Espiritualidade

AS IDEIAS VERDADEIRAS

EVANGELHO NO LAR – NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A DIVISÃO ( São Mateus – Cap. X) 



AS  IDEIAS VERDADEIRAS

“Toda idéia nova encontra forçosamente oposição e não há uma única que tenha se estabelecido sem lutas: ora, em semelhante caso, a resistência está sempre em razão da importância dos resultado previstos, porque quanto mais é grande, mais fere interesses. Se a ideia é notoriamente falsa, se julgada sem consequência, ninguém com ela se preocupa e deixam-na passar, sabendo que não tem vitalidade. Mas se a idéia for verdadeira, se repousa sobre uma base sólida, se se entrevê futuro para ela, um secreto pressentimento adverte os antagonistas de que é um perigo para eles, e para a ordem das coisas em cuja manutenção estão interessados: por isso, caem sobre ela e seus partidários. À medida da importância e dos resultados  de uma ideia nova se encontra, assim, na emoção que causa em seu aparecimento, uma violência da oposição que se levanta, e no grau e persistência da cólera dos seus adversários.

Jesus vinha proclamar uma doutrina que solapava pelas bases os abusos nos quais viviam os Fariseus, os Escribas e os sacerdotes do seu tempo; assim o fizeram morrer, crendo matar a idéia matando o homem; mas a idéia sobreviveu, porque era verdadeira, cresceu porque estava nos desígnios de Deus.”
Comentário: Este trecho do Evangelho é bem apropriado para o mundo atual, quando se usa o nome de Deus em benefício de interesses particulares e não no interesse do povo em geral.

Jesus veio para ostentar a bandeira da Paz e da fraternidade implantando a Lei do Amor. Segundo o Evangelho, uma ideia verdadeira é aquela que beneficia a todos e não aquela que só engloba interesses particulares do autor e de seus apoiadores.

Ontem ouvi a notícia trágica de um homem que tinha autorização legal para usar arma de fogo (sob pretexto de uso esportivo) e matou a mulher, a filhinha de um ano de idade; e uma outra criança só escapou por milagre.  

A flexibilização do comércio de armas é uma ideia falsa porque não é em benefício de todos. São principalmente  pessoas inocentes que estão morrendo. Que os esportistas pratiquem um Esporte que não traga prejuízo a ninguém.

Uma idéia verdadeira é aquela que proporciona o bem-estar de todos. Tais como: Educação, Emprego, Salário justo. Banir o preconceito que não trás benefício a ninguém, nem mesmo ao preconceituoso. Preservação das florestas que proporciona a felicidade de todos, inclusive daqueles que a depredam.

                                           Nair Lúcia de Britto    

Nair Lucia de Britto – Folha

Deixe um comentário