cinema Cultura

Antonio Pitanga será o grande homenageado do 26º Festival de Cinema Brasileiro de Paris

Tradicional evento do audiovisual brasileiro na Europa divulga os cartazes oficial e do homenageado. Mostra será realizada de 26 de março a 2 de abril e a programação será anunciada em breve

O 26º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que neste ano será realizado entre 26 de março e 2 de abril, terá Antonio Pitanga como o grande homenageado. O ator, que volta à direção de cinema com o longa “Malês” depois de um intervalo de 45 anos do seu primeiro filme (“Na Boca do Mundo”, de 1978), receberá sua primeira homenagem no exterior no evento, principal mostra de cinema brasileiro da Europa. Aos 84 anos e com mais de 70 filmes no currículo, ele vai rever o longa estrelado por ele e por Norma Bengell no tradicional L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro de Saint-Germain-des-Près, sede do festival.

Para celebrar a carreira de Pitanga, Katia Adler, diretora e curadora da mostra, programou uma seleção especial de filmes dedicada ao ator. Serão exibidos títulos estrelados por ele como “Casa de Antiguidades”, de João Paulo de Miranda Maria; “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria; “Barravento”, de Glauber Rocha; “Ganga Zumba”, de Cacá Diegues; e o documentário “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga. Além disso, seu novo longa como diretor, “Malês”, está em finalização e o produtor, Flávio R. Tambellini, pretende exibir um trecho em primeira mão no festival. 

Segundo Katia Adler, o cartaz oficial do festival simboliza a resistência cultural. “A luta e a resistência dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move.”

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a principal vitrine da cultura brasileira na Europa e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Realizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção das melhores produções do cinema brasileiro, entre ficções e documentários, além de realizar workshops e debates sobre os filmes apresentados com a presença dos criadores. 

Deixe um comentário