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O interesse dos estudantes da etapa final do ensino médio pela carreira docente

O INTERESSE DOS ESTUDANTES DA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO PELA CARREIRA DOCENTE

Rafael Izidoro Martins Neto*

Cláudio Alves Pereira**

Cláudio Alves Pereira – Graduado em Física pela UNIG; Mestre em Educação pela UFLA; Doutorando em Educação pela UFES; E-mail: claudio.pereira@ifmg.edu.br.

Resumo: O presente estudo propôs-se a analisar as representações de estudantes inseridos no terceiro ano do ensino médio para debater acerca da profissão de professor. Participaram da pesquisa 128 alunos na etapa final do ensino médio no município de Bambuí/MG, que foram distribuídos entre escolas públicas e privadas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e aplicação de questionários semiestruturados. Dentro dos principais resultados, observou-se que socialmente o professor tem um grau elevado de importância, porém a profissão não é valorizada, fator importante para justificar a não opção direta por um curso de licenciatura ou algum curso com o objetivo de trabalhar na sala de aula. Embora o professor seja reconhecido socialmente por sua profissão e contribuição social, esses aspectos parecem insuficientes para estimular o interesse dos discentes ao escolherem um curso no ensino superior.

Palavras chave: Profissão docente; Ensino Médio; Interesse pela Docência; Licenciatura.

Abstract: The present study aimed to analyze the representations of students inserted in the third year of high school to debate about the teaching profession. 128 students participated in the research in the final stage of high school in the city of Bambuí/MG, which were distributed between public and private schools. We opted for a qualitative research and application of semi-structured questionnaires. Within the main results, it was observed that socially the teacher has a high degree of importance, but the profession is not valued, an important factor to justify not directly choosing a degree course or any course with the objective of working in the classroom. class. Although the teacher is socially recognized for his profession and social contribution, these aspects seem insufficient to stimulate the interest of students when choosing a course in higher education.

Keywords: Teaching profession; High school; Interest in Teaching; Graduation.

Introdução

           

Rafael Izidoro Martins Neto – Graduado em Administração pelo IFMG-campus Bambuí; Pós-Graduando em Docência pelo IFMG-campus Arcos; E-mail: rafael.izidoro18@hotmail.com.

Pesquisas desenvolvidas na última década em alguns países, inclusive aqui no Brasil, revelam uma queda no número de alunos dispostos a ingressar na carreira do magistério, ou seja, dentro das ofertas de cursos, os alunos ao se formarem no ensino médio estão cada vez mais buscando por cursos, onde o objetivo final é trabalhar em organizações, desenvolver alguma atividade prática que não seja lecionar. Alguns apontamentos acerca deste assunto, dão conta que a maioria dos pesquisados alegam que o baixo salário da categoria culminado com péssimas condições de trabalhos nas instituições de ensino são fatores chave na não escolha pela docência (BRASIL, 2014).

         Pode-se acreditar que uma tomada de decisão acerca de ser ou não educador, segue o raciocínio lógico de um exemplo, onde o ser humano eleva comparações de utilidade que são esperadas ao longo do ciclo de vida em duas frentes de pensamento. Dentre essas condições listadas, estão os fatores de ordem econômica, e os de ordem pessoal, percebidos pelo indivíduo. Sendo a escolha refletida a decisão que gere melhor conforto a utilidade. A mesma ordem medida é de difícil conhecimento quando não se trata de fatores pecuniários, onde a mensuração não leva em conta estratos financeiros que são influentes na decisão final. A própria vocação profissional é um fator importante a ser consideração e que não se relaciona com fatores de ordem econômica, mas sim de aptidão, direcionando o curso superior na área como objetivo de exercer a profissão de professor. (BREWER, 1996).

         Segundo Tardif (2013), o diagnóstico seria outro, se trata de “grandes problemas de atração e retenção”, abordados pela profissão, tendo ainda como fator negativo o abandono da profissão docente em vários países já nos primeiros anos de carreira. Concordando com o que foi constatado por Tardif, Hargreves (2002) descreve em sua obra a ocorrência de uma crise que está por vir em futuras contratações para o ensino no continente Europeu, marcado pelo pouco entusiasmos dos jovens em ingressar na carreira de docente. Segundo o autor, esse problema vai em âmbito global se nada for feito, e países de baixo investimento na educação vão sofrer drásticos períodos de enfraquecimento no ensino pela ausência de bons professores.

         Como objetivo para desenvolver esse estudo, buscou-se coletar informações sobre o conhecimento dos discentes sobre a profissão docente. Como objetivos secundários, a pesquisa buscou identificar se o professor é visto como um agente de transformação política e social na percepção dos alunos e se as áreas de licenciatura seria uma primeira opção de curso a trilhar quando se formassem no ensino médio.

         Justifica-se a realização deste estudo devido aos cursos de licenciatura estarem cada vez menos envolvidos na rota de escolha dos alunos que se formam no ensino médio, recriando um ponto de análise importante entre aqueles que querem cursar licenciatura e aqueles que desejam seguir o bacharelado (TARTUCE; NUNES; ALMEIDA, 2010).

Metodologia

            A presente pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, traçando como ferramenta de trabalho um questionário semiestruturado desenvolvido para facilitar a captação de informações acerca do tema. GODOY (1995) reproduz que, enquanto no exercício da pesquisa, a abordagem qualitativa não se apresenta como uma proposta expressamente definida, nem engessada, mas sim cria caminhos para que a imaginação possa ser expressada e a criatividade se eleve acerca das investigações nos trabalhos com novos enfoques.

            O período de coleta dos dados ocorreu no mês de dezembro de 2019 e o locus foi constituído por 5 instituição de ensino da cidade de Bambuí/MG. O critério de inclusão de cada escola na pesquisa foi o contato prévio a cada instituição com autorização para o desenvolvimento da mesma. Outra condição, foi diretamente a escola que ofertasse expressamente turma do terceiro ano, sendo a etapa final do nível médio (MUHLSTEDT; HAGEMAYER, 2015).

         Para análise e transcrição dos dados coletados, foram utilizados planilhas e gráficos do Excel para reproduzir as respectivas respostas dos alunos em lotes semelhantes de informações. No total, foram aplicados 128 questionários para alunos na etapa final do ensino médio inseridos em instituições de ensino no âmbito federal, estadual e privado.

Resultados e Discussão

            Agora serão descritos os resultados apurados deste estudo que contou com a participação de estudantes inseridos apenas no terceiro ano do ensino médio prestes a concluir a etapa e com possibilidade de ingresso no ensino superior ou adentrar diretamente ao mercado de trabalho.

         Sobre os participantes, detalhados por gênero, 54,00% são mulheres e 46,00% são homens. Ainda sobre a faixa etária encontrada, 71,60% tem idade entre 17 e 18 anos; apenas 8,15% tem mais de 18 anos e 20,25% tem idade entre 16 até 17 anos. Para esse estudo não foram inseridas perguntas de cunho social e familiar para conhecer o núcleo de vivência de cada adolescente, dando prioridade para questões que envolvessem o contato direto e pessoal com a sala de aula, professor, e possíveis cursos superiores a serem pleiteados.

         No questionário reproduzido, foi perguntado aos discentes se ao finalizar o ensino médio, eles pretendiam ingressar em algum curso superior. Para 88,00% das respostas foi registrado que sim, enquanto 5,00% disseram que iriam parar de estudar e buscar um emprego, outros 5,00 % fariam apenas um curso técnico para se qualificar e apenas 2,00% dos participantes analisariam outras alternativas.

         Outra pergunta, utilizando como base as respostas da questão anterior, onde seria considerado apenas as respostas daqueles alunos que declararam que após sair do ensino médio, faria um curso superior. Apenas 8,00% destes alunos disseram que fariam um curso de licenciatura como primeira opção de ingresso na faculdade, ou seja, um número bem abaixo dos demais cursos com objetivo de seguir a carreira docente.

         Assim, foi perguntado aos alunos se a profissão docente era valorizada no Brasil, e cerca de 89,00% disseram que não. Que o professor não é valorizado no mercado de trabalho atualmente.

         Dentro das alternativas possíveis de qual área de ensino e curso seguir, grande parte das escolhas estão alinhadas a ideia de aspecto financeiro e elevação da repercussão de cada profissão no momento atual brasileiro, onde a preferência dos alunos respondentes estão entre cursos de engenharia, arquitetura, medicina, direito entre outros. Tudo isso remete a ideia que cursos de licenciatura tem estado em uma faixa inferior de procura, sendo uma alternativa ao insucesso de outras escolhas não sucedidas.

         Para finalizar, mesmo num contexto onde os alunos não coloquem a sala de aula como uma das principais alternativas de estudo, foi perguntado a eles se o professor era um importante agente e modelo de transformação social e política, principalmente baseado no cenário político em que vivemos e estamos inseridos, em meio a grandes incertezas de crescimento e igualdade social. Cerca de 94,00% dos respondentes disseram que sim, o professor é um importante agente de transformação social e política. 2,00% responderam que concordam parcialmente com a informação levantada e nenhum respondente discordou da afirmativa apresentada.

         As respectivas respostas transcritas acima não foram fragmentadas levando em consideração o tipo de instituição onde cada discente estava inserido, apenas acolhendo o entendimento do aluno, acerca dos temas e sua experiência no ambiente escolar e social, sobretudo o papel social do professor. Por mais que cada camada social e suas particularidades possa interferir diretamente em cada núcleo de ensino.

Considerações Finais

            Dentro dos apontamentos e informações coletadas, da observação direta nos espaços de aplicação do material, as ferramentas para análise e apuração dos dados, pode-se concluir que atualmente a profissão docente na visão dos alunos não é valorizada, não recria condições de interesse social e político para o seu cumprimento no atual cenário e interfere na formação de novos professores.

         As informações coletadas confirmam cada vez mais a decadência de interesse de alunos por cursos superiores nas áreas de licenciatura e áreas afins com propósito certeiro de se formar com objetivo de dar aula, ser um educador. Esse cenário se assim confirmado de fato, mostra-se cada vez mais distante de ser sanado e melhorado, visto que a falta de políticas públicas e incentivo pela profissão elevam o grau de desinteresse para este mercado.

         Se considerarmos a escola como uma extensão a sociedade, o posicionamento daqueles que fazem parte dela, representam a cada um de nós, pessoas sociais na busca de força para requerer melhores condições e valorização dos professores, entre condições dignas para o exercício da profissão, remuneração compatível e desenvolvimento pessoal. Seria uma forma de avançar e introduzir um passo na sociedade para que o movimento “ser professor/a” se torne uma ação atrativa na escolha dos jovens que estão a finalizar o ensino médio.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Congresso Nacional. Presidência da República. LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.: Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 10 jan. 2020.

BREWER, D. J. (1996). Career paths and quit decisions: Evidence from teaching. Journal of Labor Economics, 14(2), 313–339. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2535355

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, p. 20-29, 1995.

HARGREAVES, Andy. A nova ortodoxia da mudança educacional. In: MARFAN, Marilda Almeida (Org.). SIMPÓSIOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais… v. 1. Brasília, DF: MEC, 2002. p. 8-16. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1a.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2020.

MUHLSTEDT, A.; HAGEMAYER, R. C. de C. Escolha da profissão e trajetórias de vida do professor. Cadernos da Pedagogia. UFSCAR. São Carlos, ano 8, v. 8, nº 16, p. 28-39, jan-jun/2015.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v34n123/13.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2020.

TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p.445-477, Mai/Ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a0840140.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2020.

 

 

*Graduado em Administração pelo IFMG-campus Bambuí; Pós-Graduando em Docência pelo IFMG-campus Arcos; E-mail: rafael.izidoro18@hotmail.com.

**Graduado em Física pela UNIG; Mestre em Educação pela UFLA; Doutorando em Educação pela UFES; E-mail: claudio.pereira@ifmg.edu.br.

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