Cultura

Niède, a mulher que ajudou a reescrever a história de nossos antepassados

Símbolo na luta pela preservação de um dos maiores tesouros arqueológicos brasileiro, Niède Guidon terá sua trajetória contada em espetáculo no Parque Nacional Serra da Capivara

Piauí, 22 de julho de 2022 — Niéde Guidon, a arqueóloga franco-brasileira que dedicou mais de cinco décadas de sua vida ao Parque Nacional da Serra da Capivara, será homenageada em evento promovido pela Ópera da Serra da Capivara, no anfiteatro da Pedra Furada do Parque Nacional da Serra da Capivara, entre os dias 28 e 30 de julho.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, a Ópera retorna para a quarta edição, desta vez contando a vida da arqueóloga em um evento multissensorial com música, dança, teatro, circo e tecnologia de ponta – reunindo projeções de laser, videomapping e inteligência artificial -, harmonizando arte e tecnologia em um espetáculo emocionante.

Serão três dias de apresentação à beira do maior cartão postal da Serra da Capivara que, além do ato principal narrando momento da trajetória de Guidon, será brindado com shows de artistas como Roberta Sá, Dona Onete, Cordel do Fogo Encantado, Cátia de França, Ostiga Júnior, e a discotecagem com Gil Preto, do projeto Brasilidades.

A Homenageada

Natural de Jaú, interior de São Paulo, Niéde é um dos grandes nomes da ciência no Brasil. Filha de pai francês e mãe brasileira, se formou em História Natural pela Universidade de São Paulo em 1959. Fez doutorado em Pré-história pela prestigiada Universidade Sorbonne, em Paris. Ao longo de seus quase 90 anos construiu uma história que se confunde com a do próprio Parque Nacional da Serra da Capivara e os importantes achados que ajudou a revelar para o mundo sobre a presença do homem pré-histórico nas Américas.

Seu primeiro contato com o que viria a ser o atual Parque Nacional foi em 1963. Durante um trabalho no Museu do Ipiranga, quando coordenava uma exposição de pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, o até então prefeito de Petrolina, Luiz Augusto Fernandes, entregou às mãos de Niède fotos de pinturas encontradas nos paredões da Serra da Capivara. De pronto, seduzida pelo que viu, ela programou uma viagem de carro para conhecer o local. 

Entretanto, a viagem não pôde ser concluída devido às fortes chuvas da época que destruíram o acesso à região dos achados. Logo em seguida ela precisou deixar o Brasil às pressas por causa da ditadura militar, indo morar em Paris.  Após o exílio na França, Guidon retornou ao Brasil em 1973. Com o aval e financiamento do governo francês, liderou uma missão arqueológica ao Piauí, enquanto pesquisadora do Centre National de La Recherche Scientifique, e nunca mais saiu da região de São Raimundo Nonato, no sudeste do estado.

Lá, ao longo da carreira de pesquisadora e diretora do então fundado Parque Nacional da Serra da Capivara, criou a Fundação Museu do Homem Americano  (FUNDHAM) — que administra o Parque em parceria com o ICMBio —, e dois museus: o do Homem Americano e o Museu da Natureza, este último fundado em 2018.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Um dos maiores atrativos culturais e de natureza do país, o Parque é internacionalmente conhecido pelos registros rupestres pré-históricos datados entre 6 e 12 mil anos, e que contam detalhes da vida de nossos ancestrais, como seus ritos, costumes e cultura, que habitaram a região durante muitos milênios. Ao todo, são mais de 1,3 mil registros pré-históricos da presença humana em mais de 100 mil hectares de área.

Em 1991, a Unesco incluiu o Parque na lista de Patrimônio Mundial por sua  importância histórico-cultural e, posteriormente, em 1993, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN).

Em reportagem do The New York Times publicada em janeiro de 2022, a Serra da Capivara foi o único destino turístico brasileiro citado dentre 52 lugares no mundo “imperdíveis” para se conhecer.

Serviço

Ópera da Serra da Capivara – Ato Niéde

Quando: de 26 a 30 de julho de 2022 (programação completa AQUI)

Onde: Parque Nacional da Serra da Capivara* (veja COMO CHEGAR)

Ingressos: Os ingressos já estão à venda pela internet pelo SYMPLA. 

Mais informações em www.operadaserradacapivara.com.br

Deixe um comentário