Educação Educação Em questão

Rotina é importante para as crianças mesmo durante as férias escolares

*Paula Lotto 

Chegamos ao mês de dezembro e, depois da Copa do Mundo, as férias escolares estão, certamente, entre os assuntos mais comentados entre os estudantes. Especialmente quando se trata do final do ano, esse é um dos períodos mais almejados pela maior parte das pessoas. Afinal, uma boa parte dos adultos também se programa para fazer uma pausa nessa mesma época a fim de desfrutar de algum tempo em família. 

No caso dos adultos, é importante ter em mente, que apesar deste ser um período de descanso e – muitas vezes – de descontração e fuga dos hábitos convencionais, ainda é necessário que as crianças não tenham sua rotina completamente alterada. Já para as crianças, de maneira geral, as férias escolares são encaradas como um período de liberdade completa. O dia é livre para a realização das mais diferentes atividades, com brincadeiras variadas, sem horários a serem cumpridos, porque não há compromissos agendados ou aulas no dia seguinte. Diante disso, é essencial que haja conversas com os pequenos a fim de que eles entendam que certos costumes não são ‘negociáveis’. 

Inclusive, manter determinados costumes se torna imprescindível para não desregular o relógio biológico dos pequenos. Apesar de não aparentar, a falta de uma rotina pode provocar prejuízos no futuro, incluindo até a alteração na produção de hormônios do crescimento. 

Um exemplo interessante tem relação com o horário de dormir e de acordar durante as férias. Não é difícil ver, entre as famílias, crianças que relutam em ir para a cama no horário adequado, porque desejam estender as brincadeiras ou permanecer por mais tempo em frente à televisão, videogames, smartphone, etc. Logo, também se torna complicado fazer com que eles despertem no horário adequado no dia seguinte. É claro que alguma flexibilidade é interessante durante as férias. Uma variação de uma ou duas horas, no máximo, em relação ao horário de dormir e de acordar são aceitáveis, mas é preciso ter atenção para que os exageros não aconteçam. 

Isso, porque a qualidade e o tempo de sono são extremamente importantes durante a fase de crescimento. Além do impacto na produção hormonal, já citada anteriormente, uma noite mal dormida também traz como consequências o mal funcionamento do organismo, que por sua vez causam dores de cabeça, mau humor e dificuldade de concentração. 

Outro ponto importante tem relação com a alimentação. Manter o horário para fazer as refeições e a qualidade dos alimentos ingeridos faz diferença. Recomendo que os princípios de uma alimentação saudável sejam mantidos mesmo durante as férias. Claro que recorrer ao fast food vez ou outra faz parte, mas procure não deixar que essa escolha prevaleça para não afetar o desenvolvimento físico e intelectual da criança. 

Além dos benefícios relacionados à saúde, a manutenção da rotina mesmo durante o período de férias escolares também proporciona que a garotada tenha mais disposição para se divertir, que se torne possível organizar melhor o tempo para passeios e outras atividades, além de facilitar a adaptação ao retorno das aulas. 

O fato é que nosso cérebro gosta de conforto e previsibilidade. Se promovemos mudanças na rotina, serão necessárias algumas semanas para que a adaptação aconteça. Isso significa que voltar aos costumes anteriores pode se tornar uma tarefa penosa. Sendo assim, vale mais a pena preservar determinados hábitos para ter dias de completo descanso e harmonia, sem estresse posterior. Boas férias! 

*Paula Lottoé especialista em educação e diretora pedagógica daRede Decisão – Unidade Colégio Renovação, instituição que tem mais de 35 anos de atuação do Ensino Infantil ao Ensino Médio com quatro unidades em São Paulo.

Deixe um comentário