Educação Educação

As Teorias de Aprendizagem aplicadas na prática no âmbito da sala de aula

As Teorias de Aprendizagem aplicadas na prática no âmbito da sala de aula

Jader Luís da Silveira*

 

Resumo

Jader Luis da Silveira – Professor e Diretor do Grupo MultiAtual Educacional. Especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Especialista em Docência em Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG.

As Teorias de Aprendizagem apresentam grande importância no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho é entender a importância de tais teorias no âmbito educacional. Foram investigadas as diferentes formas de aprendizagem como uma série de etapas e participantes, entre eles o docente. Concluiu-se que teorias de aprendizagem possibilitam o planejamento e elaboração de aulas de acordo com os pensadores de cada teoria.

Palavras-chave: Teorias, Aprendizagem, Sala, Aula.

Abstract

Learning Theories are of great importance in the teaching-learning process. The objective of this work is to understand the importance of such theories in the educational field. Different forms of learning were investigated as a series of stages and participants, including the teacher. It was concluded that learning theories enable the planning and elaboration of classes according to the thinkers of each theory.

Keywords: Theories. Learning. Living room. Class.

  1. Introdução

O tema a ser abordado por este artigo será como as teorias de aprendizagem discutidas na Psicologia da Educação são utilizadas na sala de aula. As teorias de aprendizagem podem ser consideradas uma base para a construção do conhecimento dos diferentes conteúdos abordados pelas disciplinas de todas as modalidades de ensino.

Boruchovitch (1999, p.11) explica que os docentes em atuação na Educação, dispõem de “pouco conhecimento não só a respeito de como se expressa a inteligência humana, mas também sobre o papel das estratégias de aprendizagem, da autorreflexão e dos processos metacognitivos na aprendizagem”.

Apresenta-se nesse contexto, a necessidade do professor manter-se atualizado frente as constantes mudanças no cenário educacional, fazer uso de tecnologias nem suas aulas, e utilizar as teorias de aprendizagem como forma de diagnosticar e compreender como cada aluno aprende frente ao conteúdo abordado. Essa estratégia pode ser encarada como uma solução para as dificuldades e fracassos no desempenho acadêmico de determinados discentes.

  1. A Importância das Teorias de Aprendizagem no Âmbito Educacional

Os educadores têm conhecimento da importância das teorias de aprendizagem, porém não fazem uso dessas ou ainda não sabem como usar esse recurso. Tais educadores sabem que o sucesso ou fracasso de determinado aluno em relação ao conteúdo trabalhado pode ter relação com as teorias de aprendizagem ou ligados a fatores ambientais e psicológicos. Boruchovitch relata quando se fala em fracasso escolar, que:

[…] as possíveis causas do fracasso escolar, educadores apontam como fatores principais certas características do aluno, tais como: o QI baixo, a subnutrição, a imaturidade, os problemas emocionais, o abandono dos pais, a falta de condições econômicas, a desorganização familiar, entre outros. Entretanto, alguns pesquisadores enfatizam que não existem evidências de que problemas físicos, biológicos e psicológicos sejam os responsáveis pelas reprovações nas primeiras séries, derrubando-se assim os mitos das deficiências físicas, da desintegração dos lares, do retardo intelectual e da falta de prontidão. (BORUCHOVITCH, 1999, p. 7).

Os problemas enfrentados pelos professores citados anteriormente apresentam ampla relação com um dos objetos de estudo da Psicologia da Educação: as teorias de aprendizagem. Essas teorias explicam as diferentes situações de acordo com seu pensador ou representante da escola.

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

A aprendizagem dessa forma, é vista como uma interligação da cognição, que por sua vez, apresenta uma inter-relação com o desenvolvimento dos conhecimentos e saberes. A consciência do real aprendizado e desenvolvimento do aluno nas aulas é resultado das diferentes estratégias de aprendizagem concernentes às teorias.

Os conceitos relacionados à aprendizagem são oriundas da Psicologia, e se baseiam na ideia de que o indivíduo apresenta conhecimento vindos da experiência. Assim, de acordo com Neves e Damiani (2006), as novas experiências adquiridas pelos conhecimentos popular e científico são aperfeiçoados quando são incorporados novos saberes. Dessa forma, o conhecimento é tido como uma cadeia de ideias que são acrescentadas ao longo das vivências e práticas cotidianas.

Uma estratégia de grande relevância é fazer com que o aluno possa se auto avaliar, como em leituras e atividades em grupos. O cenário atual pedagógico, exige que a educação bancária seja substituída, vista como aquela que a transmissão de conhecimento é realizada pelo professor, figura que detém o conhecimento e a verdade e passa para o aluno. Essa modificação deve ser pela educação mais dinâmica e interativa, com um modelo de ensino coletivo e colaborativo, com a participação de todos os alunos e do professor.

Diante disso, as teorias de aprendizagem apresentam importância não apenas para o sucesso na vida acadêmica do estudante, como também influências na formação como cidadão e profissional. Com isso, o professor torna-se um agente decisivo na vida do aluno, com um papel de grande importância. Segundo De Moraes, Da Silva e Cunha (2004, p. 16), a “educação e treinamento são considerados formas de instrução específicas e orientadas para certos objetivos, provendo os profissionais com conhecimentos e habilidades para que possam desempenhar seus papéis”.

O processo de ensino e aprendizagem deve ser visto como uma série de etapas e participantes, entre eles o docente. O professor é a figura responsável por ser o mediador dos conhecimentos e saberes obtidos pelo aluno. A escola deve ser o ambiente de interação entre discentes e docentes. Neves e Damiani (2006, p. 9) demonstra isso quando exemplificam as ideias de “Vygotsky, que, resgata a importância da escola e do papel do professor como agentes indispensáveis do processo de ensino-aprendizagem”.

Peres e outros (2014) e Giusta (1985) também relatam a relação do estudante ao obter seu conhecimento nas disciplinas escolares. Nesse sentido, o conhecimento deve ocorrer em situações concretas, com relação com o conteúdo sócio histórico e embasados em uma pedagogia transformadora da sociedade, como a Pedagogia Progressista de Libâneo, da Problematização de Bordenave, na Crítico-Reprodutivistas de Saviani e na Cognitivista de Mizukami.

Essa relação deve ser vista como alternativas para a elaboração de aulas contextualizadas, dinâmicas e com conteúdos atualizados de acordo coma realidade. Cabe também que o docente tome conhecimento do perfil de cada aluno frente às teorias de aprendizagem e, faça uso de ferramentas tecnológicas, atividades que buscam atividades em grupos, que proporcionam o conhecimento coletivo e colaborativo.

O professor deve buscar conhecimento e capacitação para fazer uso das teorias de aprendizagem. Uma tarefa imprescindível é o docente saber utilizar essas teorias e aplicá-las no âmbito de suas aulas. Além disso, esse professor deve ser um agente mediador e transformador da realidade do aluno.

Torna-se necessário que os docentes refaçam o planejamento, de forma que, consigam elaborar atividades condizentes a esses alunos e que busquem a evolução de conhecimentos saberes. Também é imprescindível o uso das teorias de aprendizagem como ferramenta educacional e pedagógica, bem como aplicá-las em sala de aula.

  1. Conclusão

As teorias de aprendizagem representam importantes pilares e instrumentos para serem utilizadas em sala de aula. O professor tem conhecimento das existências dessas teorias ligadas à Psicologia da Educação, porém não fazem uso ou ainda não sabem como utilizá-las.

Em uma sala de aula é possível encontrar diferentes estilos de alunos, com suas determinadas particularidades de aprendizagem, sucessos e fracassos. As teorias de aprendizagem possibilitam planejar e elaborar aulas de acordo com os representantes e pensadores de cada escola e teoria.

Diante disso, fatores externos, tais como baixo desempenho escolar, influências socioculturais, familiares, entre outras, podem ser analisados frente às diversas teorias existentes.

Torna-se necessário que os educadores desenvolvam a capacidade de pensar, de despertar o senso-crítico e garantir o efetivo aprendizado dos discentes. Também é de extrema importância utilizar e aplicar as teorias de aprendizagem no âmbito educacional e pedagógico.

Os docentes devem buscar conhecimento dessas teorias, bem como as melhores formas de sua aplicação.

 

Referências Bibliográficas

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 1999. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18812208>. Acesso em: 25 de maio de 2018.

DE MORAES, Liege Viviane dos Santos.; DA SILVA, Maria Aparecida.; CUNHA, Cristiano J. C. A. Aprendizagem Gerencial: Teoria e Prática. RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art. 7, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=1854&Secao=ORGANIZA&Volume=3&Numero=1&Ano=2004>. Acesso em 25 de maio de 2018.

GIUSTA, A. da S. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Educ.Rev. Belo Horizonte, v.1 24-31. 1985.

NEVES, Rita de Araujo.; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista. v. 1, n. 2, abril, 2006.

PERES, Cristiane Martins et al. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 47, n. 3, p. 249-255, 2014.

SILVEIRA, Jader Luís da. As Teorias de Aprendizagem aplicadas na prática no âmbito da sala de aula. P@RTES (São Paulo), ISSN 1678-8419. n.0, v. 1, p.1., 2020.

 

 

* Professor e Diretor do Grupo MultiAtual Educacional. Especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Especialista em Docência em Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG.

Deixe um comentário