Educação Educação Educação Inclusiva

A importância do domínio da libras para o ensino a criança surda na educação infantil e anos iniciais

Daiziane Medeiros Barbosa

Orientadora: Cláudia Maria Soares Rossi

 

 LEIA O ARTIGO COMPLETO EM PDF

 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo o ensino da língua de sinais brasileira (Libras) no decorrer do desenvolvimento infantil e na fase de alfabetização da criança surda, para que possa adquirir uma linguagem e comunicar-se entre seu meio social, promovendo um encontro dessa língua com a criança para que ocorra o aprendizado sem complicações com o cognitivo, afetivo, emocional e social. Visando-se a socialização do deficiente auditivo em uma sociedade dominante e excludente, a qual encontram-se educadores sem qualificação e ambiente inadequado para o atendimento necessário do aluno em estudo, é que questiona-se na inserção e permanência a escolarização aos alunos considerados portadores de necessidades especiais  e um compromisso do Brasil no combate à exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de ensino. Obviamente enfrenta-se um desafio não só para os pais com crianças deficientes auditivos, mas para o sistema regular de ensino para comunicar-se adequadamente em relação a essas crianças. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados particularmente para a família em aprender a Libras e os princípios da educação inclusiva para que atenda as especificidades de cada um. Acredita-se que à medida que a família e os profissionais envolvidos nesse processo aprendam a lidar com essas situações e promovam um aprendizado nessa língua que será indispensável ao desenvolvimento da prática para uso contínuo de comunicação, podendo certamente minimizar em partes a problemática encontrada no processo de inclusão iniciada dentro do meio social em que a criança vive e pelos profissionais da prática pedagógica encontrada nos sistemas de ensino regulares.

                                           Abstract

The present work aims at teaching the Language of Brazilian Signs (Libras) during child development and in the literacy phase of deaf children, so that it can acquire language and communicate between their social environment, promoting a encounter of this language with the child so that learning occurs without complications with cognitive, affective, emotional and social. Aiming at the socialization of the hearing impaired in a dominant and exclusionary society, which are educators without qualification and inadequate environment for the necessary care of the student under study, is that it is questioned in the insertion and permanence to schooling to students considered to have special needs and a commitment from Brazil to combat the exclusion of any and all people in the educational education system. Obviously faces a challenge not only for parents with hearing impaired children, but for the regular education system to communicate properly in relationship .

Palavras-chave: libras, educação, crianças, desenvolvimento.

 

LEIA O ARTIGO COMPLETO EM PDF

 

 

 

Deixe um comentário