Cultura nair lucia de britto televisão

POR UMA TV MAIS EDUCATIVA

Filme Senhora

Nair Lúcia de Britto

Tudo que existe na Terra foi criado para fazer o Bem. Assim como os dons que as pessoas têm. A Televisão, por exemplo, é um excelente meio de comunicação. Além do entretenimento, é uma forma de oferecer conhecimento e Educação.

Ultimamente quase não vejo mais televisão, com exceção do bons programas que se mantém fiéis aos seus verdadeiros objetivos. Muitas vezes, estou assistindo um bom programa que termina; saio da sala por uns instantes, mas tenho que voltar correndo para desligar o aparelho ou mudar de canal por que me surpreendo, de repente, com imagens aterrorizantes ou alguma cena que não convém a ninguém.

Pelo YouTube tenho a oportunidade de assistir programações mais educativas; palestras, música e muito mais, algo que transmite conhecimento, entretenimento sadio e paz. Pelos filmes antigos observo que a qualidade do conteúdo era bem melhor; assim como nas novelas e tudo mais. Até a publicidade era mais criativa, alegre, proporcionando inclusive uma distração.

Ontem, por exemplo, assisti o filme “Senhora” (1976), baseado no romance de José de Alencar. Mostrando vários costumes da época da escravidão. Como as escravas cuidavam das suas Sinhas, e como também eram destratadas por seus proprietários. Como o “dote” influenciava e eram motivo de casamentos por puro interesse. A autoridade dos pais, diante das filhas que, na maioria das vezes, não tinham vontade própria.

Cena de O Quinze

Assisti também o filme “O Quinze”, baseado no romance de Raquel de Queiroz, que mostra o problema da seca no Nordeste, e a dura vida do nordestinos em outros tempos…

Tudo isso é conhecimento, é aprendizado, é se basear no passado para construir um presente bom e um futuro melhor ainda… E não este retrocesso que estamos vendo.

Eu que gosto tanto dos atores (assim como de todos os artistas valorosos) fico pensando com deve ser difícil para eles, atualmente, realizarem um bom trabalho. Quantos talentos estão fora do seu mercado de trabalho… Um desperdício que não tem tamanho.

O Brasil é riquíssimo de bons atores e atrizes, não perdem para nenhum país; mas acredito que há uma carência de dramaturgos bons!
Porque tramas de sexo e violência, além do teor desagradável, denota falta de criatividade e inteligência. É tudo ruim, deseducativo e sempre igual…

Para mim, pelo menos, o mais certo é evoluir e não retroceder. Quanto mais Educação, mais a vida vai ficando bem melhor…
Quanto mais edificante for a arte mais a alma se enleva e se aprimora…

 

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário