Espiritualidade Religião religião

DIA DO PADRE

Nair Lúcia de Britto

O Dia do Padre é comemorado no primeiro dia do mês de agosto. Como Elba Ramalho canta, “onde tem um padre tem um povo feliz!” Por que é o padre que ensina o Evangelho de Jesus e quem aprende e vive o Evangelho é mais feliz. Parabéns, portanto, aos padres que dedicam sua vida à salvação dos homens por amor a humanidade e a Jesus.

Nesta data quero homenagear principalmente o Padre Aldo Pagotto que, posteriormente, tornou-se Bispo, um exemplo a ser seguido para inspirar outros padres e seminaristas, pela sua trajetória maravilhosa na missão que escolheu. Não o conheci em vida; somente pelo trabalho que ele realizou com louvor.

Faço pois minhas as palavras do Professor Ruy Ricardo, que o conheceu em 1997, na Ouvidoria da Santa Casa de Sobral, Fortaleza; quando foi apresentado a Dom Aldo, pelo Padre José Linhares Pontes. No depoimento que fez através do YouTube Ruy Ricardo diz:

“Exemplo de dignidade, caráter, coerência, coragem e amor; características indispensáveis a um mensageiro de Cristo.” Ele era um homem tão simples que, mesmo como arcebispo da Paraíba e presidente da CNBB Nordeste 1, não gostava de ser chamado de Dom Aldo, mas simplesmente Aldo, porque “Dom” era de Deus.

Como Padre, em Sobral, fazia um trabalho extraordinário de reconciliação de casais. E, no início da madrugada, colocava um capuz na cabeça e saía de carro, sozinho, para socorrer drogados, conta o Professor. Logo depois, afirma:

“Estou falando de Dom Aldo que conheci, por quem tenho um carinho e uma estima muito grande, pelo seu caráter, coerência e responsabilidade junto a Igreja.” Recorda do CD que fizeram “Momentos de Reflexão”, em que duas faixas fizeram grande sucesso “Balada do Perdão” e “Vem Libertar seu Povo”, encerrando com a Prece de Cáritas. Presente que Dom Aldo ofereceu ao Papa João Paulo II.

“Foram seis anos em que estive como seu assessor”. “E este é um depoimento que eu queria fazer a Dom Aldo, meu irmão, nosso irmão, nosso amigo.

Quando Dom Aldo nos deixou no dia 14 de abril de 2020, o Padre Fernando Reis também lhe prestou uma homenagem:

“Dom Aldo, grande amigo

Amigo do Morro

Amigo dos Pobres

Amigo de todos

Muitas lutas

Muita fé

Persistência

Descanse em Paz

Amigo de Deus

Descanse em paz!”

Ao lado desses versos num vídeo do YouTube, Dom Aldo aparece tocando piano uma canção da saudosa intérprete Chiquinha Gonzaga.

Era essa a homenagem que eu também queria fazer a Dom Aldo, com quem muito aprendi e ainda estou aprendendo. Porque parte o artista para o Céu merecido, mas sua arte na Terra se eterniza. Obrigada, Dom Aldo, por seus ensinamentos e seus bons exemplos. Tornou-me uma pessoa mais sábia e mais feliz.

Que Deus o abençoe!

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário