Crônicas democracia Em questão nair lucia de britto

VERDADES SECRETAS

Nair Lúcia de Britto

Caros leitores,

Prestem bem atenção no que vou lhes dizer para o bem das pessoas de Bem e sobretudo para o bem do Brasil. A mola que impulsiona o mundo deveria ser a bola do Amor, mas a mola  que  impulsiona o mundo,  em boa parte das vezes, é a mola do Dinheiro.

As Verdades Secretas as quais me refiro não são aquelas do seriado da “Globo”.  Refiro-me, sim, às Verdades Secretas que “ficam debaixo do pano para ninguém ver” porque não dão lucro. E atrapalham a propagação da mentira que enriquece os que por ela se interessam.

Tem um pensamento que diz assim: “Uma mentira contada muitas vezes acaba passando por verdade”. E é verdade. O problema é que quando essas falsas “verdades” ganham força fazem vítimas e injustiças. Pessoas atingidas por calúnias ou mentiras podem adoecer, ter depressão e até morrer.

Isso é muito grave. Por isso faço um alerta à população para que não julguem as pessoas pelo que os outros lhes falam (seja lá quem for) e sim por suas ações. Porque quem vai repassando mentiras sobre outra pessoa sem conhecimento de causa está conivente com essa maldade.

PADRE ROBSON

Atualmente quem está sofrendo com essas inverdades é o Padre Robson que está impedido de exercer a missão sagrada que Deus lhe confiou. As inverdades que foram amplamente divulgadas sobre ele, sem dó nem piedade, levaram a Igreja Católica a mantê-lo afastado. Talvez (não sei) para evitar mais problemas. A meu ver, uma solução prática e cômoda, mas injusta. Perde o Padre Robson (comprovadamente) INOCENTE e os fiéis.   

Padre Robson

Muitos católicos perderam a fé. E, sem fé, sem o pensamento cristão que conduz ao Bem, o mundo fica pior, lamentavelmente. Daí porque mais uma vez venho interceder pelo Padre Robson. Foi esse Padre que me reconduziu a fé católica da qual eu estava descrente e afastada, devido aos preconceitos existentes e ao comportamento inadequado de alguns padres. E com estes não acontece nada, nenhuma represália, pelo simples fato de não “darem problemas” para a Igreja.

Confesso com humildade que fui uma ovelha perdida que o Padre Robson recuperou. E quantas outras ovelhas ele salvou? Só Deus sabe. As pessoas precisam entender que ser padre não é fácil. É um chamado de Deus inexplicável, é uma glória e satisfação internas, mas que exige muitas renúncias e abnegação. Mas ele é um ser humano que precisa de calor humano e compreensão como qualquer um de nós! Imagino sua frustração em não poder realizar o sonho pelo qual tanto batalhou.

DOM ALDO PAGOTTO

Desde que se ordenou padre Dom Aldo tomava para si as dores dos pobres; foi o primeiro religioso a comprar briga com os políticos em defesa deles. Rigoroso consigo mesmo procedia de forma absolutamente correta e trabalhava muito além das suas obrigações.

Dom Aldo Pagotto

Bonito e inteligente era frequentemente assediado por mulheres, mas ele levou o celibato a sério. “Um dom que Deus me deu”, dizia. Foi perseguido porque não admitia desonestidade, porque falava a verdade, porque não era preconceituoso, porque nunca ficava “em cima do muro” (como ele mesmo falava) e manifestava com sinceridade a sua opinião sobre todos os assuntos.

As calúnias contra Dom Aldo também foram divulgadas com fartura em programas de grande audiência. E a partir daí as infâmias tomaram conta dos jornais internacionais. Comentários depreciativos foram postados nas redes sociais. E, em vez de apoiar Dom Aldo e ouvir a verdade dos fatos, a Igreja o obrigou a renunciar.

Em decorrência do sofrimento causado pelos ataques que sofreu, os problemas de saúde de Dom Aldo se agravaram. Em poucos anos, ele envelheceu rapidamente. A alegria que lhe era tão peculiar deu lugar à tristeza. Seu costumeiro sorriso quase que desapareceu. Mesmo  debilitado continuou trabalhando e praticando a caridade. Até nos seus últimos momentos, no hospital, ele deu assistência a outros enfermos.

Por isso que eu digo e repito cuidado para não dar ouvidos a calúnias porque você pode estar ajudando a destruir a vida de um INOCENTE ou retribuindo com ingratidão os benefícios que recebeu.

A inocência comprovada de Dom Aldo não teve repercussão. Uma  “verdade secreta” que não daria lucro a ninguém. O dever cristão da Igreja era, no mínimo, fazer uma retratação da injustiça que lhe foi feita e enaltecer seus valores e seu magnífico trabalho missionário.                                                                                                      

LULA

Dias atrás, ouvi um comentário num noticiário de televisão, afirmando que o ex-presidente Lula teria dito ser preciso um controle na no que diz respeito à “Liberdade de Expressão”. O que seria um risco para a Democracia.

LUla

Fiquei curiosa sobre o assunto e resolvi ouvir o discurso de Lula para formar a minha própria opinião. Realmente ele falou sobre a necessidade de controle no que diz respeito à “Liberdade de Expressão”. Isto porque nas eleições passadas ele se sentiu muito prejudicado com a divulgação de calúnias a respeito dele e que foram estas calúnias que o conduziram à prisão. Lembro-me que, na época, talvez pelo desgosto e grande preocupação, a saúde da esposa de Lula ficou muito abalada e ela o deixou viúvo, de repente.

Não percebi nenhum ataque à Democracia no discurso de Lula. E concordo com a necessidade de um controle, sim, na Liberdade de Expressão. A mídia não pode destruir a imagem de uma pessoa sem a devida comprovação dos fatos. Como dizia Dom Aldo “Quando você julga uma pessoa baseada em boatos, ou sem provas, você fatalmente erra. Quem quiser acusar alguém que seja “homem”, apareça, mostre a cara e traga as provas. Eu não dou ouvidos a boatos.”

Também não concordo com os filmes de violência, o erotismo exacerbado estimulando a violência e o sexo irresponsável. Que dá lucro aos meios de comunicação, mas é um grande prejuízo para o processo evolutivo da sociedade. Era justamente sobre esse dilema que Dom Aldo e Padre Robson debatiam no sermão.

Que as “Verdades Secretas” venham à tona para iluminar o mundo como um grande Farol trazendo luz, paz e fraternidade.   

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário