigo tem como fonte de pesquisa, a bibliografia encontrada em artigos e livros, com tema destinado ao assunto aqui abordado.

 

 Conceito de Pedagogia Empresarial  

Por Pedagogia Empresarial entende-se, que a mesma é uma parte da Pedagogia que corresponde aos aspectos relacionados a uma empresa, visto que a mesma tem uma atuação recente no Brasil, e os objetivos estão pautados em mudanças relacionadas ao funcionamento empresarial e adaptações   necessárias, visando o crescimento e o bom desenvolvimento.

De acordo com autor Ribeiro (2010, p.11), “Nesta perspectiva, a Pedagogia empresarial se ocupa basicamente com conhecimentos, as competências, habilidades e as atitudes diagnosticadas como indispensáveis e necessárias da melhoria da produtividade”.

Neste ínterim, a atualidade do mercado tem como padrão, a classificação e qualidade de serviços, produtos e o bom atendimento ofertados pelas empresas.  Dessa forma, se faz necessário a visão inovadora marcada pela liderança empresarial, tendo como determinante as estratégias e os alvos, avançando com caráter competitivo.  Conforme o pensamento do autor logo abaixo é possível entender que:

Tanto a empresa como a Pedagogia agem em direção a realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo. HOLTZ (2006, p.6)

Em consonância a isso, a Pedagogia Empresarial, está em busca constante de metodologias para garantir um atendimento ágil acompanhado de criatividade, a fim de conquistar uma clientela que possa ser fidedigna e sucessivamente gerar outros clientes de maneira não imposta, mas com retorno positivo.

Contudo essa Pedagogia depara com questões administrativas, visto que esse setor tem com desígnio a geração de lucros. Dessa forma, ainda há julgamento da atuação da mesma nesse setor. Diante de tal situação o referido autor apresenta à seguinte definição:

Clareza nos objetivos e compromissos de executivos, levando a uma conclusão efetiva de projetos, bem como a otimização na gestão de pessoas e em sua eficiência individual, tornando a equipe mais proativa e responsável pelo resultado geral, tanto do seu setor quanto de toda empresa.  SBCOACHING (2013, p.1).

Sendo assim, é importante ressaltar, que as funções da Pedagogia Empresarial juntamente com o departamento de Recursos Humanos se organizam com propósito de amenizar os dados negativos apresentados ao setor financeiro, com intenção de maximizar o potencial.

A Atuação do Pedagogo  

O papel do pedagogo empresarial se define como, articulador de comportamentos humanísticos e mudanças relacionadas ao funcionamento da empresa, onde tem como foco o bom desenvolvimento dos envolvidos neste processo, com o propósito de apresentar bons resultados. O autor logo abaixo explica que:

 […] O pedagogo empresarial está inserido auxiliando no desenvolvimento das competências e habilidades de cada indivíduo, para que cada profissional saiba lidar com várias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo tempo, direcionando o resultado positivo em um mercado onde a competição gera competição. CAGLIARE (2009, p.1):

Esse profissional, está em busca constante, de metodologias para garantir o aprendizado e a mediação de conhecimentos para os colaboradores da empresa, a fim de proporcionar uma capacitação aos mesmos tendo como foco, trabalhar a postura profissional e o comportamento pessoal, almejando   qualidade na produção.

De acordo com autor Fortes (2008) o pedagogo empresarial, assume a função de facilitador, inovador transformando o espaço empresarial. O mercado tem suas mudanças e exigências e então se faz notório a importância desse profissional atuando de maneira intelectual e planejada, fazendo do ambiente um lugar de aprendizado, oferecendo aos funcionários uma preparação e educação para que os mesmos se alinhem ao objetivo e interesse da empresa.

Neste sentido, o Pedagogo organiza seu planejamento, a partir dos dados apurados do histórico da empresa e partindo do conhecimento adquirido é possível a ação desse profissional, trabalhando em harmonia com os funcionários, por meio de estudos organizados, palestras, treinamentos, dinâmicas, atividades, jogos, projetos, incentivos e outros.

Lembrando também da parte avaliativa, como fator imprescindível, pois por meio dela é possível conhecer melhor os funcionários e perceber as dificuldades apresentadas por eles, na qual muitas vezes esses sujeitos podem estar presos a alguns problemas que o impeçam de romper, desse modo, a partir da observação mais aproximada do pedagogo, esses conflitos podem ser apaziguados, na tentativa de romper todos os obstáculos.

O pedagogo é um profissional imprescindível em todas as instâncias em que há ensino e aprendizagem, pois, toda sua formação é voltada para o estudo e verificação de teorias educacionais que indicam como o ser humano aprende. (FREIRE, 1996)

 Tendo respaldo nas palavras de Freire, destaca a importância do Pedagogo não apenas treinar, mas acompanhar os colaboradores, estando atualizado e sempre criando meios de atendimento eficiente e desenvolvendo habilidades para somar na gestão de pessoas.

Ressalta-se também, que a cultura e o desempenho de cada funcionário, deve ser levado em consideração, pois esses aspectos devem ser analisados de forma individual e coletiva, visto que muitos ainda precisam aprender sobre valores éticos e morais, tais como, submissão, postura, respeito, solidariedade, compromisso, humor, relacionamento, dentre outros.

Portanto, fica claro que o Pedagogo Empresarial desenvolve um papel importante dentro do setor empresarial, assumindo a função de articulador das organizações necessárias, tendo como requisito a inovação para atuar nesse campo corporativo que requer uma atenção voltada para a educação empresarial.

Conclusão 

Foi possível perceber por meio dessa temática, a importância do pedagogo Empresarial atuando no espaço da empresa. A abordagem aqui apresentada contribui para divulgação dessa Pedagogia, visto que a mesma se encontra em crescimento e ainda não se faz tão conhecida.

O Presente artigo, explica também o papel do Pedagogo no espaço da empresa, como atuante e organizador de metodologias, projetos e educação empresarial, tendo como foco o treinamento dos colaboradores, a fim de mostrar qualidade e rendimento qualitativos e quantitativos para a empresa, na qual estão alicerçados.

Acredita-se no planejamento, na estratégia e avaliação desse profissional, agindo em consonância com as metas da empresa estreitando relacionamento com os colaboradores na intenção de orientar e solucionar conflitos pessoais e profissionais.

Por fim, o envolvimento do Pedagogo Empresarial, certamente contribui de forma positiva para o crescimento da empresa, proporcionando atendimento ao público de maneira criativa, interativa, com qualidade e de caráter competitivo, alcançando uma clientela de maneira eficaz.

Referências

CAGLIARI, D. (2009). O pedagogo empresarial e a atuação na empresa. Disponível em: <http:pedagia.com.br/artigospedagogo> Acesso em:24 de maio de 2017.

FORTES, D.T. Capital intelectual como vantagem competitiva 2008. Disponível em: < http:// www.administradores.com.br artigos/carreira/cpital-intelectualcomo-vantagem-competitiva/21435/> Acesso em: 24 de maio. 2020.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 22ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HOLTZ. O RH e a Pedagogia Empresarial, 2006. Disponível em:<http://pedagogia.com.br/artigos/rhpedagogiaempresarial/index.php?pagina>Acesso em: 25 de maio. 2020.

RIBEIRO, A. E. do A. Pedagogia Empresarial: atuação do Pedagogo na Empresa, 4ª. ed. RJ: Wak, 2010.

SBCOACHIN. TREINAMENTO DE PESSOAL. 2013.Disponível em: <https://www.sbcoching.com.br/coaching/treinamento-pessoal> Acesso em: 25 de maio. 2020.

Como publicar na REVISTA P@RTES

LEITE, N.P., A Atuação do Pedagogo no Campo Empresarial

 

 

 

*Pedagoga e pós-graduada em Atendimento Especial e Inclusivo.

Atuante na Secretaria de Saúde no setor administrativo: Departamento de registros de nascidos vivos e distribuição de vacinas.

Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino Rondonópolis-MT

E-mail: nalvajg@hotmail.com

Deixe um comentário