Educação Educação Ensino

Os Impactos da Deficiência em Matemática em Alunos do Curso Técnico

Os Impactos da Deficiência em Matemática em Alunos do Curso Técnico

 

Cristiane Alves Anacleto*,
Tamires Santos de Souza**
Viviane Lima Martins***

RESUMO: Muitos alunos têm dificuldade no aprendizado e aplicação de matemática em disciplinas do curso técnico. Observa-se a necessidade de ensinar a matemática de forma contextualizada com foco na abordagem interdisciplinar. Neste artigo constatou-se a dificuldade dos alunos em aplicar conceitos matemáticos na disciplina de Circuitos Elétricos. Sugestões são apresentadas para se reduzir esse problema.

Palavras-Chave: Matemática, ensino técnico, aprendizagem, ensino

ABSTRACT: Many students have difficulty learning and applying mathematics in technical course subjects. There is a need to use mathematics in a contextualized way with a focus on the interdisciplinary approach. In this article, it was found that students have difficulty applying mathematical concepts in the discipline of Electrical Circuits. Suggestions are selected to reduce this problem.

Keywords: mathmatic, technical course, learning, ensino

Leia o artigo completo em PDF

 

  1. INTRODUÇÃO

A contextualização é uma forma eficiente de motivar os alunos e promover o aprendizado (SILVA; ESPÍRITO SANTO, 2004). O ensino contextualizado de disciplinas como a matemática pode auxiliar a melhoria do aprendizado dos alunos tanto dos conceitos técnicos quanto ao uso de equipamentos e tecnologias. Em um estudo experimental conduzido por Stone et al. (2006) para aprimorar o ensino de matemática em cursos técnicos integrados ao ensino médio, os resultados mostraram que os alunos que tiveram acesso a conteúdo matemático contextualizado tiveram melhor desempenho nos testes de habilidade de matemática do que aqueles que não tiveram.

É sabido também que existem diferentes estilos de aprendizagem. De forma geral, buscar o equilíbrio entre informações concretas (fatos, dados, experiências reais) e abstratas (princípios e teorias), contextualizar e buscar interdisciplinaridade são os caminhos para promover o entendimento dos variados estilos de aprendizagem (FELDER; SILVERMAN, 1988, p.674). Além disso a aprendizagem baseada em problemas e projetos é uma estratégia defendida para melhorar a compreensão dos alunos.

 

Leia o artigo completo em PDF

Deixe um comentário