Uncategorized

Sombras do passado na minha memória

Pedro Coimbra
Todas as vezes que ligo meu computador uma figura pouco definida se forma como plano de fundo da área de trabalho. Cabelos partidos ao meio, um vetusto bigode e um pequeno defeito no olho esquerdo, suponho. Um homem com uma idade indefinida, próximo dos quarenta anos. É meu avô materno, o alfaiate Pedro Coimbra.
Encontrei a imagem na árvore genealógica familiar que minha prima Rejane, filha do meu tio e padrinho João Coimbra, resolveu elaborar e outro primo, o Dario, me encaminhou. Neste rascunho estão outras fotos de minha mãe Maria, que os familiares apelidaram de Bilia, das tias Teda e Marli.
De tudo isso tomei conhecimento rapidamente, pois não tive tempo de verificar as ferramentas do site. Quero fazê-lo logo já que essas informações muitas vezes desaparecem como aconteceu com a dos meus ancestrais paternos.
Conheci muito pouco meus avôs, pois na minha infância morávamos em Governador Valadares, bem longe de Lavras.
De qualquer forma a custo das histórias familiares contadas sabia que “seu” Pedro Coimbra viera da pequena Tiradentes, aprender o ofício de alfaiate, onde acabou por progredir e se tornar proprietário de um grande estabelecimento.
Segundo as lendas familiares, convivendo ali com a nata da política lavrense, dividida entre “rolinhas” e “gaviões”, acabou avalizando um fazendeiro que não honrou suas dívidas. Acresce-se a isso a mudança do corte dos ternos e uma doença que começou precocemente a atingir sua memória. O profissional dono de uma chácara no centro da cidade, com um carro dirigido pelo Nôre, motorista, acabou para a vida real…
Com dificuldades alguns filhos foram formando e nunca mais ele tocou numa tesoura para exercer sua profissão.
Tive contato com ele no final de sua vida, fumando um cachimbo, trabalhando uma hortinha e todas as noites colando os ouvidos num rádio colocado em uma cantoneira, ouvindo a “Voz do Brasil” e o “Repórter Esso”. Nestes instantes Dario, Celeste e eu tínhamos que parar a nossa bagunça barulhenta pela casa.
Tudo o que sei sobre meu xará é muita pouco para traçar mesmo uma pequena biografia, pois não tenho nenhuma notícia de sua família. Minha mãe dizia que na entrada de Tiradentes havia um casarão com um dístico “ABC”, que vinha ser as iniciais de Antonio Batista Coimbra, meu bisavô. Até alguns anos atrás quando lá estive por lá o casarão e as letras de alvenaria ainda existiam. Conheci um mecânico que fazia parte da família. Em Araxá minha mãe dizia que moravam parentes. Não me lembro deles.
Por que Pedro Coimbra saiu de Tiradentes e veio parar em Lavras, e depois se casou com Dona Nair, filha do “seu” João Barbosa, conceituado boticário de Nepomuceno, não sei. O nome correto de seus pais e irmãos também desconheço. Veio a procura de novas oportunidades? Ou foi a desilusão de um grande amor?
Espero que um dia possamos saber mais de sua vida para entendermos um pouco mais da nossa.
Até lá tenho que percorrer as ladeiras e igrejas de Tiradentes para materializar estas sombras do passado na minha memória…

Deixe um comentário