Cultura

25/08 – Arte na Pinacoteca leva mais uma exposição inédita e gratuita para a Baixada Santista

“Nascentes que Banham as Matas”, de Cristina Schleder, terá mais de 30 obras para apreciação

São Paulo, agosto de 2023  –    O projeto “Arte na Pinacoteca”, pela terceira vez este ano, levará mais uma exposição inédita e gratuita aos moradores da região da Baixada Santista. Desta vez será “Nascentes que Banham as Matas”, da artista Cristina Schleder, aberta ao público a partir de 25 de agosto, na Pinacoteca Benedicto Calixto.

Com essa mostra, o projeto segue o objetivo de democratizar e estimular o consumo de arte e cultura, ao trazer obras e artistas de diversas vertentes ao alcance do olhar da população do litoral sul paulista. E, de forma ampla e acessível, já que disponibiliza acesso para cadeirante, braile, libras e audiodescrição.

A exposição – com 30 obras e que poderá ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h – é uma fascinante coleção de obras visuais que, embora convivam sob a mesma temática, apresentam propostas artísticas diferentes, com intenções, técnicas e dimensões variadas. São três grupos de obras que apontam o percurso que a artista desenvolve com êxito por mais de três décadas: telas recortadas, colagens e fotografias.

Pode- se admirar alguns desses trabalhos remanescentes na mostra, como é o caso de Minha Ilha, Meu Mar, Minhas Montanhas, Minha Floresta e Meu Rio. Todos com 1,70m na horizontal, e compostos por duas partes ou volumes complementares.

As colagens, que ao longe, à primeira vista, mais parecem pinturas ou desenhos, sugerem romper o conceito genérico de colagem, que, no caso, se apresentam em médias e pequenas dimensões, em um trabalho intimista e delicado sobre papel, que remete à tradição do desenho.

“As obras de colagem que a artista produz a partir de 2000 refletem a adesão a essa postura renovadora que a ela agrega uma nova musculatura plástica e visual, em composições que parecem vivas e em movimento. Mas, não um movimento no espaço. Um movimento interior, uma produção de vitalidade natural que independe da seiva. Que brota junto com a própria terra ancestral. O mergulho interior experimentado por Cristina nas colagens ciclópicas parece ter detonado nova potência ao olhar e sensibilidade artística, que buscam outros meios de expressão, ainda mais enxutos e perscrutadores”, concordam os curadores Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho. 

“Sensibilidade das Fotografias Artísticas” são as obras executadas apenas em dias nublados, após longos períodos de chuva. Com o olhar minucioso da lente da câmera, a luz prateada filtrada através das nuvens, a água da chuva vivifica os micro-organismos da natureza que, então, mostram as verdadeiras cores e texturas. 

“Quando as nascentes banham as matas ao som do vento, fica visível a harmonia existente na natureza. Podemos perceber que todos os fatores naturais convivem numa codependência funcional para a saúde do planeta. Neste ensaio fotográfico, eu tive como parceiros os ventos e as chuvas, sendo que eles me forneceram este efeito, que eu congelei no click do meu olhar”, afirma Cristina. 

A artista –    Cristina Schleder é natural da cidade de São Paulo. Desde muito cedo demonstrava interesse pelas artes, o que foi percebido pela família. Ainda adolescente, realizou em São Paulo, uma série de estudos e ateliês em desenho, pintura, fotografia e propaganda. Ingressou na Faculdade de Desenho Industrial e Comunicação Visual da FAAP em 1971, e passou a atuar profissionalmente.

A formação de qualidade que a artista incorporou nos primeiros anos, somada às experiências profissionais decorrentes, trouxeram como marcas a sensibilidade e intuição artística e uma destacada qualidade de acabamento. É com essas características que a partir da década de 1990, Cristina Schleder participou com sucesso de circuitos expositivos nacionais e internacionais.

 Arte na Pinacoteca –  A exposição faz parte do projeto “Arte na Pinacoteca”, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas. 

O projeto – patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog – é realizada pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente. “Apoiar o Arte na Pinacoteca é promover o acesso à cultura e deixar um legado social para a Baixada Santista. É uma forma de contribuir para que mais pessoas, especialmente crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte como vetor de desenvolvimento e alavancagem da nossa região”, diz Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa que, em 2023, completa dez anos de operações no Porto de Santos e tem o compromisso de fortalecer a relação porto-cidade.

A associação entre um importante polo de cultura, como é a Pinacoteca – instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos – e a Weimar é uma espetacular junção de forças e propulsão de propósitos. 

Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, buscará democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura na região. O projeto prevê também visitação gratuita para alunos da rede públicacom foco nas regiões mais distantes. As crianças ganham transporte e lanche, além de um dia repleto de cultura. 

Exposição “Nascentes que banham as Matas”

Abrirá ao público em 25/08/2023 – sexta-feira

Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP

Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h, até 22/10/2023 

Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364

Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto 

Deixe um comentário