administração Em Rhede

Não perca tempo com problemas que não existem

Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção

É muito comum num grupo, numa reunião ou na empresa inteira, pessoas discutirem possíveis problemas em meio a um trabalho. Horas preciosas perdidas com problemas que podem nem mesmo chegar a existir.  Para o professor Luciano Salamacha, especialista em gestão, discutir incansavelmente por um problema que pode nem mesmo estar em gestação, é um desperdício comum de tempo e dinheiro nas empresas.  “Sofrer por antecipação, é sofrer duas vezes  e sofrer nos causa uma queda no rendimento intelectual “, conclui o professor.

Salamacha explica que se preocupar, por antecipação, em demasia  com problemas pode gerar uma confusão de sentimentos, logo é inconsciente e irracional. Pode ser uma mania pessoal por um trauma vivido no passado, medo por achar que não está preparado, pode ser a insegurança por achar que não vai performar bem ou, ainda, vingança. Isso mesmo, o professor Luciano Salamacha, com mais de 12 anos de experiência a frente de conselhos de administração, já viu pessoas discutindo horas a fio por problemas que não existem para antecipar situações que, não darão chance ao outro, qualquer tipo de vantagem. Com isso, muitas vezes, a pessoa fecha portas pra si mesmo, tentando bloquear a do colega de trabalho que ele entende  ser seu concorrente.  É preciso sair dessa armadilha”, aconselha o professor .

Para Salamacha, uma saída para evitar o estresse desnecessário da antecipação de um problema, é necessário estabelecer uma matriz de risco. Papel e caneta na mão. De saída, pense que este exercício vai trazer clareza e amenizar o estresse na equipe.

1 – Faça uma lista das consequências ruins em decorrência do risco levantado.

2 – Dê uma nota de 1 a 5 sobre a probabilidade das consequências surgirem. Sendo 1 para potencial baixo e 5 para o alto risco acontecer.

3 –  De também uma nota de 1 a 5 sobre o dano potencial, de cada uma dessas situações, caso aconteçam.

Salamacha lista 4 regras para evitar discutir pequenos problemas com remotas possibilidades de acontecer.

1 – Compartilhe sua linha de raciocínio com os colegas.  Às vezes, o que nos parece muito grande, na visão do outro, talvez tenha um impacto menor.

2 – Veja se não está personalizando o problema. Uma relação ruim com alguém da equipe  pode influenciar negativamente a sua avaliação do problema.

3 – Se perceber que está sofrendo com um problema que pode acontecer, imagine que ele está solucionado, assim poderá dar continuidade ao seu planejamento. Pode ser que, mais a frente, que o problema era muito pequeno.     

4 –  Perceba a imagem que está criando de si mesma dentro da empresa . Pessoas que veem problemas em tudo, acabam com a fluidez e viram um obstáculo dentro da equipe. É o pessimista, que emperra o processo, que atrai e expõe o problema que antes nem existia. É muito diferente do visionários que propõe mudança de rumos para chegar mais fácil ao objetivo ou a resultados melhores do que os previstos inicialmente.

 Para o professor o ideal é que o profissional construa uma imagem de uma pessoa que soluciona os problemas, de um conciliador. Num momento em que o tempo é artigo mais raro e valorizado na vida das pessoas, é vital não perder energia com “coisinhas “.

“Quem sofre antes do necessário, sofre mais que o necessário. E a vida já tem sofrimentos demais pra incluirmos os desnecessários”, afirma Salamacha.

 

Luciano Salamacha

Luciano Salamacha é doutor em Administração e mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração em empresas brasileiras e multinacionais. Atua como consultor e palestrante internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos.  É um dos raros professores que fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Também é professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Salamacha é coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo empresarial.

Mais informações sobre Luciano Salamacha no site www.salamacha.com.br e no seu canal www.dicadosalamacha.com.br.

Deixe um comentário