Em questão Mulher Mulher mulheres

5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas — a sociedade pede um basta

Em São Paulo, a caminhada serána Praça Charles Miller, com a presença de representantes de importantes órgãos que atuam na defesa da mulher. A empresária Luiza Helena Trajano também participará do evento

A violência contra a mulher é um problema grave que diz respeito a toda a sociedade. O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, faz um alerta para essa temática global e convoca a população para participar da 5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 4 dezembro, em várias cidades do país e no exterior.

O objetivo é que todos se unam a essa causa, cujos índices estatísticos são alarmantes. Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo e a sociedade não pode assistir passivamente a esse problema que impacta a todos.

“Não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência a cada dois minutos e, muito menos, que seja morta a cada 6 horas, simplesmente pelo fato de ser mulher. Por isso, a nossa Caminhada anual visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar para erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza.

Ao todo, mais de 50 cidades devem participar desta grande mobilização. Em São Paulo, a caminhada será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, começando a concentração às 9h –, e terminará com a foto dos participantes no estádio do Pacaembu, que abrirá seus portões em apoio a esta causa.

“A Caminhada visa conscientizar sobre a causa numa movimentação que ocorre em todo o país e nos cinco continentes, mobilizando a sociedade civil em diversas frentes públicas e privadas para ações efetivas de enfrentamento da grave questão social que aflige as mulheres em todo o mundo”, afirma Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Segundo Elizabete Scheibmayr, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, a participação da sociedade é muito importante para que se somem forças para exigir medidas efetivas para o combate à violência. “As mulheres em situação de violência precisam saber que não estão sozinhas e que não devem temer sair de uma situação abusiva”, ressalta a líder.

Nesta edição, a caminhada em São Paulo conta com o apoio de várias entidades e empresas, entre elas Magazine Luiza, Instituto Maria da Penha, Instituto IVG, Felps, concessionária Allegra Pacaembu, Instituto Avon, Ministério Público do Estado de São Paulo, Rede Mulher Empreendedora, Ministério Público do Trabalho, Projeto AVARC, Movimento da Mulher Negra Brasileira, OAB/SP- Comissão da Mulher Advogada, PróVítima, Justiceiras, Livre de Assédio, +Mulher360 e Bem Querer Mulher.

Na Praça Charles Miller haverá uma tenda para orientações de temas sobre a saúde da mulher, como proceder em caso de violência doméstica, denúncia e atividades físicas. “A informação é essencial para salvar vidas”, conclui Elizabete Scheibmayr.

SERVIÇO:

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

Data: dia 4 de dezembro

Horário: concentração a partir das 9h

Local: Praça Charles Miller- Pacaembu

Deixe um comentário