Esportes Saúde

OLIMPÍADAS 2021: ESPECIALISTA ALERTA PARA OS CUIDADOS NA HORA DE PRATICAR SURF E SKATE

Disputados de forma inédita na história dos Jogos Olímpicos, o Surf e o Skate, são esportes comuns e praticados por milhares de pessoas, sem pretensões olímpicas, mas é aí que mora o perigo.

Nos próximos dias, pela primeira vez veremos surfistas e skatistas concorrendo a medalhas olímpicas em Tóquio e essas duas modalidades, que serão disputadas pela primeira vez tem tudo para alavancar o Brasil na competição. Com seleções bem preparadas, estimativas apontam que as duas modalidades juntas podem conseguir entre seis a oito pódios, o que seria um feito incrível, graças ao ótimo momento dos atletas que representarão o país.

E falando em preparo, os atletas de alto rendimento em nível de competição, realizam treinamentos específicos em conjunto com diferentes profissionais, mas os skatistas de rua e os surfistas de fim de semana podem e devem se aproveitar dos benefícios do pilates para o corpo e melhor desenvoltura na prancha ou no shape. “No Pilates conseguimos fortalecer todos os grupos musculares, especialmente o do core, localizados na região do tronco, que ajuda a manter a postura estabilizada” – pontua Ana Luisa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos.

Como a prática das duas modalidades exige apenas treino e dedicação, é comum que os praticantes sintam algum tipo de problema na coluna. O Skate, por exemplo, proporciona no corpo do skatista um percentual de impacto muito alto em relação ao peso corporal. Essa alta proporção ocorre em várias articulações do corpo, dentre elas a coluna. “É por conta disso que a dor lombar é muito comum na vida dos skatistas, e é ainda mais frequente quando não há preparação física da região. Os surfistas também podem sofrer com dores nas costas, problemas nos joelhos e nos ombros, isso porque só a prancha de longboard, por exemplo, chega a pesar quase dez quilos, ou seja, o fortalecimento muscular através do Pilates é extremamente importante” – destaca.

Assim, o pilates atua como objetivo de aperfeiçoar o fortalecimento de membros inferiores, gerando maior estabilidade ao tornozelo e ganho de força de musculatura anti-gravitacional para que o esportista tenha controle e força para realizar as manobras. “Como já dito, o fortalecimento do core também deve ser a base das sessões, sendo essencial para que membros apendiculares executem os movimentos de forma mais segura, efetiva e com menor gasto energético. Movimentos seguros dependem de melhor consciência corporal e de um centro fortalecido e ativo” – explica à especialista.

Ana também comenta que o Pilates é uma excelente ferramenta para a preparação de surfistas que buscam vencer ondas grandes e ter maior estabilidade sobre a prancha e maior força para as remadas. “Os exercícios para os surfistas são voltados para melhoria da estabilidade das articulações e força de músculos profundos dos pés, tornozelos, quadril e lombar, que dão equilíbrio e melhoram a capacidade de se manter sobre uma estrutura instável como a prancha por mais tempo”. Ela explica ainda que, nas remadas,o Pilates ajuda na sustentação da extensão de coluna e na estabilidade das escápulas, tão importante para manter o peito fora da prancha e garantir maior eficiência dos braços na água.

E tanto num esporte quanto no outro, os benefícios da atividade são inúmeros como a melhora do equilíbrio, maior agilidade e flexibilidade, alivio das dores na lombar, pescoço e joelhos, concentração, correção de problemas posturais, aumento da consciência corporal e muitos outros! Segundo a especialista, desenvolver flexibilidade através do Pilates permite aumentar a amplitude de movimento das articulações, diminuindo o risco de lesões musculares e melhorando a performance.“O método Pilates é uma técnica essencial e recomendada na reabilitação, na pós-reabilitação e também no condicionamento, atuando na prevenção e no próprio treinamento de atletas praticantes de Surf e Skate, sendo a ferramenta ideal para otimizar a performance do atleta no esporte” – finaliza Ana Luisa Marçal do Instituto Pilates de Guarulhos.

  • ANA LUÍSA MARÇAL

Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em:www.institutopilates.com.br

Deixe um comentário