Alfabetização Educação Educação

A importância da equipe gestora e pedagógica para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização

A importância da equipe gestora e pedagógica, para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização 

 

Valdecira Aparecida da Silva Moreira [[i]]

Cleonice Adriana Schmitz dos Santos [[ii]]

Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot [[iii]]

Valdecira Aparecida da Silva Moreira – Mestra em Ciências da Educação/UDS; Professora Nível III SEDUC/RO. valdeciracolorado@hotmail.com

Resumo: Em meio a um cenário atípico em decorrência da pandemia de COVID-19, o contexto educacional, nas turmas de alfabetização passou por drásticas mudanças na forma de ensinar e aprender. O presente artigo  tem como objetivo a reflexão sobre a  importância do labor da equipe gestora e pedagógica e sua influência junto aos docentes nas turmas de alfabetização. Evidenciou-se, por meio das pesquisas a importância da parceria entre família e escola, docentes e equipe gestora e pedagógica com foco na superação dos desafios diários. 

Palavras-chave: Covid-19,  Alfabetização, Gestor.

Abstract: In the midst of an atypical scenario due to the pandemic of COVID-19, the educational context in the literacy classes went through drastic changes in the way of teaching and learning. This article aims to reflect on the importance of the work of the management and pedagogical team and its influence with teachers in literacy classes. Through the research, the importance of the partnership between family and school, teachers and the management and pedagogical team was highlighted, with a focus on overcoming daily challenges.

Keywords: Covid-19, Literacy, Manager.

 

Introdução

                Objetivando compreender a importância da equipe gestora e pedagógica, para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização, o presente trabalho dividiu-se em duas fases. No primeiro momento aos estudos bibliográficos, na qual a  revisão de literatura realizada durante a construção deste artigo permitiu perceber que existem vários pesquisadores preocupados com os efeitos do COVID-19 na educação, fato comprovado pelas publicações encontradas em revistas cientificas, apesar dos poucos meses de vivência da pandemia.

         Após catalogação, análise e estudos bibliográficos, a pesquisa passou a ser realizada em uma escola pública municipal, nos meses de junho e meados de julho 2020, por meio de relatos de experiências vivenciados por quem faz educação, os professores e equipe gestora.

COVID-19 e seus efeitos no processo educacional

Cleonice Adriana Schmitz dos Santos – Licenciatura Plena em Letras; Professora Nível III/SEDUC/RO, Especialista em Gestão Escolar, psicopedagogia, inclusão na EJA, Atendimento Educacional Especializado, Mestre em Ciências da Educação/UDS. cleomestranda@gmail.com

Pereira, Narduchi e  Miranda (2020, p.3) esclarecem que desde o final do ano de 2019, o mundo tomou conhecimento do aparecimento de um novo vírus corona. A partir do comunicado feito pelas autoridades chinesas à Organização Mundial da Saúde (OMS), que imediatamente classificou o novo vírus como perigoso às populações por seu potencial de contaminação. A OMS declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causado pelo novo Coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

            No Brasil, o primeiro caso de Coronavírus, foi diagnosticado em 25 de fevereiro, fato este anunciado por diversos meios de comunicação.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a disseminação de COVID-19 se caracterizava com uma pandemia global (ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE, 2020).

         Com a declaração da Organização Mundial da Saúde o isolamento social foi indicado como a mais eficiente estratégia para enfrentar o vírus. Entre as medidas anunciadas, o fechamento das escolas e suspensão do atendimento presencial das aulas em todo o território brasileiro.

         Meio ao caos, com objetivo de minimizar os efeitos provocados em decorrência da pandemia o ensino remoto surge como alternativa veja o que escreveram: Pereira, Narduchi e Miranda

A adoção das atividades não presenciais, apoiadas pelo uso dos recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), constituiu-se, assim, num caminho para minimizar as perdas causadas, no campo da educação, pelo isolamento social. Dessa forma, as TICS surgem como uma alternativa para evitar que os estudantes sofram prejuízos no processo de ensino-aprendizagem. (PEREIRA, NARDUCHI e MIRANDA, 2020 p.9)

Diante do quadro apresentado as escolas precisaram se adaptar para oferecer o ensino não presencial, com foco em um ensino de qualidade, sem esquecer-se do lado humano, das pessoas que precisavam ser acalentada em um momento de angústias e incertezas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) já previa a possibilidade de ensino a distância em casos emergenciais. A partir deste entendimento, os Conselhos de Educação de vários estados se manifestaram para regulamentar e amparar as escolas que optaram por continuar suas atividades pedagógicas de maneira remota (BRASIL, 1996).

Valdicéia de Cássia da Silva Balbinot -Professora na rede municipal de Ensino Pedagoga, Especialista em Mídias na Educação; Mestre em Ciências da Educação (UDS), valdiceia_balbinot@hotmail.com

Observa-se que tal cenário impossibilitava os alunos de irem até a escola, mas não da escola buscar alternativas não presenciais para chegar até os alunos, Dá-se inicio a uma maratona nunca vivenciada por esta geração de educadores que em tempo recorde precisou ressignificar sua forma de ensinar e aprender. Veja Machado 2020:

Essas novas formas de “levar” a escola até o aluno, estão sendo desafiadoras para todos os envolvidos. Para os professores que em tempo recorde tiveram que reinventar o seu plano de aula, se aventurando em um universo desconhecido para muitos, o ensino à distância e novas tecnologias. Para os responsáveis, que em meio a um turbilhão de atividades e preocupações, estão assumindo o papel de tutores e educadores de seus filhos. Muitos não fazem ideia do que fazer, estão completamente perdidos. (MACHADO ,2020, p.3)

                 O novo cenário da educação promotor de ansiedade e desafios para os profissionais da educação e pais e ou responsáveis por alunos, principalmente para os em idade de alfabetização.

                 Machado (2020, p.8) abordou que “muitos pais alegam não terem didática para ensinar” levando os professores e equipe gestora pedagógica a buscarem alternativas como: gravar vídeos explicando aos pais passo a passo como ensinar os alunos.

                Nesse contexto Berg, Vestena, Lobo (2020, p.6) ressaltam que em tempo atual extremamente instável, existe uma necessidade cada vez maior de um entendimento sistêmico educacional que não se limite apenas a transmissão de conteúdo, mas sim, produza e gere condições de cooperação, autonomia e criatividade.

         A escola emerge como entidade social que deve além de oferecer educação que forme alunos, autônomos e proativos preconizados na BNCC (2017), nesse momento de pandemia consiga orientar os alunos, direcionar ações e promover interação entre alunos de alfabetização e família.

A escola, como instituição social, tem um papel fundamental diante desta pandemia. Ela deve oferecer opções que ajudem os alunos a compreenderem o momento que eles estão vivendo. A necessidade de distanciamento social, para conter a disseminação do novo coronavírus. (PEREIRA, NARDUCHI e MIRANDA 2020, p.14)

Ressalta-se que é difícil para alunos muito pequenos em especial em idade de alfabetização, compreender o porquê sua rotina teve que ser modificada tão radicalmente e em tempo recorde. Mais que oferecer ensino sistematizado a escola tem o papel social de levar ânimo, esperança e cabe a equipe gestora e pedagógica promover o entrosamento entre docentes e família dos alunos propiciando uma educação integral.

Equipe gestora e pedagógica no enfrentamento a pandemia do COVID 19

         Com intuito de analisar as ações da equipe gestora e pedagógica na escola de alfabetização em tempos de pandemia e suas influências junto aos docentes, as pesquisadoras, realizaram entrevistas com uma diretora e uma supervisora de uma escola pública municipal de Colorado do Oeste Rondônia. Com foco na resolução das inquietações que resultaram no presente trabalho.

         A primeira pergunta foi  para a gestora, sobre como os estudantes tão pequenos estão lidando com o isolamento social, o distanciamento físico da professora. A diretora respondeu que os alunos estão se virando como podem, alguns tem total apoio dos pais, que organizam rotina de atividades escolares diárias. Ressaltou ainda que alguns poucos pais tem condição financeira confortável e acesso ilimitado a tecnologia, enquanto outros alunos em desigual situação estão se sentido frustrado, com muita saudade da professora e dos colegas de sala. Com uma rotina bem desequilibrada e muitas dificuldades em compreender o momento vivenciado e o porquê tem que ficar longe da escola. A este respeito veja:

E por sua vez, dos estudantes, que foram separados de seus colegas de turma, afastados de suas rotinas, e estão se vendo em um novo mundo. Agora, é preciso da união, cooperação e boa vontade de todos para o alcance do objetivo que é passarmos por este período com a menor defasagem possível no ensino para o ano letivo de 2020 (MACHADO,2020, p.4)

       Um fato é real, a pandemia do COVID-19, ficará cravada na memória dos alunos, para alguns como momento de maior contato com os pais que desaceleraram seu ritmo de trabalho e passaram a dar maior atenção aos filhos. Para outros alunos momentos de extremos estresse e solidão produzidos pela situação econômica e social das famílias e pela perda de pessoas muito queridas pela contaminação do vírus.

         A segunda pergunta foi para a supervisora da escola. Qual importância da equipe gestora e pedagógica, para amenizar os impactos da pandemia, COVID-19 na escola pública nas turmas de alfabetização? A resposta foi:

 A supervisora foi bastante clara ao declarar que fundamental, em momentos de crise, ninguém pode ficar sozinho. As angústias são superadas quando compartilhadas, que o fardo se torna leve ao ser dividido, a equipe gestora e pedagógica precisa se manter calma e serena durante a busca por alternativas junto aos professores e comunidade escolar.

         Segundo a supervisora da escola a postura de pesquisador faz toda a diferença no enfrentamento à pandemia hora apresentada. Infelizmente a pandemia aumentou a desigualdade social e a parceria é uma estratégia gigantesca para amenizar os efeitos negativos provocados nas crianças e adultos.

        A pandemia da Covid-19 escancarou as desigualdades sociais em toda parte, especialmente no Brasil. Com metade da população vivendo do trabalho informal e morando nas favelas, o fechamento do comércio e o início do isolamento social fizeram com que essas pessoas perdessem sua renda e sustento. Não sem demora, as vulnerabilidades sociais e econômicas de aproximadamente cem milhões de pessoas se tornaram chocantemente visíveis. Em desespero essas pessoas não puderam acatar as orientações do isolamento social. (COUTO, COUTO e CRUZ, 2020, p.210)

            Nesse mesmo ínterim, Machado (2020, p.10) alerta para a necessidade de estreitar o elo social entre família e escola. As famílias devem estar dispostas a cooperar e ter mais empatia pelos profissionais de ensino. Já estes profissionais devem estar atentos aos seus alunos e as reivindicações destes pais/responsáveis, para que a elaboração das atividades e escolha das mídias e tecnologias utilizadas, seja inclusivo.

Conclusão

                Henrique (2020) alerta para o fato de que a pandemia de 2020 é diferente de todas as outras já vivenciadas na história da humanidade, para o autor estar em casa, agora, significa circular aceleradamente pelos ambientes do ciberespaço. “Desse modo, quando usamos a expressão isolamento social, na verdade, estamos nos referindo a isolamento físico”. Com bombardeio de tantas informações e sem a presença física do professor muitas vezes fica difícil para as crianças pequenas filtrarem as informações e manterem se saudáveis mentalmente.

         Uma equipe gestora e pedagógica atenta consegue mediar esse processo sem traumas, orientado os docentes e caminhando junto com eles, pois são os gestores os profissionais que recebem as denúncias dos pais e frustrações dos professores. A calma, a tranquilidade e o conhecimento são de valores ímpares na resolução de problema, a pesquisa de campo reforçou a tese de que gestores estressados estressam os docentes que estressam os pais, que estressam os filhos, formando um circulo vicioso.

         Não basta apenas ter conhecimento, em momentos de dificuldades, de desafios nunca vivenciados a proatividade, a resiliência, a fé e o foco são ferramentas que todos os gestores devem ser revestidos para contornar a situação e caminhar rumo a uma educação de qualidade e equidade.

          

 Referências Bibliográficas

BERG, Juliana VESTENA, Carla Luciane Blum , LOBO, Cristina Costa-  Criatividade e Autonomia em Tempo de Pandemia: Ensaio Teórico a partir da Pedagogia Social,  Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 2020. 

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 julho. 2020.

BRASIL. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei n.º 9.394/96). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.

COUTO, Edvaldo Souza, COUTO Edilece Souza , CRUZ Ingrid de Magalhães Porto #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19, Educação Interfases científicas, V.8 • N.3 • 2020 – Fluxo Contínuo

HENRIQUE, T. Covid-19 e a Internet (ou Estou em isolamento social físico). Revista Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, V.8 • N.3 • 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/article/view/8713> Acesso em: 4 junho, 2020

MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: O ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 58-68. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICA DE SAÚDE. Organização Mundial de Saúde. COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Folha Informativa, 6 abr. 2020. Disponível em: ttps://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&It e mid=875. Acesso em: 5 de julho de 2020.

PEREIRA, Alexandre de Jesus, NARDUCHI, Fábio, MIRANDA Maria Geralda de Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas, Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896, Rio de Janeiro, 2020.

[[i]] Pedagoga, especialista em gestão escolar, Inclusão na EJA, Mídias na Educação, Mestra em Ciências da Educação/UDS; Professora Nível III SEDUC/RO.  valdeciracolorado@hotmail.com

[[ii]], Mestre em Ciências da Educação/UDS, Licenciatura Plena em Letras; Professora Nível III/SEDUC/RO, Especialista em Gestão Escolar, psicopedagogia, Inclusão na EJA cleomestranda@gmail.com

[[iii]]Mestre em Ciências da Educação (UDS), Professora na Rede Municipal de Ensino, Pedagoga, Especialista em Mídias na Educação; Gestão Escolar, valdiceia_balbinot@hotmail.com

Deixe um comentário