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Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte promove projeto literário inédito com base no livro “Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, do autor Lázaro Ramos

A unidade de Belo Horizonte, da rede de Colégios Santa Marcelina, instituição educacional que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, promove, com os estudantes do 3º ano, um projeto literário inédito com base no livro “Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, do autor Lázaro Ramos, publicado pela Carochinha Editora. O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos estudantes, abarcando disciplinas como Música, Língua Portuguesa, Geografia e História.
 

De acordo com a Coordenadora Educacional Aline Oliveira, o projeto “Caminhando com as emoções” traz, junto à Matriz Institucional de Habilidades Socioemocionais, atividades para que os estudantes aprendam a validar seus sentimentos e a desempenhar ações para lidar com as emoções de forma consciente e reflexiva. “Ao observamos atentamente uma criança, percebemos como suas emoções surgem com liberdade, força e intensidade. E, após passarmos por um período pandêmico, onde nossas crianças vivenciaram um enclausuramento e um distanciamento das relações socioafetivas, idealizamos um projeto literário que abarque as habilidades cognitivas e socioemocionais, pois é por meio das interações que o sujeito é construído como ser sensível, social, emocional e afetivo”, explica.
 

Aline reforça, ainda, que o projeto literário tem como premissa principal favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, capaz de conviver de maneira harmoniosa com todas as emoções e ações, a partir da experiência com cada uma delas. Indo de encontro a este propósito, foi escolhido o livro escrito por Lázaro Ramos, que aborda, justamente, temas ligados aos sentimentos, à ancestralidade, ao pertencimento, à diversidade cultural, à aceitação e, ainda, ao respeito às diferenças.
 

Desenvolvimento do projeto

Segundo a professora Jacqueline Mendes, a atividade foi dividida em quatro etapas. A primeira incluiu a “Sondagem de Emoções”, realizada com o objetivo de detectar as emoções que as crianças já conheciam anteriormente à aplicação do projeto. Já a segunda envolveu o “Start do Projeto”, que ocorreu na Sala de Convivência, por meio da apresentação do vídeo do ator, trazendo uma mensagem de acolhimento aos alunos. Na sequência, houve a “Dinâmica dos Balões das emoções”, na qual as crianças escolheram a cor do balão de acordo com a sua preferência, depois os enchiam e desenhavam nele a emoção que estavam sentindo naquele momento. Ainda nesta etapa, os estudantes apresentaram seu registro e o justificaram.
 

Na terceira etapa, ocorreu a entrega do 1º artefato do projeto, sendo um livreto construído com “21 passos da Trilha Literária”, em que as crianças puderam, por meio da organização das habilidades cognitivas e socioemocionais, expor suas emoções e aprendizagens alcançadas a partir da leitura compartilhada e das atividades propostas. “Foi bonito perceber o quanto a provocação do projeto trouxe liberdade de expressão e, entre tantas falas amadurecidas, guardo uma em especial: ‘Professora, tudo bem sentir o que eu sinto, mas o que eu preciso é saber o que fazer com o que eu sinto!’”.
 

Para a Coordenadora Pedagógica Sabrina Rosa, a escola, enquanto espaço de relacionamento humano, precisa ampliar seu foco atencional também para as habilidades socioemocionais, a fim de que o estudante desenvolva a competência de se relacionar bem com o outro, consigo mesmo e com as emoções que o compõem. “Queremos que nossos estudantes, por meio do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, possam reconhecer suas emoções, nomeá-las e escolher a melhor maneira de lidar com elas, além de estimular o gosto pela leitura, promover autoconhecimento, automotivação e o exercício da empatia”, comenta Sabrina.
 

Além disso, o projeto literário “Caminhando com as emoções” visou favorecer o desenvolvimento da autoestima e, ainda, diferenciar emoções, sentimentos e ações geradas por este âmbito emocional, colaborando, assim, para a externalização de suas pessoalidades, além de auxiliar na construção da representação de si e de reconhecer, em si próprio e no outro, as vulnerabilidades. Atualmente, o projeto já está na fase 3 e deve ser concluído até o final do mês de maio de 2022.

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