Cultura Livros nair lucia de britto Resenha

O EVANGELHO NOS NOSSOS DIAS

 (Comentário do Livro)

Nair Lúcia de Britto

Esteves Fernandes,  sociólogo, filósofo e pastor da primeira Igreja Bastista de João Pessoa diz o seguinte sobre o livro:

“Dom Aldo Pagotto, autor do Livro O Evangelho nos Nossos Dias “é uma das figuras mais importantes hoje na história da nossa Paraíba, especialmente porque ele transpõe os limites do religioso e se faz presente nos dramas existenciais do nosso povo. Ouve-se a sua voz delatando as injustiças sociais, clamando por políticas públicas, não alimentadoras de assistencialismo decadente, mas voltadas para o desenvolvimento humano como Educação de qualidade e emprego e renda que gerem condições mínimas de vida digna. Dom Aldo é um sacerdote comprometido com o que há de mais precioso sobre a terra: a vida humana.”

Na minha visão pessoal, este livro não trata exatamente sobre o enunciado do Evangelho de Jesus. A preocupação de Dom Aldo são com os problemas sociais da atualidade que devem encontrar solução, sob a luz do Evangelho. Na sua obra, totalmente voltada para a harmonia social, Dom Aldo explica:

“A palavra de Deus será a fonte de inspiração que ilumina a fé e a vida dos cristãos, orientando seu comportamento e seus gestos. Para fazer-se um discípulo de Nosso Senhor é indispensável passar por uma iniciação e ser acompanhado na fé e nas obras que decorrem da fé. O discípulo dará testemunho dos valores do Evangelho servindo aos semelhantes.

Num dos trechos do seu livro Dom Aldo diz:

“O que precisamos é reaprender como conviver em família e na sociedade. Precisamos começar pela educação dos pais. É preciso aprender a ser Pai para poder educar os filhos. É preciso dar valor e respeitar o ser humano. É preciso educar para o amor – é isso que está faltando.”

Em outro trecho do livro Dom Aldo pondera:

“Nem sempre nos mostramos dispostos a fazer da nossa vida um dom de amor pelos que se encontram fragilizados. A dedicação depende do amor que cada um tem no coração, ainda que não possuam recursos materiais.”

No Portal WSCO, na data de 2/11/19, o pastor Estevam Fernandes, que comentou este livro, demonstrou sua frustração sobre a atuação do governo atual. Disse que esperava um tempo melhor para o seu país.

Todo dia tem uma confusão. Não sei onde isso vai parar. Uma pessoa que é muito polêmica desestabiliza o cenário social. Por mais que ela seja bem intencionada. Não se constrói paz com a polêmica”. Sua vontade era dizer: “Falem menos e façam mais!… mas não sei”. “Como cidadão: ando pouco triste. O Brasil merecia um tempo melhor”.

Eu acredito que “O Evangelho nos Nossos Dias” é uma leitura propícia a todos, para construirmos uma sociedade melhor. Atentando-se para as palavras de Jesus no seu Evangelho:

“Reconhece-se a árvore pelos frutos. Não se colhem figos dos espinheiros, e não se cortam cachos de uvas de sobre as sarças.” 

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário